Por Raissa Fernanda em
11 de junho de 2018
Blog > Cultura > Afinal, como entreter as crianças em casa durante as férias de verão?

Afinal, como entreter as crianças em casa durante as férias de verão?

Por Raissa Fernanda em 11 de junho de 2018
happy kid play superhero , boy power concept

O período de férias de verão é sempre muito celebrado, tanto pelas crianças quanto pelos adultos. O motivo é bem fácil de entender: todo mundo ama dar uma pausa na rotina e curtir uns dias de folga.

Só que enquanto para os adultos essa pausa é sinônimo de descanso, para os pequenos é o contrário. Daí pais de todas as idades se deparam com o mesmo problema: o que fazer com as crianças em casa durante as férias?

Se você está aqui, então com certeza essa pergunta tira o seu sono. E a boa notícia é que existem várias maneiras de manter as crianças entretidas em casa. Inclusive, muitas delas não precisam de investimento nenhum.

Quer saber como isso é possível? Então se prepare para se tornar o rei do show com algumas dicas incríveis para extrair o melhor das férias!

Usando o lúdico para florescer a imaginação

As crianças são seres criativos por natureza. Portanto, você pode explorar esse aspecto com as crianças em casa durante as férias.

Uma boa ideia é reunir os pequenos para montar uma apresentação de teatro. O objetivo, aqui, é deixar a imaginação das crianças fluir. Vocês podem criar os personagens, as falas, o enredo da história e executar a peça da maneira mais natural possível. Não se preocupe com a perfeição, mas sim com a diversão!

Também é importante investir em atividades manuais, como brincar com massinha de modelar, por exemplo. Esse tipo de exercício, por mais simples que possa parecer, interfere positivamente na criatividade da criança e auxilia no desenvolvimento de concentração, coordenação motora e disciplina.

Entretendo pelo estômago

Antigamente, as pessoas diziam que você conquista um parceiro pela barriga. Podemos aplicar a mesma regra quando se trata de divertir as crianças em casa durante as férias.

Pense em algo que as crianças adoram comer – como um brigadeiro ou um bolo de cenoura com chocolate -, reúna o pessoal na cozinha e coloque mãos à obra. É claro que, nesse caso, é essencial ficar de olho nos utensílios utilizados pelos pequenos para que eles não se machuquem. De resto, certamente essa será uma atividade deliciosa para se divertir em família!

E se você não quiser cozinhar todos os dias, uma opção interessante é fazer um piquenique. Você pode aproveitar o quintal de casa e chamar alguns amigos deles. Afinal, quanto mais pessoas para somar quitutes e dividir risos, melhor.

Aproveitando o tempo para gastar a energia

Você já percebeu como criança parece ter uma bateria que nunca acaba? Durante as férias, então, elas conseguem ficar ainda mais cheias de energia! E a melhor maneira de esgotar esse estoque é incluindo muita atividade física.

Sendo assim, quando o sol der as caras, é hora de colocar os pés para fora de casa. As crianças podem ir para o quintal pular corda, brincar de amarelinha e você pode ensinar algumas brincadeiras divertidas da sua infância.

E se chover?“, você deve estar se perguntando. Simples: as crianças podem brincar de esconde-esconde ou montar um acampamento com cadeiras e lençol.

Reunindo as crianças em casa durante as férias

Seja por conta do tempo ou por questões financeiras, o fato é que não dá para sair todos os dias com as crianças, não é mesmo? No entanto, isso não significa que elas não possam aproveitar esse período tão esperado.

Por exemplo: que tal sugerir a visita de algum amigo da escola, do prédio ou do bairro? Assim, os pequenos podem estreitar esses laços de amizade, que muitas vezes duram a vida inteira, e ainda ficam na segurança do lar.

Algumas atividades muito legais que você pode propor para as crianças em casa durante as férias são a caça ao tesouro (o tesouro pode ser um objeto qualquer) e a festa do pijama, com uma sessão de cinema repleta de novidades.

Apesar de ser um período mais longo que o dos adultos, as férias das crianças também passam voando. E elas sentem a necessidade de se divertir e, principalmente, de passar mais tempo com os amigos e com a família. Portanto, faça o que for preciso para estar sempre presente na vida dos pequenos.

Coloque em prática as nossas dicas e faça das férias desse ano uma das mais inesquecíveis! Ah, e aqui vale fazer um lembrete muito especial: concentre-se na qualidade do tempo que você passa com as crianças em casa durante as férias. É isso o que realmente fará a diferença no desenvolvimento delas.

E aí, que tal começar os preparativos agora mesmo? Compartilhe esse post nas redes sociais e incentive seus vizinhos e parentes a reunir as crianças e curtir as férias ao máximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade