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A aparência dos pratos de um restaurante é essencial para o sucesso

almoço

O sucesso de um restaurante é resultado de pequenos sucessos em diversas frentes: bom atendimento, qualidade da comida, presteza em resolver problemas, boa gestão financeira, facilidades para o cliente, entre outras coisas. Mas um detalhe muito importante entre esses todos é a aparência dos pratos.

Claro que a qualidade é importante, mas o visual é crucial para chamar a atenção para o que o restaurante tem de melhor. Afinal, não adianta oferecer um serviço de primeira linha e produtos frescos e saborosos se a aparência do prato não atrair a atenção do consumidor.

Antes de tudo, comemos com os olhos, não é mesmo? Neste post, mostraremos para você tudo o que o aspecto visual pode proporcionar ao seu restaurante. O objetivo é o pleno sucesso do seu negócio. Então, vamos lá!

Experiência gastronômica começa pela aparência

Seja na decoração do restaurante ou na aparência dos pratos, a experiência gastronômica começa pelo visual. Quando uma pessoa procura um bom lugar para o almoço ou para o jantar, espera passar momentos agradáveis que vão além do consumo de uma boa comida.

O prazer ocasionado por um ambiente agradável, com personalidade e com forte apelo de acolhida, tem o poder de fidelizar o cliente. A decoração, nesse caso, é fator determinante para essa experiência, mas montar um prato bonito e apetitoso ao olhar “fecha” com chave de ouro.

A aparência em cada tipo de negócio

Alguns tipos de estabelecimento têm a possibilidade de aproveitar ao máximo sua capacidade de impressionar pelo aspecto visual. É o caso de uma panificadora, por exemplo, que pode exibir todas as suas delícias em vitrines, produzindo e dispondo de maneira estratégica em prol da melhor aparência.

Já um restaurante precisa apelar para aquilo que está ao seu alcance: boas fotos de pratos bem montados no cardápio ou uma disposição muito bem pensada no buffet.

Um buffet organizado e decorado também passa mais confiança ao consumidor. Nada de manter pouca comida nos rechauds ou misturar produtos quando estes já estão em pouca quantidade e a cozinha não vai repor.

Frutas e verduras precisam estar em bom estado. Não há nada mais decepcionante que uma alface murcha ou um tomate passado. É uma sentença certa para que o cliente nunca mais volte.

A influência das cores na aparência dos pratos

As cores exercem grande influência na indústria da alimentação. Repare nas grandes redes de restaurantes: elas investem em tons de vermelho e amarelo em sua comunicação visual.

Estudos demonstram que essas cores chamam a atenção da pessoa — e, no caso de um restaurante, aumentam a vontade de comer.

Na aparência dos pratos, as cores precisam ter destaque. É muito monótono quando a refeição apresenta apenas uma tonalidade. O ideal é investir em contrastes.

Por exemplo: em um prato de massa com molho vermelho, é fundamental decorar com folhas frescas e verdes para quebrar a monotonia. O prato fica mais atraente e saboroso ao olhar.

Cada prato tem uma cor característica que precisa ser destacada. Nosso cérebro, aliás, associa as cores com o estado do produto.

Uma carne assada precisa se apresentar em tons de marrom e miolo rosado. O fundamental é pensar nos ingredientes a acompanharão no prato.

Nessa hora, a criatividade do chef e da equipe de cozinha precisa ser muito bem estimulada. Para isso, estudar nunca é demais. Promova cursos e observe as receitas em publicações especializadas. Muitas ideias e práticas eficientes surgem desses estudos.

O público certo

A aparência dos pratos funciona também para atrair o público certo para o seu restaurante. Isso porque o aspecto visual sempre se alinha ao perfil das pessoas que você pretende atrair.

Se o seu restaurante quer atrair mais crianças, comida colorida e com aspecto divertido é essencial para esse tipo de público.

Já pratos mais gourmetizados atrairão a atenção de pessoas acostumadas a frequentar ambientes com serviços diferenciados.

É importante definir qual o seu público, para que o visual esteja alinhado com ele e todos os esforços, seja na decoração ou na aparência dos pratos, sejam voltados às pessoas certas.

Pensar no aspecto visual do seu restaurante é determinante para o sucesso. Esse item deve estar presente desde o plano de negócios. Afinal, não é possível harmonizar as cores sem a louça adequada, os utensílios e mesmo as paredes na tonalidade certa.

A aparência dos pratos deve ser trabalhada quando todo esses itens forem muito bem resolvidos. É uma das principais preocupações que um gestor deve ter!

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