Por Raissa Fernanda em
5 de outubro de 2017
Blog > Coaching> Como o autoconhecimento pode ajudar no empreendedorismo?

Como o autoconhecimento pode ajudar no empreendedorismo?

Raissa

Responda rápido: você se conhece bem?

Não estamos nos referindo ao gosto musical ou ao paladar, mas sim às suas características: ao que torna você único no mundo.

Se você ficou na dúvida ao responder, saiba que está perdendo uma oportunidade incrível para obter sucesso no empreendedorismo.

Nos últimos anos, o autoconhecimento expandiu sua importância do universo zen para o empresarial, mostrando que tem tudo para alavancar qualquer negócio.

Quer saber como usar suas habilidades na hora de empreender? Confira como o autoconhecimento pode ajudar você a construir uma empresa bem-sucedida!

Auxilia na escolha da área de atuação

Uma das primeiras coisas que um empreendedor faz antes de criar um negócio é pesquisar qual setor dá mais lucro para, então, começar a investir nele. Isso é importantíssimo, com toda certeza. No entanto, se basear apenas no retorno financeiro pode não ser uma boa ideia.

É claro que você deve pensar no lucro e batalhar por ele. Só que o problema está no tempo que você levará para concluir esse objetivo e na motivação necessária ao longo do processo.

Em vez de partir do princípio financeiro, tenha como ponto de partida a sua personalidade. Quais são os seus talentos? O que você detesta fazer?

Use essas informações para filtrar as áreas possíveis e chegar a cinco opções, no mínimo. Em seguida, faça a pesquisa de mercado para identificar qual segmento é mais promissor.

Assim, você terá o equilíbrio perfeito entre rentabilidade e estímulo diário para enfrentar os desafios que virão.

O autoconhecimento aumenta a coragem para arriscar

Para que sua empreitada no empreendedorismo comece com o pé direito você precisa ser diferente. E para sair da mesmice é fundamental ter coragem!

Quando você sabe quais são seus pontos fortes, a elaboração da estratégia de crescimento fica mais fácil, segura e executável. Ou seja: você começará seu negócio com ótimas chances de vencer a concorrência em um futuro não muito distante.

Isso acontece por que o autoconhecimento proporciona uma imagem real de quem você é e do que é capaz de fazer. Sabendo disso, você só vai se aventurar em projetos que têm a ver com sua personalidade e capacidade.

Você será seu guia. Daí, caro leitor, não haverá nada nem ninguém que te segure.

Abre seus olhos para o autocontrole

Existe uma linha tênue entre autoconfiança e arrogância. Enquanto esta última faz você acreditar que é melhor que os demais, a primeira o faz manter os pés no chão — e é exatamente aí que você sai ganhando.

Quem se permite conhecer sabe que encontrará tanto aspectos bons quanto ruins. Afinal de contas, ninguém é perfeito, não é mesmo?

Ao saber quais são seus pontos falhos, você conseguirá identificar lacunas na sua empresa que, de outra forma, seriam difíceis de visualizar. Tendo esse conhecimento em mãos, você poderá corrigi-los e continuar lapidando seu negócio.

Agindo dessa maneira você terá mais controle sobre seus atos e não dará um passo maior que a perna.

Melhora a disciplina no empreendedorismo

A estrada que o levará para o sucesso é longa e cansativa. Você cairá e se levantará inúmeras vezes — e isso não é olho gordo, é a verdade. Para que você consiga manter o ritmo mesmo durante os períodos mais turbulentos, é essencial ter uma disciplina inabalável.

Adivinha de onde você tirará esse comprometimento todo? Exatamente: do autoconhecimento.

A partir do momento que você cria uma empresa com base nas suas características, estabelece um vínculo muito forte com o negócio. Haverá um sentimento maior guiando você: a paixão pelo ofício.

É como se fosse um casamento. Você abandonaria o amor da sua vida na primeira briga? Da mesma maneira, quando você gerencia uma empresa com amor, não desistirá tão fácil. Aliás, quanto maior o envolvimento, maior será sua dedicação em fazer com que tudo dê certo.

Consequentemente, você terá mais garra e disciplina para lidar com os altos e baixos do empreendedorismo sem desanimar.

Há quem fique um pouco receoso quando o assunto é autoconhecimento devido às revelações surpreendentes que essa técnica pode trazer. Se você é um deles, então liberte-se!

É por meio dessa viagem interna que você encontrará a fórmula secreta para prosperar no empreendedorismo.

Percebeu como você pode ser seu melhor parceiro de negócios? Deixe suas impressões nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade