Por Raissa Fernanda em
9 de Janeiro de 2018
Blog > Comerciantes> Afinal, como escolher a localização ideal para o seu restaurante?

Afinal, como escolher a localização ideal para o seu restaurante?

Raissa

Na hora de abrir um restaurante, os empreendedores podem passar muito tempo pensando no cardápio, na decoração, no marketing, na organização e no planejamento do negócio. Por isso, se esquecem de analisar com cuidado a região em que seu estabelecimento ficará.

Afinal, como escolher a localização de um restaurante? No post de hoje, daremos dicas para você escolher um lugar ideal, que atraia o público, agrade seus clientes e facilite o acesso para todos. Confira agora mesmo!

Examine a concorrência

Quando for escolher a localização de um restaurante, examine bem os estabelecimentos dos arredores. Se o seu restaurante é de comida japonesa, por exemplo, pode não ser uma boa ideia colocá-lo em uma avenida que já tem outros três do mesmo tipo – mais antigos e aprovados pela população.

Ao mesmo tempo, se há três restaurantes do mesmo segmento no local, quer dizer que a procura existe. Pese as possibilidades.

Pense no potencial de crescimento da região

Algumas regiões ficam mais populares em determinadas épocas – porque estão se tornando centros comerciais, têm uma cena mais jovem, houve um investimento público, etc. Procure saber qual é o potencial de crescimento da localização do seu restaurante para saber se o lugar não ficará quase deserto no futuro.

Verifique o acesso ao local

Qual restaurante atrai mais público: o que fica em uma rua onde passam ônibus ou o que fica longe de qualquer ponto? Mesmo que a comida seja excelente, nem todos podem ir almoçar ou jantar de carro!

Do mesmo modo, é bom saber se não há eventos temporários, como feiras livres, que bloqueiem o acesso à rua e impeçam o cliente de chegar ao local. Verificar o acesso à localização de um restaurante é essencial.

Considere a segurança e a limpeza

Os clientes costumam preferir visitar lugares que sejam limpos e seguros. Por isso, na hora de definir a localização de um restaurante, é bom conferir como é a iluminação noturna do lugar, qual é o índice de violência da região e outras informações que podem ajudá-lo a confirmar que o local é limpo e seguro.

Conheça as zonas de riscos e inundações

Lugares muito perto de morros ou em zonas muito baixas na cidade correm riscos como desabamentos e inundações, que podem gerar grandes prejuízos para o seu restaurante. Confira com a Defesa Civil da sua região que lugares são esses e os evite.

Valorize a visibilidade ao escolher a localização de um restaurante

É claro que é melhor para o seu negócio se sua fachada for bem visível e chamativa. Por isso, quando for escolher a localização de um restaurante, opte por lugares em que a fachada não precise ficar recuada ou tenham árvores ou pontos de ônibus que a escondam.

Estude o oferecimento de um estacionamento

Além de facilitar a carga e descarga de produtos dos fornecedores, um estacionamento também atrai mais o público que sai à noite de carro – como casais e famílias. Pense no seu público-alvo e leve isso em consideração.

Certifique-se de ter permissão e alvará de funcionamento

Os trâmites legais são tão importantes quanto qualquer outro detalhe para o funcionamento de um restaurante. Antes de tomar uma decisão, verifique se o local tem a permissão e o alvará da prefeitura para o seu tipo de negócio. Isso pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.

Levando esses pontos em consideração, você escolherá uma localização bonita, segura e de fácil acesso, que atenda a todas as demandas da sua clientela.

Quer mais dicas de empreendedorismo? Continue acompanhando o blog da Ticket!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade