Imagem, reputação e credibilidade são ativos importantíssimos, não só para negociar enquanto empresa, mas principalmente para dialogar com seus clientes e funcionários – seus maiores ativos.
Proteger essas três características requer responsabilidade e participação de todos da empresa, sem qualquer distinção de cargo ou função, pois todo o corpo funcional é parte desse processo. Às vezes uma crise pode ser inevitável, tal qual a do coronavírus. É preciso encará-la e gerenciá-la.
Fazer isso requer um relacionamento totalmente transparente, seguro e ético com a mídia, hoje sobretudo nas redes sociais, pois, administrar adequadamente seu posicionamento e de suas atitudes, ajuda a mitigar os riscos à imagem da instituição.
Diante da crise, uma vez no olho do furacão, o esforço é maior ainda, e uso de mais recursos e trabalho ainda mais coordenado se faz fundamental. Uma crise mal gerida pode provocar danos irreversíveis. Hoje a comunicação é feita através de uma brand persona – você não é mais uma empresa e, sim, uma pessoa. Lide como uma pessoa. Não se distancie.
Antecipar-se aos fatos torna mais fácil a minimização dos estragos provocados e até a preservação da sua imagem e do seu plano de ação para a crise. Em hipótese alguma: infringir condutas sociais, mentir, deixar de admitir os próprios erros ou se desculpar com os envolvidos.
A melhor forma de se preparar preventivamente é construir uma reputação fundamentada em boas práticas de governança, transparência e de confiança no relacionamento com todos os colaboradores – funcionários, fornecedores e clientes.
Quanto mais sua empresa pautar sua atuação observando a legislação e as normas sociais vigentes, independente de interesses políticos, fundamentar suas ações em princípios éticos e de responsabilidade socioambiental, menos vulnerável estará a crises inesperadas.
O processo ordenado de identificação de potenciais crises deve ser uma rotina incorporada ao plano estratégico da empresa. É aconselhável que cada área mapeie e avalie seus processos, identificando os pontos que possam fortalecer ou enfraquecer seu negócio.
O importante é jogar junto e limpo. Nunca se esqueça disso.
Ticket e você. Juntos contra a crise.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.