Por Raissa Fernanda em
9 de Janeiro de 2018
Blog > Empregados > Veja os sinais inconfundíveis de que você precisa tirar férias já

Veja os sinais inconfundíveis de que você precisa tirar férias já

Por Raissa Fernanda em 9 de Janeiro de 2018

Costuma acontecer no final do ano, depois de um projeto importante, no fim de um grande ciclo de vendas ou de qualquer evento importante no trabalho: você começa a se sentir mais cansado, menos disposto, com a motivação lá embaixo. A produtividade diminui, nenhum projeto parece empolgante e mesmo as tarefas mais fáceis do dia a dia se tornam um fardo…

Está passando por um momento desses? Então talvez seja hora de tirar férias!

Confira quais são os sinais de que você precisa de um descanso prolongado!

Entenda quando você deve tirar férias

Sua produtividade caiu

Esse é um dos primeiros sinais que a mente manifesta quando é preciso tirar férias: você percebe uma grande diminuição da produtividade, seja nos estudos ou no trabalho. Tudo começa a ficar mais difícil de finalizar, você se sente mais lento e não consegue entregar tudo o que precisa na velocidade de sempre.

Você está cometendo mais erros

Do mesmo modo, quando você precisa tirar férias, costuma cometer mais erros. São coisas bobas e simples – um erro de digitação em um e-mail ou uma vírgula errada em um numeral –, mas cada vez mais recorrentes. É o seu cérebro mostrando que precisa de descanso.

Não há mais tempo para sua vida pessoal

Sua vida pessoal é tão importante quanto a profissional e uma deve apoiar a outra. Por isso, se você não consegue mais tempo para sua vida pessoal, é hora de ligar o alerta vermelho. Preste atenção nas ocasiões em que pode descansar: você prefere passar um tempo com a família e com os amigos ou qualquer momento de descanso é motivo para ficar no sofá sem fazer nada?

Você está sempre cansado

O esgotamento físico e mental é um sinal claro de que você precisa tirar férias. Se você já não tem ânimo para realizar tarefas rotineiras e sente seu corpo mais pesado e a cabeça menos atenta, tome cuidado. O cansaço pode desencadear doenças como síndrome de burnout e mesmo afetar sua saúde física, causando mal-estar e dor de cabeça.

Mesmo assim, você não consegue dormir

Esse é um sintoma muito comum de quem está se esgotando: você está sempre cansado, mas não consegue ter uma noite de sono completa. Sua cabeça demora a desligar, seu corpo não parece relaxar e a hora de dormir se torna mais um problema no seu dia a dia.

O descanso nunca é o suficiente

Sua energia está tão baixa que, mesmo depois de doze horas de sono – algo reservado só para os fins de semana –, você ainda se sente muito cansado. Não ter mais vontade de sair, passear, praticar seus hobbies e outras atividades prazerosas é sinal de que é hora de programar suas férias.

Tudo parece mais difícil

Sabe aquelas tarefas que são quase automáticas, de tanto que estamos acostumados a executá-las? Quando o cérebro está cansado demais, elas se tornam muito difíceis. Pedir algo a um colega, arrumar a escrivaninha, pegar os filhos na escola: tudo começa a parecer um fardo quando estamos exaustos.

Seu bom humor acabou

Um sinal clássico de quem está estressado demais e precisa de férias: você está sempre de mau humor. Não consegue mais rir das coisas do dia a dia, não se anima com nada, briga com os colegas ou com a família por qualquer coisa, etc.

Suas formas de lidar com o estresse não são saudáveis

Com todas essas pressões na sua rotina, é normal que você queria desestressar. Porém, algumas formas de lidar com o estresse são pouco saudáveis e você não pode depender delas. Por exemplo, exagerar nas bebidas alcoólicas, fumar, tomar remédios sem prescrição médica e comer descontroladamente são sinais de que você precisa de férias.

Você só pensa em trabalho

Mesmo que o trabalho seja estressante e não o motive mais, você só consegue pensar nele? Até nos finais de semana, tão esperados, você passa o tempo todo checando seu e-mail profissional? Sua cabeça não consegue se desconectar de sua carreira nem em um momento importante com a família? É hora de tirar férias e relaxar de verdade.

O descanso é essencial para deixar sua mente espairecer. Tirar férias é a maneira mais eficaz de lidar com esses sinais e voltar renovado, mais produtivo e menos estressado, pronto para assumir novos desafios e ter sucesso em sua carreira.

Você já planejou suas próximas férias? Conte para a gente como elas serão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade