Como controlar seu fluxo de caixa em situações de crise?

Compartilhe

 

A Ticket em parceria com o canal Foras de Série está trazendo dicas e orientações para apoiar o pequeno negócio neste momento de crise e distanciamento social.

Para empreendedores e pequenos empresários, uma das grandes consequências de qualquer crise, seja ela envolvendo os negócios ou fatores externos, é o problema de caixa. É aí que se faz necessário, mais do que nunca, buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro.

É fundamental que você conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando.Você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos e essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

A pergunta-chave é: quanto tempo sou capaz de sobreviver com a estrutura física e financeira montada atualmente? Para avaliar isso, você precisará ter clareza de duas coisas:

Qual o custo mensal do seu negócio? (O custo mensal é composto pela soma dos custos fixos e variáveis).
Qual a minha atual disponibilidade de caixa?

Munido desses dados, basta dividir a disponibilidade de caixa pelo custo mensal e você terá uma expectativa do potencial de sobrevivência da sua empresa no curto prazo. Mas não vamos nos iludir. Não tem fórmula perfeita. Empreender e ter um negócio significa que a previsibilidade de caixa é extremamente rara. É preciso pensar também em outras saídas.

Uma delas é reduzir seus custos. Estamos falando em priorizar os principais deles e agir nos pontos certos, sobre os quais repousam nossos maiores resultados – buscar os maiores com ações direcionadas. Liste todos os custos fixos e variáveis da sua empresa.

Uma vez que desenvolvemos essa prática e temos todos os custos da empresa mapeados, basta identificar tudo o que é necessário e está diretamente alinhado ao core business da sua empresa e o que, portanto, pode ser cortado. Trará mais clareza e maturidade para as ações de longo prazo. Diante desse cenário, torna-se possível sacrificar parte do pró-labore em prol da saúde de curto prazo da empresa.

Em momentos de crise, todos estamos juntos e, portanto, juntos, certamente seremos mais fortes.

Quer mais dicas de como melhorar o seu negócio? Navegue pelo nosso portal! Está cheio de conteúdo para apoiar você, empreendedor.

Ticket e você. Juntos contra a crise.

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img