Saiba como o transporte e a produtividade estão interligados

Compartilhe

Nas grandes metrópoles, o deslocamento pode tomar boa parte do dia do colaborador e refletir negativamente em seu desempenho. O transporte precisa ser um assunto prioritário, pois problemas que surgem no caminho atrapalham, atrasam e estressam qualquer um.

O tempo desperdiçado pode ser o calcanhar de Aquiles em uma época que cada minuto é sagrado! Por isso, a produtividade decai muito, já que o colaborador pode ter sua agenda prejudicada e perder seu ânimo de trabalhar.

De acordo com a Teoria da Motivação, do psicólogo Frederick Herzberg, a produtividade varia de acordo com a satisfação. Ser motivado não é uma característica pessoal, mas fruto da interação da pessoa com determinada situação.

Como você pode ajudar seu colaborador a enfrentar seus problemas com transporte? Quais as opções oferecer ou como aconselhá-lo sobre formas de otimizar seu tempo? Confira algumas sugestões a seguir:

Instigue a prática da carona solidária

Engarrafamentos geram caos nas cidades e atrapalham a produtividade dos profissionais. Para se ter uma ideia, segundo reportagem do El País, no dia 23 de maio de 2014 São Paulo teve um engarrafamento de 344 quilômetros!

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a frota paulistana tem, aproximadamente, 3,8 milhões de veículos. Além disso, 64% dos carros são ocupados apenas pelo condutor, o que contribui para o número de automóveis rodando e os engarrafamentos.

Sua empresa pode influenciar nesse hábito ao sugerir uma solução simples, como dividir o carro. Seu colaborador pode oferecer uma carona solidária para vizinhos que estiverem indo para a mesma direção ou colegas de trabalho. Dessa forma, todos os cinco lugares que os automóveis mais simples oferecem seriam ocupados.

MAS TOME MUITO CUIDADO: é sempre muito importante estar ciente de que oferecer carona solidária deve ser um ato realizado com pessoas de sua confiança. Tanto para quem dá a carona, quanto para quem a recebe.

Incentive o uso do transporte coletivo

Outra ótima opção é o uso do que já existe nas cidades: o transporte coletivo. A maioria das grandes metrópoles mantém linhas de ônibus, metrô, trem e/ou trólebus. Por isso, vale a pena utilizar esses meios de transporte, ainda mais quando o colaborador recebe benefícios da empresa, como o Ticket Transporte.

Claramente, ainda temos muito para melhor, mas o uso do transporte coletivo é uma ótima alternativa para desafogar o trânsito, pois ocupa menos espaço urbano e é mais econômico do que um veículo privado. Além disso, é importante lembrar que o vale-transporte é um direito do trabalhador, conforme a Lei 7.619/87.

Aconselhe os colaboradores a utilizarem melhor o tempo no trânsito

O tempo que o colaborador fica preso no trânsito pode ser melhor aproveitado. Esse pode ser um período produtivo, no qual ele pode fazer coisas que contribuirão para sua formação e impactarão positivamente em seu trabalho. Confira algumas sugestões:

  • Conferir a agenda: no percurso até ao trabalho, o colaborador pode conferir sua agenda e definir suas prioridades para planejar melhor seu expediente.
  • Gravar ou anotar ideias: caso ele tenha alguma ideia, é possível gravar sua voz  ou anotar em algum aplicativo de um dispositivo móvel.
  • Estudar: ainda utilizando um dispositivo móvel, é possível fazer algum curso relacionado à própria área ou aprender outro idioma. Há inúmeras opções disponíveis nas lojas dos sistemas Android e iOS.
  • Colocar as leituras em dia: se ele for do tipo de pessoa que adora ler livros e tem muitos em casa esperando para serem lidos, dá para ficar em dia lendo obras que são fundamentais para sua formação ou proporcionam momentos de entretenimento.

A eficiência está atrelada à forma como o colaborador encara os problemas ao seu redor e como a empresa o apoia, seja com um beneficio relacionado diretamente ao transporte ou com dicas interessantes para aproveitar melhor o tempo no trânsito.

Gostou desse post? Então compartilhe-o com os seus colaboradores!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img