Por Raissa Fernanda em
8 de novembro de 2017
Blog > Cultura > Que tal encarar um desses desafios de leitura em 2018?

Que tal encarar um desses desafios de leitura em 2018?

Por Raissa Fernanda em 8 de novembro de 2017

Entre as resoluções de Ano Novo, “ler mais” é uma das mais comuns. A leitura traz muitos benefícios: diverte, ensina e nos deixa com a mente mais aberta. E para dar uma agitada nas suas resoluções para 2018, que tal encarar um dos muitos desafios de leitura?

Criados em vários sites e blogs, os desafios de leitura são a resposta perfeita para quem não sabe o que quer ler. Você conhecerá novos autores, sairá da zona de conforto e ficará mais animado para ler sabendo que tem uma lista para concluir.

Veja algumas ideias legais para tentar – ou só se inspirar e criar seu próprio desafio!

Desafio Volta ao Mundo em 12 Meses

A maioria das pessoas se restringe aos livros que mais fazem sucesso no Brasil ou aos clássicos consagrados da literatura ocidental. Por isso, acabam lendo sempre os mesmos autores europeus ou norte-americanos. Que tal desafiar essa percepção?

O Desafio Volta ao Mundo em 12 Meses tem como objetivo fazer o leitor procurar livros de autores de nacionalidades diferentes, percorrendo o mundo com um livro por mês. É uma ótima ideia para conhecer novas culturas e ver o mundo a partir de novos pontos de vista!

Desafio 100 livros que todo mundo deveria ler

Talvez 100 livros sejam um pouco demais se você não está super habituado a ler, mas que tal pegar sua próxima leitura dessa lista de recomendações? Esses 100 livros são os mais votados e recomendados pelos usuários do Goodreads, uma rede social para marcar suas leituras e fazer resenhas.

Entre os livros, estão clássicos como Hamlet (Willian Shakespeare), A Revolução dos Bichos (George Orwell) e O Apanhador nos Campos de Centeio (J. D. Salinger). Também constam livros mais recentes, como a série Harry Potter (J. K. Rowling) e A menina que roubava livros (Marcus Zusak). Livros para todos os gostos!

Desafio de leitura da Rory Gilmore

Se você é um fã de Gilmore Girls, sabe que a personagem principal, Rory, está sempre com um livro nas mãos. E o seu amor pela literatura motivou muitas pessoas a começarem a ler. Por isso, foi feita uma compilação de todos os livros que Rory lê ou cita durante a série – são mais de 300!

Siga o exemplo da Rory e leia muito!

Não parece uma boa ideia ter uma personagem tão querida recomendando sua próxima leitura? E não se preocupe: você pode encontrar todo tipo de livro nessa lista, desde Anna Karenina (Leon Tolstói) até O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien), passando por A Arte da Guerra (Sun Tzu).

Desafio Leia mais mulheres

Quem estuda literatura sabe que, muitas vezes, as autoras são negligenciadas pela academia. É hora de desafiar essa norma e procurar saber o que elas têm a dizer, certo? Um novo desafio de leitura é um ótimo começo para conhecer mais escritoras!

Nesse desafio, a ideia é ler uma autora feminina para cada tema proposto. Por exemplo, em ficção científica, você pode ler o clássico Frankenstein, de Mary W. Shelley, ou a série de livros Crônicas Lunares, da Marissa Meyer. Em livros clássicos, pode escolher algum romance de uma das irmãs Brontë ou alguma autora brasileira, como Lygia Fagundes Telles. É só escolher sua favorita e começar a virar as páginas!

Os desafios de leitura são uma ótima maneira de conhecer novos autores, ter novas perspectivas e trazer mais ânimo para as suas resoluções de fim de ano.

Para cumprir essa meta de leitura, conte com o Ticket Cultura! Com um benefício mensal destinado a programas e produtos culturais, fica mais fácil comprar livros e dedicar mais tempo a essas histórias. Venha saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Siga:

Mais lidos no blog

Publicidade:
Política de Privacidade