Uma das características das festas de família brasileiras, especialmente das infantis, é o uso de talheres, pratos e copos de plástico. Afinal, ninguém quer lavar toda aquela louça suja no final da festa, certo? Esses utensílios facilitam muito na hora de arrumar a casa quando todo mundo já foi embora.
Mas o problema é que o plástico é uma substância que não se decompõe rapidamente na natureza. O que for jogado no lixo ficará lá por muitos e muitos anos, poluindo e ocupando espaço.
Esse foi um dos motivos que levou o governo francês a proibir o uso de talheres, pratos e copos de plástico. Já pensou como seria?
A nova lei foi decidida pelo atual presidente, François Hollande, em nome da sustentabilidade: a partir de 2020, está proibida a venda de utensílios de plástico que não sejam biodegradáveis. As empresas têm até o dia 1º de janeiro do mesmo ano para se adaptarem a essa mudança.
O motivo principal é simples: estima-se que, em um ano, são jogados fora 4,7 bilhões de copos plásticos no mundo todo. E, desse número absurdo, apenas 1% vai para a reciclagem. Você consegue imaginar o impacto disso tudo na natureza?
Mas a sustentabilidade não é o único motivo para a nova regra. O governo francês também tem como objetivo diminuir os gastos de energia da indústria plástica, favorecendo a economia. Hollande declarou que essa mudança faz parte dos esforços para que “a França seja um exemplo em termos de redução da emissão de gases do efeito estufa, diversificando seu modelo energético e aumentando o uso de fontes de energia renováveis”.
É claro que nem todo mundo aceitou bem essas medidas. Se você lembra como foi quando os supermercados brasileiros passaram a cobrar pelas sacolas plásticas, deve saber o quanto esse tipo de determinação demora a ser aceita. Mas será que o meio ambiente não vale o esforço?
Vamos imaginar como a vida será no futuro realmente distante – daqui 300 anos. A maioria das coisas mudou muito, certo? O mundo terá mais tecnologia, talvez até mesmo aquelas com as quais a humanidade sonha há muito tempo, como teletransporte e carros voadores. Mas sabe o que vai continuar aqui? Os utensílios plásticos que você jogar fora hoje.
Isso porque o plástico, dependendo de sua espessura, pode levar até 450 anos para se decompor na natureza. É muito tempo! Para impedir que isso aconteça, a medida tomada na França pode ser uma boa ideia. O meio ambiente fica mais limpo e preservado para as gerações futuras.
Mas você não precisa esperar que a mesma medida seja tomada no Brasil. Comece a usar menos utensílios descartáveis. Quando for comprá-los, procure escolher os biodegradáveis, que se decompõem mais rápido. Se você ainda não faz isso, compre uma ecobag – existem várias cores e modelos – para evitar o uso da sacola plástica.
Pense um pouco mais na sustentabilidade. É melhor pedir para os amigos e a família ficarem um pouco a mais depois que a festa acabar para ajudar com a louça do que continuar enchendo nossas cidades, florestas e mares com um material que não se decompõe com facilidade.
Vamos cuidar da natureza para que ela cuide das futuras gerações. Você tem alguma dica para levar uma vida mais sustentável? Compartilhe com a gente!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.