Blog > Dicas> Novos escritores brasileiros que você precisa conhecer hoje mesmo

Novos escritores brasileiros que você precisa conhecer hoje mesmo


Nossa cena literária atual é tão efervescente que chega a dar aquele orgulho no peito. Os novos escritores brasileiros publicam trabalhos que trazem à tona questões que estão totalmente em pauta, como a representatividade feminina, mas também fazem jus a gêneros consagrados pelo tempo, como os romances policiais.

Se você é do tipo que gosta de literatura, já conhece os consagrados Machado de Assis, Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Luís Fernando Veríssimo e por aí vai. Mas o que talvez ainda não saiba é que cortar um pouco as raízes e trazer o foco para novos autores também fará você feliz! Afinal, não é à toa que os nomes de Natalia Polesso, Jarid Arraes, Raphael Montes e Julián Fuks começaram a aparecer pelas livrarias do país.

Conheça novos escritores brasileiros! 

Natalia Borges Polesso

A gaúcha Natalia Borges Polesso, de 36 anos, é autora de três livros, dois dos quais são premiados. Amora venceu o prêmio Jabuti de 2016, desbancando As mentiras que as mulheres contam, de Luis Fernando Veríssimo. O livro reúne contos sobre relações homossexuais entre mulheres.

Natalia, destaque entre os novos escritores brasileiros, também venceu o Prêmio Açorianos em 2013 com Recortes para álbum de fotografia sem gente. Além disso, ela divulga na internet a tirinha A escritora incompreendida. Atualmente, é doutoranda em Teoria da Literatura na PUC-RS.

Publicações:

  • Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013)
  • Coração à corda (2015)
  • Amora (2016)

Raphael Montes

O segundo nome da nossa lista de novos escritores brasileiros é o do carioca Raphael Montes, de 27 anos. Ele recebeu seu primeiro destaque quando a obra Suicidas foi finalista de três diferentes premiações: Prêmio Benvirá de Literatura, Prêmio Machado de Assis e Prêmio São Paulo de Literatura.

Desde então, foram mais três livros publicados. Além disso, ele teve contos publicados em lugares de prestígio, como as revistas Playboy e Ellery Queen’s Mystery Magazine. Raphael também faz carreira como roteirista de séries televisivas da Globo.

Publicações:

  • Suicidas (2012)
  • Dias Perfeitos (2014)
  • O vilarejo (2015)
  • Jantar secreto (2016)

Todos os detalhes da vida e obra do escritor podem ser conferidos em seu site oficial.

Jarid Arraes

A cearense Jarid Arraes, de 26 anos, é uma escritora cordelista. A principal temática de seus trabalhos é a luta contra o racismo e a valorização das raízes africanas. Em As Lendas de Dandara, os contos perpassam por questões como tráfico humano e escravidão.

Já em Heroínas Negras Brasileiras, Jarid expõe 15 cordéis que contam, de forma poética, a história de mulheres negras que fizeram a história do Brasil. Em São Paulo, onde mora atualmente, a autora criou o Clube da Escrita Para Mulheres.

Publicações:

  • As Lendas de Dandara (2016)
  • Heroínas Negras Brasileiras (2017)

Mais informações sobre as obras da escritora em seu site oficial.

Julián Fuks

O paulistano Julián Fuks, de 36 anos, é autor de quatro livros, três dos quais são premiados. Histórias de literatura e cegueira foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom. Além desses, Procura do romance chegou à final do Prêmio São Paulo de Literatura.

O grande destaque veio quando A resistência ganhou o Prêmio Jabuti em 2015 e ficou em segundo lugar no Prêmio Oceanos. Antes disso, em 2012, Julián já havia sido indicado como um dos melhores entre os novos escritores brasileiros pela revista Granta.

Publicações:

  • Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu (2004)
  • Histórias de literatura e cegueira (2007)
  • Procura do romance (2012)
  • A resistência (2015)

Não importa se são 20 anos de vida ou de experiência, esse pessoal faz bonito na literatura. Aos poucos, todo esse talento começa a ser exportado, elevando nosso país a outro nível de produção cultural. Mas esse não é o fator mais importante, já que é preciso valorizar primeiro aqui, internamente.

Por isso, está mais que na hora de colocar os nomes dos novos escritores brasileiros na sua estante de livros. Você pode fazer isso com a ajuda do Ticket Cultura: escolha já o seu e vá à livraria mais próxima. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade