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Otimização da gestão de restaurantes

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Introdução

A gestão de restaurantes deve ter como principais objetivos o bem-estar dos colaboradores, o sucesso do negócio e, principalmente, a satisfação dos clientes. Quando falamos de gestão, o foco deve ser político-administrativo e, por isso, perpassa pontos importantes em diversas áreas.

Questões financeiras, marketing, atendimento, relacionamento, sustentabilidade e tudo o que estiver no meio será de interesse da gestão. Por isso, otimizá-la para que seja mais eficiente é essencial.

Nesse e-book, começaremos com os princípios da gestão de restaurantes, as bases necessárias para fazer a administração do seu negócio. Depois, partiremos para maneiras de otimizar essa gestão e colocar o estabelecimento no caminho para o sucesso. Por último, falaremos de erros a serem evitados e detalhes que devem ser cuidados para garantir uma boa administração.

Continue a leitura para saber mais sobre gestão de restaurantes!

1. Princípios da gestão de restaurantes

A gestão de restaurantes se desenvolve em diversos aspectos do negócio. Desde a gestão de pessoas à financeira, é necessário ter uma visão estratégica para se assegurar o sucesso e manter tudo sob controle.

Veja abaixo quais são os princípios que devem sempre estar na mente do gestor de um restaurante:

Recrutamento de colaboradores

Para manter um alto padrão de atendimento e de produtos, é importante contratar seus colaboradores – cozinheiros, auxiliares e garçons, entre outros – da maneira certa. Esse processo começa no momento de anunciar a vaga, deixando claro tudo o que é necessário para fazer parte da equipe, e vai até o momento em que o contrato é assinado.

Saber recrutar colaboradores que não apenas tenham as habilidades necessárias, mas também estejam em sintonia com os valores da sua empresa, é importante para evitar problemas.

Demissão de colaboradores

As demissões também fazem parte da gestão de um restaurante. Muitas vezes, os colaboradores contratados não se dão bem com o resto da equipe ou com os valores do estabelecimento e é necessário retirá-los. Avaliar essa necessidade é uma tarefa difícil, mas essencial para o bom funcionamento.

Gestão de pessoas

Depois de contratados os colaboradores, começa a gestão de pessoas. Organizar escalas para cobrir todos os turnos de maneira que nenhum deles não fique sobrecarregado e que haja sempre o número ideal de profissionais nos horários certos é essencial.

Lembre-se que, se o seu restaurante é mais voltado para os trabalhadores que procuram um bom almoço no dia a dia, o movimento pode ser menor nos finais de semana e, assim, menos colaboradores serão necessários nesses turnos.

É papel do gestor garantir que todos tenham uma carga de trabalho justa e recebam seus direitos, de acordo com a legislação trabalhista.

Controle de estoque

Imagine como seria abrir o restaurante e descobrir que não tem guardanapos para todas as mesas? Ou ter que dizer ao cliente que não pode servir o que ele pediu porque não há alguns ingredientes na cozinha?

Fazer o controle de estoque – de utensílios e ingredientes – é uma maneira de evitar situações como essas e diminuir o desperdício em sua cozinha, utilizando primeiro os produtos mais próximos da data de validade.

Atendimento ao cliente

Faz parte da gestão de restaurantes dar o treinamento necessário para que a equipe atenda aos clientes da maneira correta. Simpatia e educação são apenas o começo: os colaboradores devem saber como reagir em situações inesperadas, como lidar com clientes difíceis e transmitir os valores da empresa por meio do atendimento.

Ações de marketing

Campanhas de publicidade e ações de marketing também fazer parte da gestão – afinal, são elas que garantirão que seu público seja conquistado, atraindo novos clientes ou cativando quem já costuma ir ao seu restaurante.

Atualizar as redes sociais, sugerir ideias, criar promoções, lançar propagandas e dar descontos especiais são algumas das ações que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Burocracia e documentação

Avaliar a validade dos documentos da empresa, guardá-los de forma segura e estar em dia com a inspeção fiscal é muito importante para manter sua empresa funcionando sem riscos de ser fechada. O gestor é o responsável pela documentação e deve ficar de olho para que problemas burocráticos não prejudiquem o negócio.

Gestão financeira

Por último, a gestão financeira também é essencial para garantir que o restaurante continue lucrando e tenha sempre o necessário para continuar funcionando. Registrar todas as entradas e saídas de caixa, fazer um orçamento e manter o controle sobre o capital de giro são ações necessárias para impedir que seu negócio tenha prejuízos financeiros.

Tendo esses princípios como base, o gestor pode otimizá-los de maneira que seu restaurante tenha ainda mais sucesso. Confira como isso é possível no próximo capítulo!

2. Como otimizar a gestão de restaurantes

Os princípios da gestão de um restaurante são apenas o começo: para que seu estabelecimento se diferencie da concorrência e saia na frente, é preciso otimizar essa gestão, melhorando todos os pontos apresentados no capítulo anterior.

Algumas maneiras de otimizar a gestão de um restaurante são:

Investir na organização

Ter um conjunto de regras e protocolos parece difícil, mas pode facilitar muito o dia a dia de seus colaboradores e garantir o melhor serviço para os seus clientes. Você pode melhorar a organização do seu restaurante:

  • Mantendo uma ordem de pedidos recebidos e entregues;
  • Estabelecendo regras para o uso de alimentos e utensílios de cozinha;
  • Tendo um cardápio claro e objetivo, com todos os ingredientes dos pratos listados;
  • Padronizando o atendimento;
  • Mantendo o ambiente organizado e limpo;
  • Organizando a escala dos colaboradores.

A organização facilita a gestão e pode ser sentida pelos clientes: um ambiente bem organizado passa a sensação de segurança e profissionalismo.

Estabelecer metas

Estabelecer metas é essencial para qualquer tipo de negócio. Em um restaurante, o mais importante é que elas sejam compartilhadas com toda a equipe, de modo que todos possam dar suas opiniões, considerar o que é mais importante e dar ideias do que fazer para que o estabelecimento cresça cada vez mais.

Melhorar o atendimento

Como foi dito antes, ter um padrão de atendimento é uma forma de manter a organização do seu restaurante. Os clientes devem ter um tratamento padronizado do momento em que entram em contato com o negócio até o momento em que pagam a conta. Em todo esse tempo, os colaboradores devem ser objetivos, mas sem perder a empatia.

Capacitações permitem que os profissionais aprendam novas técnicas e descubram como podem melhorar na hora de atender os clientes. Essa também é uma forma de mostrar que você se preocupa com o desenvolvimento profissional da equipe.

Aplicar tecnologia

Atualmente, existem diversos softwares voltados para a gestão de restaurantes. Com eles, você pode criar um banco de dados com as informações necessárias para analisar e tomar decisões em seu negócio, criar checklists e automatizar o atendimento da melhor forma possível.

Você também pode aplicar a tecnologia de forma mais direta no restaurante, com comandas eletrônicas e tablets para tomar os pedidos, por exemplo. Isso agiliza o atendimento e traz mais conforto para os clientes.

Valorizar os colaboradores

Colaboradores valorizados são mais motivados e produtivos. Isso se reflete em toda a qualidade do serviço do seu restaurante, da comida até o atendimento.

Mostrar que a empresa se importa com o bem-estar de cada um, garantindo direitos, reconhecendo conquistas e dando novas oportunidades de crescimento é essencial para manter a equipe a todo vapor.

Pedindo o feedback dos clientes

Seus clientes podem notar erros e falhas em lugares que você não percebeu. Por isso, abrir um espaço para que eles deem sugestões é essencial. Peça opiniões sobre o atendimento, o ambiente, os preços e a qualidade dos pratos. Pesquise sobre o que falam de seu estabelecimento nas redes sociais. Colete essas informações para oferecer um serviço ainda melhor.

Melhorar a experiência do cliente

Inovar é a palavra-chave para manter seu restaurante sempre à frente no mercado. Desde a elaboração de novos pratos até o investimento em algo que possa mudar o ambiente – cadeiras mais confortáveis, um novo sistema de som ou uma iluminação diferente –, qualquer detalhe pode mudar a experiência do cliente.

Para otimizar a gestão de seu restaurante, continue procurando o melhor, visando o conforto e a satisfação dos clientes e buscando na equipe o apoio para ver seu negócio ser cada vez mais bem-sucedido.

3. Erros que precisam ser evitados na gestão de restaurantes

Ainda que você siga todos os princípios da gestão de restaurantes e faça o possível para otimizá-la, a diferença sempre está nos detalhes – e são eles que podem ficar no seu caminho para o sucesso.

Veja quais são os erros mais comuns em gestão que você precisa evitar:

Ignorar a concorrência

Ainda que você esteja 100% confiante em seu trabalho e no sucesso do seu restaurante, nunca subestime a concorrência. Saber o que eles fazem é uma das melhores formas de descobrir novidades e entender o que os clientes procuram.

Visite páginas nas redes sociais, veja o que os clientes elogiam e descubra o que pode aprender com seus concorrentes – seja captando boas ideias ou evitando os erros que eles cometem.

Descuidar da higiene

Quem trabalha com alimentação deve sempre estar de olho na higiene. Se a limpeza do seu restaurante não for boa, seus clientes sem dúvida se sentirão afetados e não voltarão mais. Tenha uma rotina de organização e limpeza diária e exija muito cuidado por parte dos seus colaboradores.

Não pensar na sustentabilidade

Preservar o ecossistema é uma das maiores preocupações em todos os ramos e o setor alimentício não deve ficar de fora. Fazer o possível para deixar seu restaurante mais sustentável é uma forma de economizar, passar uma boa imagem para o público e ajudar a natureza.

Algumas atitudes que você pode tomar para tornar seu restaurante mais sustentável são:

  • Controlar o uso de água para evitar desperdício;
  • Controlar o estoque de alimentos do restaurante e aproveitar todas as partes de legumes e frutas;
  • Pensar no uso e na reutilização de embalagens;
  • Comprar alimentos de produtores locais, apoiando a agricultura familiar;
  • Comprar produtos da época.

Não estar conectado ao mundo digital

Estamos vivendo na era digital e, mesmo que seja possível ter um bom negócio sem estar conectado, suas chances são maiores quando sua empresa tem presença na internet.

Muitas vezes, ter uma página nas redes sociais é o suficiente: elas garantem uma boa interação com os clientes e facilitam na hora de fazer ações de marketing, como promover eventos e oferecer descontos.

Evitando esses erros, sua gestão será melhor e seu restaurante estará sempre no rumo do sucesso!

Conclusão

Para fazer a gestão de um restaurante, não é o suficiente apenas garantir a qualidade da comida. Seus clientes precisam de mais: bom atendimento, cuidado com as burocracias, atenção aos detalhes e uma equipe bem treinada são essenciais para garantir uma boa experiência.

Por isso, além de seguir os princípios básicos da gestão de um restaurante – da contratação de colaboradores às ações de marketing –, é preciso otimizar essa gestão. Valorizar os profissionais e garantir que eles tenham o treinamento para atender melhor os clientes é o primeiro passo; organização e automatização por meio da tecnologia também são essenciais.

Além disso, é importante ter a certeza de não cometer erros que parecem pequenos, mas que podem comprometer todo o funcionamento do restaurante. Estar em dia com a limpeza, com a sustentabilidade e com o mundo digital é fundamental para não deixar seu negócio cair no esquecimento.

Seguindo essas dicas, a gestão de restaurantes se torna mais fácil e você pode tomar decisões de maneira mais consciente, fazendo o que for melhor para o seu estabelecimento!

 

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