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6 dicas para manter a qualidade de alimentos fornecidos

A crise do coronavírus está afetando diversos segmentos do mercado, um dos mais afetados é o de alimentação fora do lar (AFL), afinal o isolamento social reduz a circulação de pessoas nas ruas, e as medidas do governo permitem que apenas estabelecimentos com serviços essenciais permaneçam abertos. Dessa forma, os empreendedores tiveram que buscar alternativas para atender às novas demandas do público, que agora encontra-se, em sua maioria, no modelo home office.

Os serviços de entrega e delivery cresceram muito. No entanto, para adotar esse formato, são necessárias medidas de prevenção para manter o padrão de qualidade dos alimentos fornecidos, além de estruturação para não afetar o caixa. Confira as dicas que o Sebrae preparou para lidar com esse momento de crise:

 

Reforce as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos

 

A busca pela adequação às regulações sanitárias no Brasil não é novidade para o empreendedor do foodservice. Contudo sabemos que falhas existem e que muitos estabelecimentos sequer têm o manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e os POPs – Procedimentos Operacionais Padronizados implementados.

Os principais motivos que levam os negócios a não cumprirem em sua totalidade as BPFs são: a falta recursos financeiros para manutenção preventiva do ambiente e dos equipamentos de uso comum e de proteção individual; e o material humano, ou seja, o colaborador.

Quando o colaborador não é treinado, capacitado e monitorado para as BPFs cometerá erros dentro dos processos exigidos por Lei, podendo vir a ser um agente de contaminação. Sendo assim, a compreensão das legislações sanitárias vigentes, sejam elas Municipais, Estaduais e Federais, é mais do que obrigatória, sobretudo nesse instante do covid-19.

Por isso, recomendamos que o empresário redobre a atenção para proteger seus clientes, seus colaboradores, a ele mesmo e toda a comunidade envolvida. Para além dessas questões, se possível, a contratação de um profissional de saúde regulamentado em conselho – Nutricionista e Engº de Alimentos – para a execução e monitoramento dessas atividades.

 

Reanalise os processos de sanitização de utensílios, mãos, objetos e superfícies – Álcool 70%/70° sempre!

 

Álcool 70%/70° e sabonete antisséptico já são itens obrigatórios para a assepsia das mãos nos estabelecimentos do foodservice – reforce a comunicação aos seus colaboradores e clientes com cartazes informativos nos banheiros e nas pias de lavagem de mãos. Não deixe faltar material!

Talheres, pratos e copos normalmente são lavados em máquinas e em temperaturas altas, após isso, normalmente ocorre o que chamamos de “polimento” ou sanitização com álcool 70%/70° e pano descartável.

Em tempos de COVID-19 a utilização de luvas descartáveis para esse processo reforça a segurança! Mas não adianta fazer tudo isso e dispor os talheres em local desprotegido, expostos ou com sujidades ou utilizar panos de prato de algodão.

 

Atenção ao caixa

 

As PMEs devem ficar atentas ao seu caixa, negociando e renegociando prazos com seus fornecedores para que ganhem fôlego nesse período de aperto financeiro. Também devem ficar atentas às linhas de financiamento colocadas pelo Governo Federal e Estadual para empresas com dificuldades financeiras devido à pandemia.

Compre com responsabilidade! Repense o seu cardápio e reveja sua operação. Após isso, faça um bom planejamento de compras, com bastante responsabilidade, em tempos de crise ou carência de abastecimento, compras desnecessárias normalmente desencadeiam em desperdício de insumos, em falta de bom senso para com a coletividade e em impactos financeiros ao seu fluxo de caixa.

 

Reduza o cardápio de alimentos crus

 

O consumidor está desconfiado de comer alimentos crus, sendo assim avalie realmente se será necessário trabalhar com todo o mix de ofertas que o seu negócio oferta aos seus clientes. Portanto recomendamos uma análise da redução do seu cardápio afim de evitar desperdícios.

 

Promova informações sobre o covid-19 à sua equipe

 

Convoque os colaboradores para uma reunião de esclarecimentos sobre o covid-19. Muitas fake news estão sendo disseminadas. Respeite as distâncias, tire dúvidas e esclareça como serão as novas condutas de atendimento.

Treine e capacite a equipe de atendimento e de entregas de delivery, lembrando sempre que no caso do covid-19 temos que redobrar a atenção com as mãos, boca e nariz (tosses e espirros), que são os principais veículos de contaminação do vírus.

 

Reveja os canais de venda e seus processos

 

– WhatsApp Business para encomendas prévias de refeições com retirada no restaurante.

– Implementação de entrega/delivery, sem esquecer que o entregador é também um possível agente contaminante.

– Adesão aos aplicativos existentes no mercado.

– Implementação de operação omnichanel própria.

 

Ticket e você. Juntos contra a crise.

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