Capacitação de talentos nas PMEs

22/04/13 08:00
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Capacitação de talentos nas PMEs

Liderança, desenvolvimento e talentos são elementos-chave para o sucesso de qualquer empresa. Esses requisitos se tornaram cada vez mais necessários para garantir um bom lugar no mercado atual, altamente competitivo. Mas para alcançar cada um deles, é preciso treinamento.

Foi nesse contexto que o segmento da capacitação de talentos tem enxergado uma grande oportunidade para crescer, apoiado na menor taxa de desemprego desde 2002. A disputa pelos profissionais de alta performance já está acontecendo e as empresas precisam estar preparadas.

Mas, e para as PMEs, é possível pensar em capacitação de funcionários, mesmo com o orçamento apertado. Qual a melhor forma para isso?

Para Sirley Carvalho, diretora de relações com associados da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), o importante não é pensar a capacitação do talento caso a caso, mas saber que existem diversas formas de promover a aprendizagem das pessoas e adequar de forma estruturada a ação educacional. “É importante identificar que tipo de capacitação o fará mais preparado para a sua atuação no trabalho e qual o ‘gap de performance’ do indivíduo, independentemente do tamanho da organização”.

Em casos no qual a capacitação é pensada caso a caso, a dica é fazer uso da transparência e do diálogo. “Quando se trata de evitar conflitos e fazer gestão de pessoas, o melhor que o gestor tem a fazer é antecipar-se aos fatos. Estabelecer periodicamente uma avaliação de competências das pessoas de seu grupo, promover um feedback construtivo e esclarecer o que se espera delas”, explica Sirley.

Além disso, traçar conjuntamente o Plano de Desenvolvimento Individual com ações de treinamento adequadas para as funções de cada funcionário, visando plano de carreira no trabalho, pode fazer a diferença na gestão.

As estratégias para atrair, capacitar e reter talentos estão interligadas, pois se a organização possui estratégias e ferramentas para atrair talentos e não tem criação de condições de crescimento, a porta ficará aberta para as pessoas buscarem uma nova oportunidade de emprego.

A executiva finaliza destacando alguns dos fatores críticos para se pensar quando o assunto é capacitação de talentos nas PMEs: análise de necessidade de treinamento adequado, recursos financeiros disponíveis para ações de treinamento, aplicabilidades do novo conhecimento no trabalho, avaliações do impacto do treinamento no treinando, disponibilidade de tempo e escalonamento das pessoas.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas