Tecnologia para pequenas e médias empresas: dicas para inovar seu negócio

Tecnologia para PMEs

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Pensar em inovação, é pensar em tecnologia. E pensar em tecnologia para pequenas e médias empresas é descobrir uma série de possibilidades para melhorar o dia a dia do negócio, reduzir custos e até aumentar a produtividade do time.

Por isso, preparamos este artigo com alguns conceitos que você precisa saber e dicas interessantes de ferramentas inovadoras que cabem no orçamento.

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Acompanhe!

Inovação, tecnologia e tecnologia da informação: qual a diferença?

 

Tecnologia, tecnologia da informação e inovação estão relacionadas, mas não são exatamente sinônimos. Enquanto inovar significa procurar melhores soluções para o dia a dia da empresa, o conceito de tecnologia está diretamente ligado às ferramentas que podem ajudar o negócio.

Já a tecnologia da informação é a tecnologia voltada à gestão de dados de uma companhia – o que interfere diretamente nas operações do negócio, finanças e até lucros.

Inovação

 

Inovar pode ser algo grande: como mudar todo o sistema de gestão da empresa ou criar um produto completamente diferente. Mas, inovar também pode ser uma simples mudança de hábito – como, por exemplo, abolir o uso de copos plásticos para contribuir com o meio ambiente e reduzir custos.

 

Tecnologia

 

Já a tecnologia é todo o aparato tecnológico que a empresa utiliza para melhorar seu dia a dia. Dos computadores ao sistema de biometria para marcar o ponto dos colaboradores, a tecnologia pode ser vista cumprindo diversos papéis em um negócio.

 

Tecnologia da Informação

 

E a tecnologia da informação é o conjunto de soluções tecnológicas voltadas para a administração de dados dentro de uma empresa. Se você pensou no pessoal de TI, pensou certo. Mas não é só a equipe do setor que se envolve com os processos de tecnologia da informação.

Num negócio, mesmo que pequeno, ela pode ser vista em tudo. Administração de material em estoque, controle de finanças, gerenciamento de projetos e despesas com colaboradores são exemplos de dados que precisam da tecnologia da informação para um gerenciamento seguro e eficiente.

 

Leita também: Você sabe qual é a importância da tecnologia para a sustentabilidade?

 

Tecnologia para pequenas e médias empresas: por que é importante?

 

Apesar dos significados de inovação, tecnologia e tecnologia da informação serem diferentes, estão profundamente conectados. Quanto mais uma empresa fica atenta às tendências tecnológicas, mais inova. E o motivo é simples: a tecnologia ajuda a solucionar problemas e a melhorar processos, permitindo que a empresa seja mais produtiva e competitiva.

Mas, mesmo sabendo disso, muitos empreendedores têm receio de inovar por que encaram a tecnologia como uma solução cara e voltada apenas para grandes corporações.

E aqui, temos uma boa notícia: existem inúmeras soluções tecnológicas específicas para pequenas e médias empresas, que atendem a necessidade do negócio e ficam dentro do orçamento.

 

Tecnologia para pequenas e médias empresas: dicas

Para ajudar sua empresa a inovar e contar com a tecnologia e a tecnologia da informação, preparamos esta lista de soluções interessantes que podem aprimorar o negócio. Confira.

 

  1. Sistemas de gestão integrados

Sistemas de gestão integrados são ferramentas que permitem administrar as principais áreas da empresa com apenas alguns cliques. Neles, você pode ver quantidades de matéria-prima e produto em depósito, pedidos de serviço, contas a pagar e a receber, relatórios com os principais indicadores de vendas e inúmeras outras informações.

Esse tipo de solução é interessante porque integra os setores e possibilita uma leitura muito mais clara da situação da empresa. Além disso, facilita o dia a dia, já que numa mesma plataforma é possível acessar dados e dar as tratativas mais inteligentes.

 

  1. Plataforma de gestão de benefícios

Qualquer empresa que tenha colaboradores sabe que administrar os benefícios de alimentação, refeição e vale-transporte pode ser um desafio. Por isso, investir em soluções inovadoras significa ajudar o negócio.  Além da redução de custo com desperdícios, uma administração de benefícios adequada ajuda a melhorar a produtividade do time.

A Ticket, por exemplo, oferece para sua empresa um grande portfólio de produtos que são gerenciados através de plataformas online, facilitando o dia a dia da sua empresa.

 

  1. Organizador de tarefas

Outra forma de melhorar o dia a dia da empresa é a partir de plataformas de tarefas que permitam compartilhar agenda e demanda de cada integrante do time. Geralmente no formato Kanban, esses recursos facilitam tratativas entre a equipe, concentram a comunicação em um só ambiente e permitem organizar as tarefas de forma simples e intuitiva.

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça as soluções inovadoras da Ticket para sua empresa.

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