5 dicas para motivar os colaboradores da empresa

Compartilhe

 

Motivar os colaboradores vai muito além de ter pessoas satisfeitas na equipe, pois essa prática influencia nos resultados da empresa. Quando elas se sentem motivadas, tendem a produzir mais e realizar as atividades com mais qualidade.

A motivação está diretamente relacionada à satisfação — portanto, quanto mais satisfeita a pessoa estiver, maior será a sua motivação. Os estímulos que ela recebe acabam suprindo algumas necessidades e contribuindo para se chegar a esse patamar.

A grande questão é: como o gestor pode motivar os colaboradores? Para conseguir isso é preciso usar algumas estratégias e seguir alguns passos. Confira quais são elas:

1. Dê autonomia e responsabilidades

Os colaboradores devem ter autonomia para realizar o seu trabalho. Mas isso não quer dizer que eles não devam seguir as regras! Em alguns casos, permita que eles decidam qual tarefa fazer primeiro ou que tomem decisões que estão diretamente ligadas ao seu trabalho.

Para que se sintam importantes, delegue responsabilidades e demonstre que confia no trabalho deles. Deixe que cuidem de um determinado projeto, acompanhando e fazendo com que tudo ocorra de acordo com o planejado.

A supervisão deve ser à distância, para que eles realmente se sintam responsáveis pela tarefa. Isso ajuda na valorização dos colaboradores e os torna mais motivados.

2. Trabalhe com metas para motivar os colaboradores

Sem um objetivo claro para conquistar, a motivação no trabalho pode acabar indo embora. Quando se tem um motivo pelo qual batalhar, o entusiasmo surge e as pessoas se esforçam para conseguir atingir metas.

Estabeleça indicadores a serem alcançados e que estejam alinhados com a estratégia da empresa. Periodicamente, informe quanto falta para que os objetivos sejam atingidos e de que maneira cada um pode contribuir.

A adoção de benefícios pode motivar os colaborares. Eles ficarão muito mais tranquilos sabendo que terão, por exemplo, acesso a um plano de saúde para eles e suas famílias.

A utilização de ticket alimentação e refeição é uma forma de garantir que seu colaborador se alimente corretamente, promovendo a qualidade de vida na sua empresa.

Para os finais de semana, que tal garantir que ele possa descansar e se divertir com a família? Proporcionando ao seu colaborador um ticket cultura, os passeios ficam mais acessíveis e ele volta renovado na segunda-feira.

Alguns benefícios podem estar vinculados ao contrato do colaborador, mas outros podem ser disponibilizados quando as metas forem atingidas. Eles serão uma motivação a mais para a realização de um trabalho impecável!

3. Aplique feedbacks

Por muito tempo a palavra “feedback” causou medo por ter sido usada de forma errada. Esse é um momento para dar retorno do trabalho realizado pelo funcionário, não para colocá-lo para baixo ou somente criticá-lo.

Aplicar feedbacks regulares ajuda a equipe a entender o que pode ser melhorado e o que está indo bem. Para engajar ainda mais os colaboradores, ressalte as suas qualidades e esteja aberto a ouvir críticas e sugestões. Isso será de grande ajuda para que sua equipe tenha um trabalho harmonioso e possa construir projetos de sucesso como fruto de um esforço conjunto.

4. Não sobrecarregue os colaboradores

Com muitas tarefas a serem realizadas, o profissional fica sobrecarregado e não consegue concluir nenhuma atividade com qualidade. Além de influenciar no seu rendimento, isso faz com que ele se sinta exausto e perca a motivação.

Busque conhecer bem a equipe para distribuir as tarefas, priorizando os conhecimentos de cada um, e divida igualmente as atribuições. Dessa maneira, ninguém fica sobrecarregado enquanto o outro está sem nada para fazer.

5. Trabalhe em parceria para motivar os colaboradores

O gestor não pode ser um membro isolado da equipe: ele precisa estar presente no dia a dia dos funcionários para que eles não se sintam sozinhos. Quando existe uma parceria, o trabalho flui melhor.

Mesmo havendo uma hierarquia, o relacionamento pode ser saudável e as tarefas podem ser executadas em conjunto!

Motivar os colaboradores é uma tarefa constante, pois qualquer deslize pode desestimular a equipe. Portanto, lembre-se de sempre trazer novidades e ouvir sugestões. Uma equipe entusiasmada produz mais e contribui de forma positiva para os negócios!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img