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Antes de aplicar qualquer fundamento de gestão de pessoas, você precisa gerir seus processos!

Antes de aplicar qualquer fundamento de gestão de pessoas, você precisa gerir seus processos!

 

O principal fundamento de gestão de pessoas, que é prévio à metodologia em si, é a gestão de processos. Isso porque tudo começa pelas engrenagens que fazem qualquer método funcionar. São os processos que sistematizam, padronizam e tornam possível qualquer metodologia existir. 

Com os processos bem geridos, com a casa bem arrumada, você pode começar a pensar em gerir sua equipe. Imagina que bagunça gerir a galera se você não tem nem controle sobre o trabalho? Tudo precisa estar redondo para cada um assumir a função que lhe é cabida e que lhe potencialize. 

 

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Para acontecer isso, você precisa conhecer as entranhas dos processos. Precisa entender como tudo acontece dentro da empresa, para orientar seus funcionários da maneira devida. Processos e pessoas são a engrenagem da máquina. Andam lado a lado.

 

Não só fundamento de gestão de pessoas, mas fundamento estratégico

Como dissemos, é a engrenagem. E é o fundamento número um, prévio a qualquer metodologia, de qualquer área da sua empresa. Logo, funciona como fundamento estratégico, que baliza os caminhos pelos quais cada célula do organismo do seu negócio irá trilhar.

Você vai organizar a saúde financeira da sua empresa? Precisa ter gestão de processos. Vai organizar suas áreas de marketing e vendas? Precisa ter gestão de processos. Quer criar um ambiente mais propenso à inovação? Precisa ter gestão de processos. Quer diminuir a burocracia da sua empresa e se tornar mais ágil? Precisa ter gestão de processos. Quer ter uma liderança corporativa consistente? Precisa ter gestão de processos. 

Quer montar um planejamento estratégico eficaz? Bem…

 

Gestão de pessoas, com processos estruturados, pode potencializar todos os colaboradores

Vamos aos exemplos. Casa organizada, processos estruturados e otimizados. Você tem um funcionário na equipe de Marketing que está se sentindo desmotivado. Ele é redator e responsável pela parte da carta de vendas, dentro da estratégia de marketing de conteúdo da empresa. Só que não está funcionando. Ele não só não desempenha o esperado, como anda completamente desanimado. 

Com os processos visíveis, nós entendemos a posição desse colaborador dentro da empresa. Qual sua função e sua atribuição dentro da estratégia de vendas do produto ou serviço da marca. Ele é um redator, dentro da equipe de Marketing, responsável pela etapa final da comunicação, a carta de vendas.

O objetivo dele é converter. É a pessoa da conversão. O perfil dele precisa ser de uma pessoa que redija textos encantadores e que, embasados em técnicas de copywriting, vendam o que o negócio esteja ofertando. Se isso não está acontecendo, alguma coisa está errada. Parte dos responsáveis pela gestão de pessoas entender qual é a fonte do erro.

Conversar com a pessoa, entender o seu processo de recrutamento, histórico de trabalhos, momento de vida. Talvez, dentro de um equívoco na hora da seleção, essa pessoa só foi alocada no lugar errado. Ela não é uma pessoa de conversão. Ela é uma redatora de topo de funil, de blog, de conteúdo – e muito boa nisso. Só está se sentindo fora do aquário, fora de posição.

Cabe aos gestores, olhando para seus processos e para suas metodologias de gestão de pessoas, entenderem onde cada um de seus funcionários melhor desempenham suas funções, aplicando soluções preditivas e propositivas.

 

Além do mais, com processos otimizados, você consegue reter talentos por mais tempo

Processos otimizados significam, por exemplo, além de manter a saúde do seu negócio, crescer, projetar crescimento, contar com os melhores talentos. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas uma delas é enxugar custos e atrair profissionais qualificados através de uma estratégia de benefícios corporativos.

Não pense mais que apenas o salário irá atrair os peixes grandes. Você precisa ampliar sua visão e orquestrar de que forma você vai vender um pacote que irá cuidar da vida dessa pessoa. Não só dessa pessoa, mas da sua família. 

De sua saúde física e mental, principalmente. Cuidar desses dois aspectos é uma forma muito efetiva de atrair e reter talentos. Salário, o mercado acaba equivalendo para quem é talentoso, o que diferencia é mostrar o que você oferece além da troca monetária, obrigatória por contrato.

 

Conheça o Ticket Saúde e o Ticket Cultura

 

Ao contrário do que muitos pensam, não existem apenas os planos de saúde tradicionais. Há opções interessantes, como o Ticket Saúde, um benefício saúde que dá acesso a uma plataforma completa que oferece consultas, exames, tratamentos e procedimentos cirúrgicos em uma ampla rede de qualidade com preços exclusivos até 80% mais baixos que na rede particular.

Já o Ticket Cultura é o cartão de vale-cultura da Ticket. É o benefício que o colaborador da sua empresa recebe mensalmente para consumir em produtos e serviços culturais, como cinemas, teatros, shows, museus, livrarias e cursos.

Cuide dos seus colaboradores e otimize seus processos!

 

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