Por Raissa Fernanda em
4 de janeiro de 2018
Blog > Dicas> Entenda a importância de aprender a investir para melhorar de vida

Entenda a importância de aprender a investir para melhorar de vida

Raissa

Se todas as pessoas soubessem os benefícios que aprender a investir pode trazer para suas vidas, pode ter certeza que os investimentos seriam muito mais procurados. Infelizmente, não é isso que acontece hoje.

Muito pelo contrário: os brasileiros têm poucas informações sobre investimentos e, quando alguém toca no assunto, o primeiro pensamento é perda de dinheiro. Essa é uma ideia errada — totalmente, na verdade.

Se você tem esse pensamento e quer combatê-lo, pode ter certeza que está no lugar certo. Nesse post, explicaremos a importância de aprender a investir e os benefícios que isso pode trazer para sua vida. Gostou da ideia? Então, confira!

Aprender a investir é não perder dinheiro

Quando você realmente começa a aprender a investir, a frase “perder dinheiro” sai da sua rotina. Isso porque investir é totalmente diferente de poupar e gastar. Sabe por quê? Ao fazer um investimento, você aplicará um valor pensando na rentabilidade durante um determinado período.

Essa é uma atitude totalmente diferente de abrir uma poupança, por exemplo. A poupança até pode gerar uma renda para você, mas, na maioria das vezes, ela apenas cobre a inflação. Na verdade, existem pessoas que até perdem dinheiro ao retirá-lo de lá!

Portanto, tenha na cabeça que o investimento é feito para ganhar dinheiro. Porém, tome cuidado e não comprometa todo o seu patrimônio ao investir.

Garantir um futuro melhor

Um dos grandes benefícios de aprender a investir é construir um futuro melhor, tanto para você quanto para sua família. Já parou para pensar como seria viver apenas com uma aposentadoria? Sem dúvidas, você não conseguiria aproveitar tanto quanto merece!

Muitas pessoas falam que criar uma previdência pública ou privada pode garantir uma aposentadoria perfeita. Na verdade, os recursos disponibilizados por esses serviços são baixíssimos, se comparados com os de um investimento — como é o caso dos títulos públicos, por exemplo.

As grandes vantagens do investimento em títulos públicos são a rentabilidade e o baixo risco. Ou seja, você tem um investimento que produz um rendimento satisfatório e, além disso, oferece poucos riscos para o seu futuro.

Vale lembrar que para começar a garantir um futuro melhor não tem idade. Pode-se começar com 20 anos ou até mesmo com 50. O importante é sempre procurar ter garantia e segurança financeira!

Ter segurança financeira

Segurança financeira é essencial para você conseguir levar uma vida equilibrada e tranquila. É estressante quando chega o fim do mês e não conseguimos acertar todas as contas, né? Pois então: se você tivesse uma segurança financeira, pode ter certeza que isso não aconteceria!

Ter segurança significa que você tem um valor disponível para utilizar quando precisar. Vamos supor que você sofreu um acidente e precisa custear os gastos com hospital particular e medicamentos. Se você não tem um plano de saúde, pode ter certeza que esses gastos serão bem altos e, tendo uma segurança financeira, será possível pagar sem precisar se preocupar com o futuro — até porque, você terá a tão sonhada estabilidade financeira.

Então, isso significa que aprender a investir é essencial para você levar uma vida tranquila e confortável, sem estresse e com uma reserva significativa em casos emergenciais.

Livrar-se das dívidas

Dívidas são como bola de neve! Quanto mais devemos, maior fica a bola e pior a saúde financeira. Para você ter ideia, segundo dados divulgados pelo G1, quatro em cada dez adultos no país estão com o nome sujo por causa de dívidas em atraso. Sendo assim, o número de inadimplentes chega a 61 milhões de brasileiros.

Assustador, não é? Pode ter certeza que mais de 50% dessas pessoas não têm para onde correr e, sendo assim, acabam acumulando cada vez mais dívidas. No entanto, para sua felicidade, é possível, sim, se livrar dessas dívidas e acabar de uma vez por todas com a bola de neve!

O investimento é a melhor saída para acabar com as dívidas. A partir do momento que você investe, está ganhando dinheiro, garantindo um futuro melhor e alcançando uma considerável segurança financeira.

  1. Se você ficou com alguma dúvida sobre a importância de aprender a investir, deixe o seu comentário. Responderemos assim que possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade