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4 dicas matadoras para inovar no cardápio do seu restaurante

talheres

Leia algumas dicas para desenvolver um cardápio surpreendente no seu restaurante

Manter o clima de novidade não é importante só no relacionamento a dois! Para que empreendedores do ramo da alimentação preservem o interesse dos clientes que frequentam o seu estabelecimento, é preciso surpreendê-los de vez em quando.

E que melhor forma de fazer isso do que apresentando um cardápio inovador? Não só original em relação à concorrência, mas com receitas diferentes até do que já foi apresentado no próprio restaurante.

Tem dúvidas se esta é uma boa ideia para o seu negócio? Então, acompanhe as dicas que reunimos. Quem sabe alguma delas inspira mudanças no cardápio do seu restaurante, bar ou lanchonete?

Considere mudar o cardápio algumas vezes no ano

Já pensou em criar cardápios que tenham “validade”? Um menu pensado para durar três meses, por exemplo, pode ser substituído sempre que uma nova estação começar.

Desse jeito, você pode criar um cardápio que tenha pratos quentes – como fondue e variedades de sopas – como protagonistas para manter os seus clientes aquecidos no inverno e dar destaque aos pratos mais leves no verão.

Ah! O menu de bebidas e sobremesas também merece ser renovado.

Não esqueça de informar aos seus clientes quando os cardápios serão trocados, para que eles tenham chance de provar mais uma vez as suas receitas favoritas antes que elas deixem o menu.

Conte uma história

Existem histórias interessantes por trás das suas receitas? Por que não usar o cardápio para contá-las aos seus clientes?

Você pode contar como uma das receitas do menu passou de uma geração para outra até chegar às mesas do seu restaurante. Também pode narrar como foi o processo de criação de um prato ou como ele foi adaptado de receitas clássicas, por exemplo.

Saber a história de um prato pode deixá-lo mais interessante e os seus clientes mais curiosos para experimentá-lo.

Também é essencial criar um cardápio visualmente atrativo: portanto, não deixe de colocar imagens dos principais pratos e contrate um designer que mande bem no desenvolvimento desse tipo de projeto.

Conheça as frutas da estação 

Já pensou em usar as frutas da estação para inovar o cardápio com receitas saudáveis, saborosas e fresquinhas? Com certeza esses pratos darão mais visibilidade ao seu negócio – afinal, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa alimentação para a saúde.

Esta também é uma informação interessante para incluir no cardápio: além de apresentar os pratos aos clientes, dê destaque às frutas da estação utilizadas e aproveite para compartilhar informações nutricionais relevantes sobre cada uma delas.

Capriche na apresentação

Você já deve ter ido a um restaurante que surpreendia pela atenção aos detalhes. Um banheiro com decoração interessante ou mesmo guardanapos dobrados de uma maneira inusitada.

Mais do que detalhes, estes são cuidados notados pelos clientes e que podem até ser a razão pela qual eles saem impressionados do local.

Mais um exemplo de detalhe é a forma como os pratos são servidos no restaurante. Você já pensou em apostar na inovação do seu cardápio por meio desta apresentação? Surpreenda os seus clientes com técnicas criativas de empratamento.

Também vale ousar na escolha dos pratos, copos e porta-guardanapos utilizados. Carnes podem ser servidas em tábuas de madeira e os porta-talheres podem imitar latas de alumínio, por exemplo. Mas é importante que o estilo escolhido esteja de acordo com a proposta do seu negócio.

Dedique tempo para criar apresentações que enriqueçam os pratos incluídos no menu do seu restaurante.

Atenção, dicas extras abaixo!

Vale dizer ainda que mudanças ajudam a renovar os ares de um restaurante e surpreender os seus clientes. Mas é claro que os carros-chefes do estabelecimento – ou seja, as receitas favoritas de quem frequenta o local – devem ser mantidas no cardápio.

E para deixar o menu ainda mais atrativo, que tal ser um credenciado Ticket e garantir que mais de 4 milhões de usuários possam utilizar o cartão no seu restaurante? Variar as formas de pagamento oferecidas também é uma estratégia fundamental para atrair e reter mais clientes.

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