A realidade virtual tem mudado a maneira como lidamos com os processos da vida cotidiana pessoal e profissional. O ritmo acelerado dessa inovação mostra que, em breve, real e virtual não serão mais separados pela fronteira que imaginamos.
Os números explicam isso: a tecnologia, que já tem cerca de 90 milhões de usuários, deve chegar aos 180 milhões até ano que vem.
Mas você deve estar se perguntando como a realidade mista é possível. Ela acontece quando a realidade virtual une a transmissão de informação e a vivência em um único aparato tecnológico. Nada melhor para aprender algo novo, não é mesmo?
Por isso, a realidade virtual tem sido usada como item didático, chegando ao mundo corporativo em forma de treinamento. Dessa forma, a gestão de pessoas pode se beneficiar de várias maneiras, como detalharemos a seguir:
Melhorar os processos de recursos humanos é um desafio diário para quem está à frente da área. Talvez a resposta esteja na inovação. Afinal, a simulação de situações reais pode ser incluída em qualquer momento – da contratação à reciclagem de conhecimento.
É possível reduzir certas complexidades existentes no recrutamento. Por exemplo: as entrevistas podem ser agilizadas utilizando realidade virtual. Além disso, o espaço disponível não importa. Um candidato pode ser entrevistado à distância, otimizando recursos e tempo.
Em um segundo momento, quando é necessário treinar os colaboradores, podemos ver a realidade mista aplicada. É possível criar simuladores para testar e preparar os funcionários a diferentes realidades do trabalho, como:
Já existem empresas que adotaram de vez a realidade virtual no treinamento de pessoas. Uma delas é a rede americana de supermercados Walmart. Nos Estados Unidos, a tecnologia já está consolidada, eliminando a barreira entre real e virtual.
Os funcionários contratados pela rede assistem a vídeos gravados em 360° para aprender como as tarefas deverão ser executadas. A ferramenta serve ainda para avaliar a desenvoltura dos candidatos aprovados para atendimento ao consumidor.
A inovação também é aplicada desde o ano passado pela brasileira Gerdau. Os funcionários responsáveis pela manutenção da caldeiraria foram treinados com realidade virtual.
Um simulador em formato de jogo mostra diferentes situações reais relacionadas à segurança no trabalho. No final, o colaborador recebe um feedback e uma pontuação.
As reuniões entre colaboradores e diretores que estão distantes também se beneficiam. As videoconferências estão cada vez mais avançadas, fazendo com que virtual e real se confundam.
Isso porque a conversa é livre de interferência e o ambiente pode ser apresentado de maneira realística, como se fosse presencial!
Claro que a empatia entre as pessoas nunca dará lugar à realidade virtual. Mas o grande segredo do sucesso da realidade mista é a junção de dois elementos importantes que estão entre virtual e real: a tecnologia e o comportamento humano.
Esperamos que o artigo tenha ajudado você a ter o insight que precisava neste momento. Depois, conta para a gente nos comentários qual foi a inovação que envolve real e virtual aplicada na sua empresa, ok? Até o próximo post!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.