Blog > Dicas> 5 alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade podem fazer mal

5 alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade podem fazer mal

massa

Existem muitos alimentos que parecem saudáveis. Mas cuidado! Eles não são e, a longo prazo, até podem comprometer a sua saúde.

Seguir uma alimentação saudável faz muito bem para sua qualidade de vida. Por isso, cada vez mais pessoas procuram a ajuda de alimentos ditos saudáveis para poder garantir maior ingestão de fibras, vitaminas e minerais no dia a dia.

Entretanto, muitos desses produtos comercializados como alternativas não são, na verdade, tão bons assim. Para que você não adicione essas opções no seu cardápio sem saber, conheça alguns dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

5 alimentos que parecem saudáveis

  1. Refrigerantes ou bebidas zero

refrigerante

Refrigerantes são alimentos que, como você já sabe, não são saudáveis por conta de sua alta concentração de açúcar e sódio, entre outros compostos químicos.

Porém, suas versões zero eliminam o problema do açúcar e das calorias, o que faz com que muita gente acredite que são alimentos que parecem saudáveis.

O grande problema é que qualquer bebida zero, apesar de não ter açúcar ou calorias, conta com uma alta concentração de sódio em sua composição, o que não faz nada bem para a saúde.

 

  1. Barrinha de cereal

 

barras de cereais

As saborosas barrinhas de cereal são opções práticas de adicionar no dia a dia da alimentação se você quer torná-la mais saudável, certo?

Elas realmente são alternativas muito eficientes para tapear a fome no meio da tarde. No entanto, não são nada saudáveis quando avaliamos sua composição nutricional.

A grande maioria é rica em açúcar e conservantes, além de contar com baixíssimo teor de fibras alimentares (que costumam ser apresentadas como o “carro chefe” desse tipo de alimento).

 

  1. Cereais matinais

cereal

Começar a manhã com um grande pote de cereais mergulhados em uma boa quantidade de leite parece ser uma boa opção para a saúde, não é mesmo? Mas saiba que não tem nada de saudável nessa sua refeição!

Esses cereais matinais são tão saborosos por conta de sua altíssima concentração de açúcar e sódio, que em excesso fazem mal para a saúde. Além disso, seu teor de fibras também é baixo, o que mostra que não existe benefício algum em consumir esse produto no cotidiano.

 

  1. Margarina

manteiga

 

Manteiga ou margarina? Você provavelmente já se viu respondendo a essa pergunta no momento de escolher o que passar no pão ou o que levar para a casa no supermercado. E a resposta é simples: manteiga.

A margarina, apesar de ser comercializada como alimento bom para a saúde por ser produzida com óleos vegetais, não é nada saudável, ao contrário da manteiga, que tem gorduras animais que podem ser essenciais se consumidas no volume certo.

O processo de produção da margarina é responsável por aumentar sua concentração de gorduras trans, que é uma inimiga da saúde cardiovascular humana.

 

  1. Molhos prontos

molhos prontos

Quer temperar aquela saladinha com molhos prontos que parecem deixar tudo ainda mais saboroso? Pois saiba que esses potinhos, apesar de parecerem saudáveis, são uma verdadeira bomba de sódio e compostos aditivos que não fazem nada bem para o funcionamento do seu metabolismo.

Prefira criar os seus próprios molhos para deixar sua salada gostosa e ter uma opção saudável.

Muitas outras opções, como o peito de peru, a bisnaguinha, os sucos de caixinha e, pasme, até a inofensiva gelatina, são alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

Na dúvida, consulte um nutricionista para saber como deixar sua alimentação mais equilibrada e saudável, com alimentos realmente nutritivos!

Gostou de conhecer os alimentos que parecem saudáveis? Então aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e informar seus amigos sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade