Canvas: a melhor maneira de estruturar o seu negócio

Compartilhe

Gerenciar uma empresa é uma tarefa que envolve alguns desafios. Um dos mais importantes é a criação de um modelo de negócio prático e completo. Para isso, é preciso entender quem são os clientes da marca, como ela se diferencia da concorrência, definir como serão os contatos e, claro, organizar as finanças de forma que não falte dinheiro para arcar com os recursos essenciais.

Parecem muitas informações, eu sei. Ainda é preciso saber quais são as atividades mais importantes realizadas, de onde vêm as principais receitas e estabelecer quem são os seus parceiros. Mais do que descrever todos esses aspectos essenciais, também é preciso organizá-los de maneira que seja fácil visualizá-los e alterá-los, sempre que necessário.

Missão impossível? Com a ferramenta certa, não! E é aí que apresentamos o Canvas, uma metodologia que facilita a estruturação de um negócio. Com ela, é possível colocar dados de extrema relevância em um só quadro –  por isso, essa é a estratégia que faz com que o seu modelo de negócios fique muito mais simples e visual.

Os elementos do Canvas 

Segmentos de clientes

Pergunte-se: Quem são os seus clientes?

Para definir o seu modelo de negócios, é preciso conhecer muito bem quem é o público para o qual os seus produtos são direcionados. Você pode ter só um segmento ou vários deles, mas é muito importante que os seus potenciais compradores sejam divididos de acordo com o comportamento, as principais necessidades e demais características.

Esse é um dado de extrema relevância, que também influencia os outros elementos do Canvas. Afinal, para entregar a proposta de valor ideal, é preciso conhecer muito bem quem são os seus clientes.

Proposta de valor

Pergunte-se: Quais são as necessidades solucionadas pelos seus produtos e serviços?

Agora que você já sabe quais são as necessidades do seu público-alvo, pode identificar quais delas são resolvidas pela sua empresa e de que maneira isso acontece. Esse é o valor entregue ao consumidor.

É nesse ponto que deve ficar claro os atributos que fazem com que os seus produtos e serviços se diferenciem da concorrência. Por exemplo: o seu negócio oferece um suporte 24 horas? Há a possibilidade de personalização dos produtos? Inclua essas informações no Canvas.

Atenção: se você tem mais de um segmento, possivelmente, apresenta perfis de clientes com diferentes necessidades. Por isso, é válido definir uma proposta de valor para cada um.

Canais

Pergunte-se: Como o seu cliente quer ser contatado e quanto isso vai custar para a empresa?

Também é importante definir os canais que serão utilizados para contatar o seu cliente. Ou seja, onde serão feitas as vendas, como será o suporte e assim por diante. Podem ser incluídos o contato pessoal – feito na loja – e as interações feitas por meio do e-commerce, das redes sociais (canais essenciais para o consumidor moderno) e do telefone.

É preciso analisar os canais pelos quais os seus clientes preferem ser contatados, a infraestrutura necessária para garantir um excelente atendimento e os custos necessários.

Relacionamento com o cliente

Pergunte-se: Como a marca se relacionará com o cliente?

O relacionamento da marca com o cliente é essencial para fidelizar os seus compradores. Por isso, essa também é uma informação que deve estar presente no Canvas.

É possível definir diferentes relacionamentos para suprir as necessidades específicas de cada segmento de consumidor da empresa. Por exemplo: você pode ter um perfil de cliente que prefere ter contato direto com o vendedor, por telefone ou pessoalmente, e um perfil de cliente que prefere fazer a compra sozinho, utilizando um canal como o e-commerce.

Na hora de definir os tipos de relacionamento, além de analisar as necessidades de cada segmento, também é essencial verificar os custos envolvidos para a empresa.

Fontes de receita 

Pergunte-se: De onde vem o dinheiro que a empresa recebe?

O quinto elemento do Canvas diz respeito à parte financeira. Quais são as fontes pelas quais o negócio pode receber dinheiro? Existem empresas que apresentam apenas uma fonte; outras contam com mais possibilidades de lucro. Por exemplo:

  • A empresa A tem como fonte de renda apenas a venda de um software.
  • A empresa B tem como fonte de renda a venda de um software, mas também ganha dinheiro fazendo manutenção, oferecendo suporte 24 horas e disponibilizando cursos de treinamento.

Esse pode ser um bom momento para identificar novas oportunidades de lucro.

Recursos principais

Pergunte-se: O que é essencial para que o negócio funcione?

Nesse bloco do Canvas, devem ser colocados todos os recursos necessários para que a empresa entregue o valor prometido ao cliente, como materiais, conhecimento e profissionais necessários.

Atividades-chave

Pergunte-se: Que atividades são essenciais para que o negócio funcione?

Inúmeras tarefas são realizadas diariamente em uma empresa. Mas entre elas, quais são as prioritárias para que seja feita a entrega esperada pelo cliente? Elas devem ser identificadas e incluídas no quadro do Canvas.

As atividades principais de uma revista mensal, por exemplo, são a redação das matérias, a venda dos anúncios, a diagramação das páginas e a impressão. Sem tudo isso, não existirá um produto no final do mês.

Parcerias principais

Pergunte-se: Quem são os principais parceiros e fornecedores do negócio?

Muitas vezes, é preciso contar com parcerias e fornecedores para otimizar as atividades desenvolvidas e, em alguns casos, economizar dinheiro. Também é preciso definir no modelo de negócios quem são essas empresas e profissionais.

Estrutura de custos

Pergunte-se: Quais são os custos envolvidos na administração do negócio?

O último bloco do Canvas busca dar visibilidade aos custos da empresa. Calcule tanto custos fixos quanto variáveis. Ou seja, devem ser considerados gastos com salários, aluguel, contas de telefone, água e luz, despesas com matérias-primas, investimentos em marketing, entre outros.

Qual é o próximo passo? 

Depois de identificados os elementos que compõem o Canvas, é hora de colocá-los no quadro. Isso pode ser feito de forma física ou digital. Na primeira alternativa, basta imprimir o quadro e preencher os blocos. Use lápis ou post-its para facilitar as alterações. Se preferir o formato digital, existem alguns sites que apresentam o modelo pronto da ferramenta.

Vale dizer ainda que a ideia dessa metodologia é facilitar a criação e o gerenciamento do seu modelo de negócio. Para isso, os aspectos mais importantes da empresa são divididos nos elementos do Canvas. As informações apresentadas devem ser objetivas e resumidas. No bloco Parcerias principais, por exemplo, devem ser descritos apenas os parceiros mais importantes. Assim, essa é uma ferramenta que apresenta uma visão macro do negócio.

Outro ponto importante é em relação às empresas que podem utilizar o Canvas. Como essa é uma metodologia que ajuda a estruturar o negócio, ela é ideal para empreendedores que estão abrindo uma startup. Mas o Canvas também é um forte aliado para empresas que, mesmo atuando já há algum tempo, querem mudar o seu posicionamento no mercado, lançar um novo produto ou vender para novos nichos.

E você, o que pensa sobre essa metodologia como aliada na criação de um modelo de negócios? Deixe a sua opinião nos comentários!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img