A alimentação é um aspecto que deve sempre ser tratado com atenção, como você já sabe. O que comemos influencia significativamente na nossa saúde e, por isso, devemos aprender a valorizar alimentos que devem ser consumidos com frequência ou que merecem moderação.
Alguns alimentos são comuns na nossa mesa de almoço ou jantar. Mas você sabia que existem outros produtos que você pode consumir mais para valorizar a sua saúde? Preparamos uma lista com algumas opções para as quais você deve dar mais atenção!
Você provavelmente já ouviu falar no cará, nem que seja como ingrediente de alguma sopa. Esse alimento é uma importante fonte de carboidratos para o organismo, além de uma ótima opção para ajudar a recuperar a massa muscular após a prática intensa de atividades físicas.
Nem todo mundo já ouviu falar da nêspera, mas talvez conheça esse alimento pela alcunha de ameixa-amarela. Rica em micronutrientes como vitamina C, cálcio e fósforo, a Nêspera também possui fibras alimentares, que ajudam a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue.
Apesar de não estar entre os alimentos mais populares, o nabo é um produto rico em cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso, como todo vegetal, é uma excelente fonte de fibras alimentares e pode fazer muito bem para a sua digestão.
Primo do Cará, o inhame também é uma interessante fonte de carboidratos que pode começar a fazer parte da sua alimentação. Além disso, é rico em nutrientes como o potássio e o fósforo, auxiliando a aumentar o consumo de minerais essenciais para a nossa saúde.
Nem todo mundo conhece a chicória, uma plantinha de coloração verde escura que geralmente é confundida com a mostarda ou o espinafre. Rica em fibras alimentares e micronutrientes, ela é excelente para regular o intestino e até mesmo estimular a construção de uma flora intestinal saudável.
A lentilha é da família do feijão e, por isso, tem muitas características similares a esse alimento. Rica em fibras alimentares, ferro, cálcio e proteínas, ela é uma excelente opção para aumentar a produção de massa muscular e até mesmo acelerar a cicatrização de ferimentos.
Sabe aquele vegetal de coloração branca e vermelha que usualmente é colocado para enfeitar sua salada? Ele também pode – e deve – fazer parte da sua rotina de alimentação!
O rabanete tem propriedades medicinais, é muito utilizado para estimular as funções digestivas e também reforçar a atividade do sistema imunológico, graças à sua boa concentração de potássio, magnésio e cálcio.
Apontada sempre como alimento dos praticantes de atividades físicas, a batata-doce é uma opção de carboidrato extremamente saudável para introduzir na sua rotina. Ela auxilia a controlar a glicemia sanguínea, a fornecer energia de maneira eficiente para o organismo e, é claro, é uma ótima fonte de fibras e vitamina C.
Nem todo mundo gosta da beterraba por sua capacidade de colorir um prato inteiro da cor roxa. Apesar disso, é preciso rever os conceitos quando se trata de consumir esse vegetal.
Além da boa fonte de vitaminas e fibras alimentares, a beterraba é rica em nitrato, composto que ajuda a diminuir o consumo de oxigênio pelo corpo e, consequentemente, reduzir a sensação de cansaço ao final do dia.
Também chamada de couve-chinesa, a acelga é um alimento extremamente versátil, assim como muitas outras folhas disponíveis para a nossa alimentação. Rica em fibras, auxilia a controlar a glicemia sanguínea, o volume de gordura no sangue e o funcionamento intestinal.
Finalizamos nossa lista de super alimentos com essa pequena frutinha vermelha que é fonte de vários nutrientes indispensáveis para a nossa saúde. Rica em vitamina A, C, fósforo, ferro, licopeno e cálcio, a pitanga pode ajudar a cuidar da saúde dos ossos, a evitar anemia e também a combater a ação de radicais livres no organismo.
Ingerir esses alimentos pode ajudar você a ter uma qualidade de vida melhor, além de deixar seu cardápio mais criativo e saboroso.
Sabemos que esses super alimentos não são tão populares na sua lista de supermercado, mas não deixe pra depois. Que tal começar a valorizá-los a partir de agora?