Baby boomers, como são chamadas as pessoas que nasceram do fim da Segunda Guerra até a metade da década de 1960, não ficam em casa o dia inteiro vendo o tempo passar. Muitos deles atuam no mercado de trabalho e são profissionais competentes.
Porém, várias empresas ainda não sabem como motivar colaboradores mais velhos e, por isso, acabam afastando os baby boomers, que se sentem isolados e não encontram uma maneira de se encaixarem.
Mas esses colaboradores podem fazer toda a diferença para sua equipe e, por isso, descobrir como incentivar o melhor em cada um é uma maneira de impulsionar o crescimento da sua empresa.
Confira nesse post como motivar colaboradores mais velhos!
Ter colaboradores que são baby boomers pode trazer diversos benefícios para o ambiente de trabalho. O primeiro deles, é claro, é a experiência: eles trabalham há muitos anos nessa área, já passaram por diversas mudanças e estão aptos a vencer adversidades com mais facilidade que profissionais mais jovens.
E essa experiência não é desejável apenas na execução de tarefas, mas também no dia a dia junto aos colegas. Seus colaboradores mais novos podem aprender muito com os baby boomers, desde tarefas mais especializadas até maneiras de se comunicar ou se comportar.
Algumas pesquisas também apontam os baby boomers como profissionais mais leais às suas empresas, já que eles ingressaram no mercado em uma época em que trabalhar por 20 ou 30 anos no mesmo lugar era sempre algo bem visto.
A pergunta que fica é: como motivar colaboradores mais velhos e garantir que sua empresa aproveite o melhor dessa geração?
Uma das melhores maneiras de motivar colaboradores mais velhos é oferecer benefícios que tragam mais vantagens para eles.
Enquanto profissionais mais novos podem querer experiências radicais e cursos de especialização, os baby boomers buscam mais tranquilidade – e isso se reflete nos benefícios.
A flexibilidade nos horários, por exemplo, é um desejo de 87% dos baby boomers, de acordo com um estudo da Harvard Business Review.
Muitas pessoas dessa geração fazem trabalhos voluntários ou participam ativamente de comunidades, além de já terem uma família – então, quanto mais flexível for o horário de trabalho, mais tempo eles podem realocar para suas outras prioridades.
Benefícios relacionados à saúde também são bem-vindos, já que esses colaboradores se preocupam mais com bem-estar que os jovens. Mas não pensem que eles não gostam de aventuras: vouchers de viagem são uma recompensa excelente tanto para baby boomers quanto para os millennials e a geração Z!
Entender as necessidades da sua equipe é o primeiro passo para motivar colaboradores mais velhos. E com a motivação certa, eles se sentirão à vontade para dividir com a equipe toda sua experiência e conhecimento, passando adiante as valiosas lições que aprenderam.
Valorizar colaboradores de todas as idades é o que leva uma empresa ao sucesso no mercado de trabalho atual.
Gostou desse post? Compartilhe-o com sua rede de contatos no LinkedIn!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.