Crises são como uma bola de neve: basta um erro de gestão aqui, que o resto embola e parece que você entra em uma espiral sem saída. É nessa hora que você principalmente – e como tópico número 1 – deve se acalmar, avaliar a situação e estabelecer um plano de gerenciamento, um plano de ação.
Seja você é um empreendedor autônomo, um lojista, um dono de bar ou restaurante ou de uma pequena empresa; a lógica é a mesma: se acalmar, pensar e agir. Separamos 5 dicas para você atravessar uma crise, seja ela do seu negócio, seja ela envolvendo fatores externos. Confira!
Reúna os funcionários e peça que eles listem quais são os riscos mais iminentes em suas áreas. O importante, nesse momento, é ser abrangente ao máximo e levantar todas as possibilidades existentes. Como as crises nem sempre avisam que vão chegar, o segredo é se manter atento. A compreensão dos riscos pode ser auxiliada por uma correta categorização. Em outras palavras, os riscos devem ser definidos pelo seu tipo (comercial, operacional, financeiro) e seu impacto (baixo, médio e alto) para auxiliar o empreendimento a ter uma melhor orientação para estruturar o seu plano de ação.
Micro e pequenas empresas muitas vezes estão despreparadas e são pegas de surpresa por momentos turbulentos no mercado. Caso não haja preservação de seus caixas, elas não sobreviverão a um redemoinho que irá sugar suas receitas por mais que dois ou três meses. É momento de preservar qualquer capital que puder. Renegocie tudo que puder para tentar conter despesas, como contratos de locação, com fornecedores e despesas bancárias. Faça também uma previsão das despesas para o período e evite criar gastos que não sejam imprescindíveis para a continuidade do negócio.
Uma vez que a origem da crise tenha sido identificada, o negócio precisa criar medidas de médio, curto e longo prazo para lidar com a situação. Elas são importantes pelos seguintes motivos:
Durante a crise, a comunicação tem um papel-chave para melhorar o trabalho do time e evitar erros. A palavra de ordem é comunicação! Para evitar gargalos na comunicação você precisa que todos os seus colaboradores estejam a par das ações da sua empresa. Todo mundo precisa estar alinhado para saber como agir em determinadas situações. Principalmente quando o assunto é o relacionamento com o cliente. Seja uma pessoa: tenha empatia e transparência.
Mudanças pedem mudanças. Sem organização e conhecimento de gestão, qualquer inovação promovida estará sujeita à tentativa e erro. Por isso é preciso ter a inteligência do negócio em mãos e assim direcionar as mudanças. Lembre-se que a inovação não chega a você numa solicitação pronta, você precisará estar junto do seu cliente e atento ao mercado. A crise é um momento de repensar. Você precisa percorrer os passos anteriores para chegar nesse momento de reflexão: o que eu devo fazer para inovar e me preparar para a próxima bola de neve?
Ticket e você. Juntos contra a crise.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.