Blog > Empresas> Minimalismo: que tal conhecer essa forma sustentável de encarar a vida?

Minimalismo: que tal conhecer essa forma sustentável de encarar a vida?

Equipe

Você sabe o que é minimalismo?

O consumismo é o estilo de vida mais comum em nossa sociedade. Somos bombardeados por propagandas que nos incentivam a sempre ter mais e relacionam isso a ser mais. Porém, muitas vezes, não encontramos nossa felicidade no que temos e acabamos muito frustrados.

O minimalismo é um estilo de vida que vai contra essa ideia e que muda esse pensamento consumista aos poucos.

Saiba mais no nosso post de hoje!

O que é o minimalismo?

Quando pensamos em uma pessoa minimalista, temos um estereótipo comum: alguém que sempre usa o mesmo tipo de roupa, mora em um apartamento pequeno com poucos móveis e não têm muitas coisas.

Mas o minimalismo não é simplesmente o ato de ter poucas coisas e se vestir com roupas neutras: é uma maneira de pensar que ajuda as pessoas a se concentrarem no que, de fato, é importante para elas.

Essa tendência começou como uma resposta à sociedade do consumo, sempre preocupada em ter mais coisas que ocupam nossas casas e cabeças.

Você já parou para pensar em quantas roupas já comprou e não usou? Em quantos CDs que nunca escuta estão guardados em seus armários? Em quantas revistas assinou e não leu?

A ideia principal no minimalismo, portanto, é que nós só devemos ter aquilo que é útil e nos faz feliz. Muitas vezes, isso se reflete no nosso estilo pessoal e na decoração da casa, mas não precisa ser assim.

E por ser contra o consumo desenfreado e pregar uma vida mais simples, o minimalismo também é muito mais sustentável. Você passa a gastar menos recursos quando deixa de consumir descontroladamente e fica mais consciente do seu impacto no mundo.

Como adotar esse estilo de vida?

Ficou interessado em ter uma vida minimalista? Veja alguns hábitos legais que você pode implantar no dia a dia:

Repense suas prioridades

Saber o que você mais preza é o primeiro passo para o minimalismo. Alguém que ama moda não precisa abrir mão de roupas mais fashion, mas se isso não faz seu tipo, então não há motivo para comprar coisas assim.

Limpe seu guarda-roupa

Libere espaço em sua vida, começando por todas as roupas que você já não usa mais. Não tem por que guardá-las! Aproveite e faça uma doação para quem precisa.

Não guarde tralha

Sabe tudo o que você tem em casa, mas não usa e deixa guardado no fundo de um armário sem saber o que fazer? É tralha. Conserte, doe ou jogue no lixo. Mas não deixe nada ocupar espaço sem ter uma utilidade.

Preze pela qualidade

Você não precisa ter tantas coisas se o que tiver for da melhor qualidade. Do mesmo modo, não é preciso consumir tantas coisas se o que consome for mais do que satisfatório.

Com esses hábitos, você perceberá que o minimalismo também é uma forma de ter menos estresse e problemas. Se sentirá mais organizado, melhor planejado e mais capaz de aproveitar seu tempo, seja no trabalho ou no lazer.

O que você acha do minimalismo? Deixe sua opinião nos comentários!

3 Replies to “Minimalismo: que tal conhecer essa forma sustentável de encarar a vida?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade