Blog > Organize sua vida> 6 tipos de chá que você deveria beber todos os dias

6 tipos de chá que você deveria beber todos os dias

chá

O chá é uma bebida poderosa para a nossa saúde e cada infusão pode oferecer um benefício diferente para a saúde

O chá é uma bebida milenar, de origem oriental e amplamente utilizada até hoje como uma alternativa para muitos tratamentos. Originalmente, remetia a uma infusão preparada com folhas de Camellia sinensis, responsável conhecidos chá preto, branco, verde e vermelho.

Atualmente, a palavra “chá” classifica qualquer tipo de infusão preparada com ervas, folhas e até frutos, que podem ter potencial benéfico para a nossa saúde e agradam nosso paladar. Para adicionar diferentes tipos à sua rotina e aumentar sua sensação de bem-estar, que tal conhecer alguns que você deveria consumir todos os dias?

 

  1. Chá mate

Um dos tipos de chá mais populares da alimentação oriental – e também ocidental – é o mate. Favorito dos cariocas, que consomem essa bebida geladinha e bem concentrada, é estimulante, por conter em sua concentração altas doses de cafeína. Exatamente por isso, também pode ser considerado um alimento termogênico e que eleva o metabolismo.

Seu consumo, entretanto, deve ser feito com cautela por quem tem problemas cardiovasculares, sofre de ansiedade ou tem quadros de gastrite, por conta da alta concentração de cafeína.

 

  1. Chá de camomila

A camomila é uma planta que se tornou conhecida exatamente por conta dos efeitos benéficos para a nossa saúde. Com sua ação calmante, é o tipo de chá indicado para pessoas que sofrem com quadros de ansiedade e estresse, sendo útil até mesmo para controlar uma possível TPM ou conseguir dormir melhor.

 

  1. Chá de erva doce

Outro chá popular na mesa do brasileiro e que tem poder calmante e diurético. A erva doce, entretanto, é indicada para quem precisa melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal, ajudando a controlar quadros de cólicas, gases e má digestão. É uma ótima opção de consumo após uma refeição ou até mesmo antes de dormir.

 

  1. Chá de hibisco

Extremamente popular entre pessoas que estão fazendo um trabalho de controle de peso, o chá de hibisco apresenta vários benefícios que podem auxiliar no aumento de bem-estar e na manutenção da saúde.

Além de seu poder diurético – presente na grande maioria dos chás por conta do volume de água na sua preparação -, o hibisco também atua no aumento do metabolismo, auxiliando no controle de peso, e tem papel anti-inflamatório, que pode ser interessante para o tratamento da obesidade.

 

  1. Chá de hortelã

Essa saborosa e refrescante erva é responsável por preparar um dos chás mais saborosos disponíveis para consumo. Além de deliciosa, a hortelã garante vários benefícios para a saúde humana, em especial por conta do seu poder antifúngico e antiparasita, podendo aumentar o poder imunológico do organismo.

A hortelã também é uma erva interessante para ajudar a acalmar o estômago, diminuindo quadros de cólicas e desconfortos.

 

  1. Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira, apesar de ser um dos mais populares em todo o país, não é considerado o favorito de muitos, por ter um sabor bastante peculiar. O consumo dessa bebida, entretanto, pode garantir a melhora do funcionamento do nosso sistema gastrointestinal, também combatendo cólicas, má digestão e outros desconfortos com eficiência, devido ao seu efeito sedativo.

O chá, se adicionado da maneira certa – e no momento certo – na nossa alimentação, é capaz de favorecer significativamente a sua saúde, além de tornar o início do dia, as tardes e até mesmo o final de noite mais saborosos e relaxantes.

Esses são apenas alguns dos vários tipos de chá e infusões que você pode consumir na sua rotina diária. Que tal sair de sua zona de conforto e explorar novos sabores? Muitos outros também contam com benefícios específicos que podem melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade