Trabalhar muito não significa ser produtivo, tampouco eficiente. Ferramentas de produtividade hoje são irrefutáveis e uma das maiores aliadas dos resultados. Você, como gestor de pequeno negócio, é sempre pressionado por mais, mas sempre com poucos recursos. É a realidade de quem se aventura em seu próprio empreendimento. Fazer mais, com menos.
Mas como fazer isso sem aumentar imensamente sua carga de trabalho? Separamos 5 ferramentas, de 5 áreas diferentes, que vão te ajudar a automatizar e gerir seu negócio de forma mais eficiente. Confira!
Quanto tempo você perde tentando encontrar dados sobre os clientes em planilhas espalhadas pelo universo? E no final do mês, quantas horas você gasta arrumando toda essa bagunça para saber quantas vendas foram feitas, qual a comissão de cada vendedor, quem fez mais visitas e quem fechou mais vendas? Um sistema de CRM faz tudo isso para você em segundos, com dados confiáveis e atualizados em tempo real. Com essa ferramenta, você conhece seu cliente de todos os ângulos. Dois exemplos de CRM são o HubSpot e o Salesforce.
Toda empresa – literalmente de qualquer porte – usa processos, sequências de tarefas, para entregar um produto ou serviço ao cliente final. E se você tivesse acesso a uma ferramenta de produtividade que ajudasse a definir e modelar processos de negócios para evitar desperdícios e atrasos? É o caso dos BPM, que não só torna os processos mais eficientes, mas ajudam a ter informações confiáveis em tempo real, integrando as equipes e compartilhando as informações de forma transparente e ágil. Dois exemplos de BPM são a Visio e a Draw.io.
Controlar e organizar o financeiro de uma empresa é o tipo de atividade que demanda informações precisas e muito trabalho repetitivo. Em vez de seu funcionário perder tempo digitando os dados da nota no emissor de notas fiscais, ele poderia se dedicar à prospecção ou a outras tarefas que levariam o negócio mais à frente. Exemplos desse tipo de ferramenta são a Pluga e a ZeroPaper, que integram rotinas financeiras, soluções em controle de fluxo de caixa, emissão de relatórios, controle de receitas e despesas, o que garante, por sua vez, um melhor aproveitamento dos recursos.
A ideia de uma ferramenta de produtividade para gestão de equipe e projetos é centralizar seu time e suas atividades em um único lugar visível, capaz de organizar tarefas em listas, contar com check-lists, avisos de prazo se esgotando, calendários, anexos fáceis de disponibilizar e muito mais. Dois exemplos dessas ferramentas são o Trello e o Asana. Visualmente intuitivas, elas trabalham como “murais de tarefas”.
Automação de marketing é uma técnica muito usada em marketing digital para enviar o conteúdo certo para o cliente certo. Basicamente, essas ferramentas cuidam da gestão de leads, auxiliando na captação, com a criação de landing pages de forma ágil, já com formulários, além de que permitem uma excelente integração com as redes sociais. Não seria bem mais produtivo e assertivo contar com esse tipo de aplicativo de produtividade, do que fazer isso na unha? Dois exemplos desse tipo de ferramenta são o RD Station e LAHAR.
Ticket e você. Juntos contra a crise.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.