*Por Martha Marques Nogueira
Sabe aquele mini desespero quando você percebe que perdeu o cartão do vale-refeição? Ou quando ele quebra bem na hora de pagar o almoço, por exemplo? A boa notícia é que resolver isso é simples e rápido.
Se você quer saber como emitir segunda via do cartão Ticket, chegou no lugar certo. Seja pelo app, site, telefone ou até pelo WhatsApp, dá pra solicitar o novo cartão com poucos cliques. E mais: é possível acompanhar o envio, desbloquear o novo, alterar a senha e garantir que nenhum benefício fique parado.
Ah, e se você for do RH, também vale ficar de olho, afinal, entender como emitir segunda via do cartão Ticket é importante pra apoiar tanto quem acabou de chegar na empresa quanto quem passou por imprevistos.
Antes de mais nada, é importante entender que a segunda via do cartão Ticket deve ser solicitada em situações que exigem uma ação rápida para não comprometer o uso do benefício. Veja quando vale acionar esse processo:
Se o cartão sumiu da carteira ou foi levado em um assalto, por exemplo, a reemissão é o caminho certo. Mas, atenção: antes de tudo, vale registrar um Boletim de Ocorrência. Isso porque, embora ele não seja obrigatório, é uma forma de proteger seus dados.
Cartão trincado ou com chip falhando? Nesse caso, saber como emitir segunda via do cartão Ticket evita dor de cabeça na hora de pagar suas refeições, bem como outros benefícios.
Embora a validade seja longa (10 anos), cartões fora do prazo ou com mau funcionamento também podem ser substituídos. Portanto, saber como emitir segunda via do cartão Ticket é fundamental.
Se houve tentativa de fraude ou erro de senha repetido, o cartão, sem dúvida, pode ser bloqueado. Em alguns casos, inclusive, isso exige a emissão de um novo.
Agora que você já sabe quando pedir uma nova via, vamos descobrir como emitir segunda via do cartão Ticket com autonomia.
Entender como emitir segunda via do cartão Ticket é simples, e ele pode ser solicitado de vários jeitos: direto do celular, pelo computador ou mesmo com a ajuda da Central. O mais importante é escolher o canal que for mais fácil pra você (ou pro seu time, se for do RH).
Veja como como emitir segunda via do cartão Ticket:
Abra o app oficial da Ticket no celular e, sem seguida, faça login com CPF e senha. No menu, acesse a área do seu cartão e, então, siga as instruções sobre como como emitir segunda via do cartão Ticket. Depois da confirmação, você consegue acompanhar o envio direto pelo app.
Entre em www.ticket.com.br, clique em “Área do usuário” e faça login. Na sequência, vá até a seção de cartões. Agora, se não encontrar a opção de reemissão visível, use o atendimento por chat para concluir o processo.
Importante: a solicitação sem interação direta não está disponível. Portanto, será preciso validar dados.
Se preferir resolver por telefone, ligue para 4004‑2233 (capitais) ou 0800‑880‑0404 (outras localidades). O atendimento é 24h. Para isso, tenha em mãos seu CPF, RG e dados do cartão anterior (se possível). Na sequência, a equipe orienta sobre como emitir segunda via do cartão Ticket e, posteriormente, faz a solicitação com você.
Salve o número (51) 4002-4900 e mande uma mensagem. Na sequência, a assistente virtual EVA vai guiar o processo e, logo depois, confirmar os dados necessários. Vale destacar que este é um canal prático, afinal funciona bem fora do horário comercial.
Saiba mais! Edenred Brasil celebra 10 anos de sua assistente de IA, com +70% em agilidade
Depois de feita a solicitação, é só acompanhar o status da entrega no app Ticket, tudo em tempo real.
Agora que você descobriu como emitir segunda via do cartão Ticket, vamos descobrir o que fazer se o cartão estiver apenas bloqueado e, portanto, não precisar ser reemitido.
Além de saber como emitir segunda via do cartão Ticket, é importante lembrar que nem sempre é preciso chegar a esse ponto. Isso porque, em muitos casos, o cartão pode ser apenas bloqueado temporariamente, e desbloqueado depois com total segurança. O fato é que tudo depende do motivo. Veja os principais:
Ocorre quando há suspeita de uso indevido ou comportamento atípico. Nesse caso, o sistema age por segurança.
Para desbloquear, acesse o app, o Portal Ticket ou ligue para a Central (4004‑2233 > opção 1 > opção 7). Tenha seu CPF e RG em mãos.
Se você perdeu o cartão, mas ainda acha que pode encontrá-lo, é possível fazer o bloqueio temporário pelos mesmos canais: app, portal ou até mesmo a Central. Vale destacar que, caso recupere o cartão, também é possível reativá-lo, desde que não tenha solicitado um novo.
Após três tentativas seguidas com senha incorreta, o cartão é bloqueado por segurança. No entanto, o desbloqueio pode ser feito rapidamente via app, site ou mesmo via telefone, seguindo as mesmas instruções acima.
Se não há mais chance de recuperar o cartão ou, em casos extremos, se ele foi usado por outra pessoa, o ideal é solicitar a segunda via do cartão Ticket. Nesse caso, o bloqueio o pedido de reemissão podem ser feitos juntos pelos canais oficiais da Ticket. A boa notícia é que tudo pode ser resolvido sem sair de casa, com segurança e, acima de tudo, o controle nas suas mãos.
Esqueceu a senha ou quer mudar por segurança? Isso pode ser resolvido em poucos minutos, direto do app ou pelo telefone. O processo é simples e, na mesma medida, sem burocracia.
Abra o app, faça login e, na sequência, vá até a área do cartão. Lá você encontra a opção para recuperar ou alterar sua senha de forma rápida. Desse modo, a nova senha já fica ativa na hora.
No site www.ticket.com.br, acesse sua conta com CPF e senha. Em seguida, selecione o cartão e, após, procure pela opção de senha. A troca também é imediata após a confirmação.
Ligue para 4004‑2233 (ou DDD + operadora + 4004‑2233 se estiver fora de capitais).
Na URA, siga este caminho:
Imediatamente o sistema vai validar seus dados e liberar a redefinição.
Dica: escolha uma senha segura, mas fácil de lembrar. Além disso, evite números óbvios, bem como datas de aniversário. Finalmente, seu cartão estará pronto pra uso de novo!
Nem todo mundo sabe, mas os cartões da Ticket têm validade, assim como os créditos. Por essa razão, vale ficar de olho pra não deixar nenhum benefício expirar sem uso.
Os cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante são válidos por 10 anos a partir da data de emissão.
Portanto, se o seu estiver próximo do vencimento ou até mesmo já passou da validade, você pode solicitar uma nova via pelos canais oficiais.
Os valores disponibilizados no cartão seguem duas regras de validade:
Ou seja, mesmo que você não use tudo no mês, é importante movimentar o cartão com alguma frequência, seja uma compra no mercado, um almoço ou até mesmo um lanche.
Ademais, a consulta de saldo e validade pode ser feita direto no app ou no Portal Ticket.
Quando você sabe se o cartão está ativo, se a nova via já está a caminho ou até mesmo quando a empresa irá depositar o próximo crédito, você fica mais tranquilo no dia a dia. E o melhor: dá pra ficar por dentro de tudo isso com poucos cliques.
Quer saber se seu cartão está ativo, bloqueado ou em processo de reemissão?
Você pode:
No app e no portal, você também consegue visualizar os créditos agendados:
Vale reforçar que essa função ajuda tanto usuários quanto profissionais de RH a se planejarem melhor.
Perder o cartão não precisa virar uma dor de cabeça. Afnal, você entendeu como emitir segunda via do cartão Ticket pelo app, portal, pela Central de Atendimento ou até mesmo com a ajuda da EVA no WhatsApp. Tudo, com segurança, agilidade e sem complicação.
E olha só: esse processo simples também ajuda o RH a dar suporte rápido quando alguém da equipe passa por um imprevisto, seja ele no primeiro dia de trabalho, no retorno de férias ou mesmo em caso de reemissão por vencimento.
Assim, seja qual for o motivo, é fundamental saber como emitir segunda via do cartão Ticket e, igualmente, ter a certeza de que você tem canais diretos e, acima de tudo, confiáveis à sua disposição. E tudo sem depender de papelada ou mesmo ficar refém da burocracia.
👉 Gostou deste conteúdo? Então clique aqui e comece hoje mesmo a simplificar sua rotina com as soluções da Ticket!
Quer contratar a Ticket de forma 100% autônoma? Clique aqui!
*Martha Marques Nogueira é jornalista e criadora de conteúdo há 20 anos. Para a Ticket, escreve sobre benefícios corporativos e o complexo e apaixonante mundo das relações de trabalho.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.