A liderança é o espelho do que a empresa acredita. Logo, ela precisa compreender profundamente a distribuição dos seus processos e como seus valores estão sendo imprimidos no padrão de rotina. Quando você tem uma liderança corporativa consistente, o acompanhamento dessas diretrizes garantem um desempenho dentro do esperado e os objetivos passam a ser os de conquistas.
Você tem um ambiente envolto ao engajamento, que almeja elevar os resultados positivos.
Dessa forma, você organiza e otimiza o fluxo de trabalho. Consegue ter uma visão ampla de acertos e, sobretudo, gargalos operacionais, que precisam de soluções preditivas e propositivas. É muito complicado esperar o resultado de um processo para avaliá-lo. O imperativo hoje é mensurar e se antecipar aos efeitos de uma possível trilha.
Mas no final das contas, a importância de uma liderança corporativa consistente passa por três percepções principais:
O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), revelou em 2020 que existiam 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone -, em uso no Brasil. Esse dado integrava a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, estudo anual que apresenta um amplo retrato do mercado de Tecnologia da Informação.
“Através dos resultados divulgados, podemos observar que está cada vez mais comprovado o processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade. A quantidade de computadores em uso no Brasil também nos traz um dimensionamento da importância da tecnologia”, revela Fernando Meirelles, coordenador do estudo. O professor da FGV EAESP ainda complementa que atualmente são 190 milhões de computadores – desktop, notebook e tablet -, em uso no país. “Esse volume corresponde a 9 computadores para cada 10 habitantes, 90% per capita”.
Sobre smartphones: a pesquisa aponta que permanece com mais de 1 por habitante em uso no Brasil. Ao todo, são 234 milhões de unidades no país.
Não acompanhar esse movimento é um erro crítico enquanto visão de liderança corporativa. Por isso está aqui como uma das percepções principais que você precisa ter enquanto líder, que sustenta uma posição sólida.
LifeLong Learning é uma filosofia que qualquer líder deveria adotar para si e, consequentemente, ser espelhado para todos aqueles que estão ao seu lado. Em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida” se refere a um conceito de educação contínua e perene.
O conceito prega que o aprendizado não é uma responsabilidade atrelada às instituições de ensino, mas sim ao seu livre arbítrio. Tem que funcionar de forma voluntária e proativa. Você está no controle da decisão.
Esse tipo de proatividade e a capacidade de se tornar um canivete suíço ao longo da vida é definitivamente um diferencial competitivo.
Saber a importância da troca e como você pode abrir um canal de comunicação sincero e eficiente entre aqueles que suportam o seu trabalho.
A empresa demonstra o que quer. A liderança demonstra o que quer. O funcionário demonstra o que quer. Existe assim a possibilidade de criar um vínculo e um diálogo aberto, com todas as cartas na mesa, para trocar alegrias e angústias, e, mais do que isso, uma ferramenta poderosíssima para gerir uma parte tão vital da composição de um negócio.
O feedback normalmente tem cunho positivo ou corretivo – nunca puramente negativo. A liderança corporativa precisa orientar sempre – e também estar disposta a ouvir. Para ser uma troca, não pode ser uma coisa unilateral. É um vai e vem de percepções que ajudam a construir relações.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.