Por Raissa Fernanda em
9 de Maio de 2018
Blog > Empreendedorismo> Marketing de incentivo: conheça esse conceito e aprenda a aplicá-lo

Marketing de incentivo: conheça esse conceito e aprenda a aplicá-lo

Raissa

O marketing de incentivo é tendência nas empresas brasileiras. Porém, ainda é um assunto pouco explorado, o que acaba dificultando o entendimento dos empreendedores. Como é uma estratégia que gera resultados, há muitas expectativas e dúvidas sobre ela.

Foi por isso que decidimos produzir esse post. Nele, explicamos como funciona o marketing de incentivo e damos algumas dicas para que você consiga adotá-lo na sua empresa.

Afinal de contas, o que é marketing de incentivo?

Manter os colaboradores motivados é o objetivo de 99,9% dos empresários brasileiros. Até porque as chances dos resultados serem positivos são muito maiores quando os profissionais vestem a camisa da empresa.

O marketing de incentivo existe para isso: incentivar e fazer com que os colaboradores sintam orgulho de fazer parte da empresa. Então, é necessário estipular ações para que esses resultados sejam alcançados.

Você pode seguir algumas dicas que separamos. Confira quais são elas:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, ou seja, os seus colaboradores. Para que isso seja possível, faça uma pergunta para si mesmo: “o que eu poderia fazer para incentivar ainda mais os profissionais da minha empresa?”.

Para alguns negócios, o mais adequado é oferecer recompensas e, para outros, é disponibilizar certificações para os trabalhadores se capacitarem ainda mais.

Uma coisa podemos afirmar: tudo que for ligado ao marketing de incentivo é válido quando o assunto é aumentar os resultados.

Foque no estímulo e na motivação

“Estímulo” é um substantivo masculino que indica aquilo que incita a realização de algo. Isso significa que, quando um colaborador está contente com a maneira como a empresa o estimula, os resultados só tendem a melhorar.

Sabe por quê?

Todos nós, seres humanos, temos um pouco dessa reciprocidade. Quando alguém faz algo bom para nós, queremos fazer algo em troca. E é exatamente assim que funciona!

Quando um colaborador está contente com o seu trabalho e, principalmente, com a empresa, é uma consequência normal que sua motivação seja maior.

Colha feedbacks

É importante saber a opinião dos colaboradores sobre as ações de marketing de incentivo da empresa, até porque a satisfação de cada um deles é o alvo de todas as campanhas.

Nada melhor que receber um feedback positivo da pessoa que você está focado em incentivar, não é mesmo? Então, faça perguntas do tipo:

  • O que você acha das formas que a empresa utiliza para incentivar os trabalhadores?
  • Os benefícios extras que oferecemos suprem suas necessidades?
  • Tem alguma dica para melhorar essas ações?

Essas são apenas algumas ideias. É importante que você selecione as principais perguntas que podem ser feitas. Lembre-se sempre que o importante mesmo é agradar e motivar os colaboradores!

Pare para analisar os resultados

Será que as ações de marketing de incentivo que você utiliza são eficientes para sua empresa? Você só terá essa resposta se analisar os resultados das campanhas.

Portanto, ao iniciar as ações, estipule um tempo para parar e analisar todos os resultados. Por exemplo, de três em três meses você pode parar para verificar se realmente colheu o que plantou. Caso contrário, deverá pensar em outras iniciativas que sejam mais eficientes para os seus colaboradores.

Gostou desse post sobre marketing de incentivo? Então, acompanhe a gente no Facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

One Reply to “Marketing de incentivo: conheça esse conceito e aprenda a aplicá-lo”

  1. Olá pessoal somos do blog ultradicas e gostamos muito de ver o conteúdo do seu blog. Vamos acompanhar mais vezes seu blog porque gostamos muito. Vamos assinar o feed
    abraços
    equipe ultradicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade