Blog > Dicas> Você tem medo de mudanças?

Você tem medo de mudanças?

Ter medo de mudanças é normal. Dificilmente você encontrará alguém que seja muito confiante e não tenha nenhum receio diante da perspectiva de mudança. Seja no âmbito pessoal ou no profissional, pois mudar sempre significa que temos que sair de uma situação estável – e muitas vezes confortável – tomar uma atitude e passar para uma situação diferente.

O problema é que o medo de mudanças pode afetar muito sua vida. Ter medo de mudar pode impedi-lo de conhecer novas pessoas, adquirir experiências e aproveitar oportunidades que surgem muito raramente. Por isso, é importante que você aprenda a lidar com esse sentimento.

Quer saber como? Confira as nossas dicas!

Pese os prós e contras da mudança

Compreender a mudança é o primeiro passo para se acostumar com ela. Entenda o que você pode ganhar ou perder e tome consciência do quanto será afetado. Tente entender também o quanto isso está relacionado aos seus sonhos e objetivos e como a mudança pode leva-lo ou afastá-lo do que você quer.

Não negue o medo

A melhor maneira de lidar com o medo é encará-lo, certo? Faça o mesmo com o medo de mudanças. Não negue que está assustado e não finja que a situação não existe. Aceite que está com medo e que tem dificuldades de lidar com a situação. Evitar e reprimir um sentimento só faz com que ele pareça maior.

Converse sobre o assunto

Falar sobre o que está o incomodando ou assustando é sempre uma ótima maneira de lidar com mudanças. Compartilhar suas angústias com amigos e membros da família fará com que você se sinta menos pesado e mais aliviado. Enfrentar seus medos ao lado de quem você ama é muito mais fácil.

Porém, tente manter seus desabafos em um espectro positivo. Relembrar os pontos negativos da mudança o tempo inteiro pode deixa-lo ainda pior.

Faça um planejamento

Muitas vezes, mudar exige um plano detalhado, como um passo a passo. Isso ajuda não só a realizar a mudança, mas a diminuir o medo. Abrir um novo negócio pode ser assustador, mas que tal estudar o mercado? Procurar um estabelecimento? Juntar dinheiro? Esses são passos menos assustadores, mas que vão ajuda-lo,

Pense em outras coisas

A mudança pode acarretar em muitas consequências ruins. Mas esse não pode ser o seu foco. Tente pensar em outras coisas. Leia um livro, saia com os amigos, beba um café, pratique exercícios e não deixe sua vida girar exclusivamente em torno daquilo que você teme. As coisas mudam e a vida continua!

Seja paciente

Mesmo que a mudança esteja acontecendo em sua vida, você não tem o controle total da situação. Em vez de tentar acelerar as coisas, espere e seja paciente. Tudo tem um tempo certo para acontecer e, quando você não puder fazer mais nada, não adianta insistir.

Mudar é sempre um desafio, mas, muitas vezes, nos leva para caminhos melhores e que combinam mais conosco. E essa é a parte mais legal: você também acaba mudando junto e se tornando cada vez melhor.

Como você lida com o medo de mudanças? Compartilhe com a gente!

Política de Privacidade