A forma de fazer gestão e reforço da cultura no home office tem particularidades que precisam ser consideradas e cuidadas para que, mesmo à distância, os colaboradores vivenciam os valores da empresa. Dentro desse desafio existe uma forma de reforçar comportamentos desejados com um presente perfeito para colaboradores alinhados à essa cultura desejada.
Fazer gestão de cultura no home office vai muito além de enviar stickers com os valores da empresa para que os funcionários tenham isso colado no seu computador. Em realidade, a cultura está muito mais na forma que os colaboradores se comportam e na forma de trabalhar e de fazer processos das empresas do que em palavras verbalizadas.
Dessa forma, para reforçar cultura é sim importante reforçar comportamentos e os valores formais da organização, mas existem passos anteriores que precisam ser observados.
Primeiramente, é importante entender o que é o mais relevante no processo de reforço de cultura.
Agir de acordo com a cultura é inegociável. Mesmo que gere menos resultados no curto prazo.
Por exemplo, numa empresa que tem como elemento cultura a segurança, por mais que uma parada de manutenção gere uma pausa de produção, gerando menos resultado, essa pausa será feita. Porque a segurança dos colaboradores é mais importante do que uma eventual perda de produção.
Mais importante do que o que os gestores falam, é o que os gestores fazem efetivamente. E quando falamos de ambiente online, mais do que fazer é importante que eles mostrem com exemplos e com reforço com a equipe.
Por exemplo, numa empresa onde o desenvolvimento de pessoas é central na cultura, além dos gestores atuarem com feedbacks e orientações para as equipes, é importante que eles também demonstrem a forma como cuidam da própria carreira.
Então a criação de momentos de troca informal são fundamentais.
A forma como o que os trabalhos ocorrem refletem na forma com que a cultura é vivida. Então, novamente, como exemplo, uma empresa que tem como elemento importante a agilidade não pode ter processos burocráticos cheios de papelada.
A partir do momento que existe uma definição clara da cultura, é interessante saber como reforçá-la.
Primeiramente, é importante garantir que as pessoas saibam para onde a empresa está caminhando, quais as principais metas, aspirações e objetivos.
Porém esse cuidado deve ser feito pensando no mundo online. Disponibilizar arquivos digitais, fazer reuniões de alinhamento e deixar fácil para qualquer colaborador a qualquer hora saber para onde a empresa está caminhando.
As pessoas que têm comportamentos alinhados à cultura precisam ter seus comportamentos reforçados. Isso gera uma mensagem clara para a organização do que se espera em relação à cultura organizacional.
Presentear ou premiar pessoas que não estão presencialmente no escritório e que muitas vezes não estão trabalhando de um lugar fixo pode ser muito desafiador em termos de logística e impacto da premiação.
Nesses casos, a solução ideal pode ser o cartão que prermite compras em diversos estabelecimentos ao lindo de todo território nacional. Quer saber mais? Clique aqui e conheça o cartão Presente Perfeito da Ticket.
Se compartilhar os desafios é fundamental, dividir os resultados, sejam eles positivos ou negativos é igualmente importante.
No modelo home office esse tipo de interação precisa ser ainda mais intencional, já que os momentos de interação informais são menos espontâneos.
Ter ações de reforço positivo de cultura pode ser um presente perfeito para profissionais engajados, mas pode gerar mal-entendidos que jogam contra o objetivo principal. Então alguns cuidados são fundamentais:
Quais os elementos que são desejados? Quais os rituais onde esses reconhecimentos ocorrerão? Quem tem o poder de julgar ou avaliar os comportamentos?
Pode ser que pareça interessante fazer surpresas para as equipes, num momento inicial, mas a falta de previsibilidade pode gerar sensação de injustiça em alguns casos.
Para que o reforço de cultura seja efetivo e gere novos comportamentos desejados é importante que os reconhecimentos sejam feitos de forma pública.
O reforço é individual para que o comportamento seja coletivo.
Um erro muito sério é reforçar comportamentos com prêmios que não são desejados pela equipe. Por exemplo, estabelecer que a premiação de uma ação vai ser um voucher numa churrascaria premium da cidade.
Pode parecer um prêmio interessante, não é mesmo? Não necessariamente.
Para uma pessoa que mora em outra cidade, ou então para uma pessoa vegetariana, esse prêmio seria um grande fiasco.
Dessa forma, soluções como o cartão Presente Perfeito são muito interessantes, já que oferecem possibilidade de a pessoa comprar com a mesma verba, algo que de fato seja interessante para ela.
Por fim, o mais importante é começar aos poucos. A retroalimentação do reforço de cultura é muito poderosa e é ela que vai sustentar e incentivar as próximas ações.
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