Para definir metas no trabalho de maneira sólida e consistente, é preciso falar sobre dois elementos: autoconhecimento e eficiência — o primeiro passo para criar um caminho sem ervas daninhas que o ajuda a chegar aonde deseja.
Como a virada de ano costuma ser um gatilho poderoso para motivar quem estava postergando o projeto de reorganizar a agenda para priorizar objetivos e definir metas tendo em vista um calendário inteiro, novinho, pela frente, esta é uma boa oportunidade para usar algumas ferramentas e insights poderosos.
Estabelecer metas consistentes é importante. Mas, para manter o foco e evitar o desejo irresistível de arrumar desculpas para desviar delas e procrastinar, conhecer o seu propósito é fundamental.
Dificilmente no início da carreira você saberá com exatidão o que quer para a vida, seja corporativa ou pessoal.
Por isso, é comum as pessoas criarem um objetivo imaginário, com uma perspectiva que nem sempre está alinhada com os seus valores, talentos e objetivos.
No entanto, é comum que essa angústia permaneça ao longo da carreira, mesmo para quem já se consolidou.
Em meu livro Lugar de Potência, busquei responder a algumas questões que mais aterrorizam quem busca um norte profissionalmente, uma coisa fica muito clara: não dá para definir aonde você quer chegar se você não sabe exatamente de onde veio.
Muitas vezes, ouço alguém dizendo “estou desmotivado”, “meu dia a dia não me realiza”. Dificilmente alguém tem uma rotina na qual 100% das atividades são prazerosas! Arrisco dizer que a maior parte das atividades do dia a dia talvez não seja composta de coisas que dão prazer.
Tenha em mente que é com o conjunto dessas atividades que você vai se identificar. Aí está o seu propósito — o seu combustível para definir as metas no trabalho, fugir da procrastinação e preencher os 365 quadradinhos do seu planner com mais motivação.
Por isso, se não souber onde está a sua força motriz, não entender seus valores e quais exatamente são as suas metas no trabalho, vai ser difícil encontrar sentido nas atividades desafiadoras ou tediosas. Resiliência é parte do processo.
Se não tiver paixão — propósito! —, você vai ser apenas mais um daqueles funcionários que estão na empresa para bater o ponto; vai ficar esperando as atividades mais fáceis; aliás, vai ficar realmente esperando as tarefas, em vez de buscá-las; não vai ter atitude; não vai ter ambição; e isso definitivamente não vai fazer você chegar a lugar nenhum. Não importa quantos planners você preencha.
Ainda que o tempo siga de maneira linear, a virada do ano nos dá a sensação de transição, de recomeço, uma oportunidade para modificar o que não está bom e começar novas coisas.
Transição é um recomeço; afinal, toda a vida ocorre em ciclos, que começam, se desenvolvem, se fecham, até que outro comece; boa parte das vezes, eles convergem, até que a próxima etapa se estabeleça.
Então, à medida que você sistematiza a carreira ou que deseja ter, assim como os demais objetivos que pretende alcançar no novo ano, você tem mais clareza para avançar.
Por exemplo, se um salário alto é muito importante na sua escolha, avalie os cargos que recebem tais salários e reflita se o que os executivos fazem — e o que eles, muitas vezes, deixam de lado para poder entregar o que é necessário — está de acordo com o seu perfil.
Reconhecer qual é a sua perspectiva quanto ao trabalho o ajuda a estabelecer objetivos bem definidos, ciente das suas fraquezas e dos seus pontos fortes.
Assim, você pode elaborar uma estratégia coerente para superar os obstáculos e atingir as metas intermediárias, rumo ao topo (independentemente de qual seja “o topo” para você).
Estabelecer metas claras é sinônimo não só de sistematizar sonhos ou desejos, mas também de seccioná-los em partes menores, para que você possa mensurar o avanço — e celebrar suas conquistas, por menores que sejam!
Não há receita para alcançar bons resultados; há a possibilidade de construir uma trajetória de aperfeiçoamento, autoconhecimento, bons hábitos e ousadia, para obter resultados excelentes. Para isso, você pode definir alguns passos.
Tomar a decisão de definir metas no trabalho é uma oportunidade ótima para você se reconectar com seu propósito; entender o que e quem você impacta; e priorizar.
Identifique o seu verdadeiro desafio. Se você é gerente de marketing, por exemplo, está certo de que quer mudar de carreira, e sua meta para 2024 é migrar para o RH, avalie se é isso o que você quer, de fato.
No mundo profissional, pude identificar que parte das pessoas sabe apenas o que não quer fazer, mas não tem uma lista de coisas que quer fazer.
Então, reveja isso nesta oportunidade. Essa mudança é porque você está fugindo de algo ou está indo buscar algo que lhe falta?
Quais são os seus pontos cegos? Analise como você tem se projetado ao mundo, quais são suas habilidades evidentes e quais precisa potencializar. Autoconhecimento, de novo, é fundamental.
Reflita sobre como extrair o máximo da sua rede de relacionamento, bem como pedir ajuda e compartilhar sentimentos, quando necessário. Ative seu networking para ajudá-lo na realização das suas metas de trabalho.
Mais do que efetivamente só ter uma lista de quem pode ajudá-lo, é preciso também saber o que pedir para cada pessoa.
Desenhe o seu plano e aja de acordo com ele. Elabore um plano de uma página, que possa consultar diariamente ao longo de sua jornada.
Para atingir suas metas de trabalho, este é um framework básico que o ajuda a fragmentar o processo em etapas menores e chegar lá:
Estabeleça um começo simples, para que se sinta encorajado a agir.
↓
Seccione a tarefa em tarefas menores.
↓
Comece por uma delas e as realize, uma a uma.
↓
Visualize o progresso (este é um excelente motivador).
Ao longo do caminho, identifique quais são as habilidades que precisam ser melhoradas, para que você possa chegar à próxima etapa.
Muitas vezes, o profissional está estudando algo que será super útil lá na frente, mas está deixando de potencializar algo que é necessário agora.
Se entre as suas metas de trabalho está ser transferido para a filial da Inglaterra, não adianta você fazer MBA, mestrado, doutorado, se antes você não souber falar inglês.
Você está disposto a pagar o preço necessário para atingir as metas de trabalho estabelecidas? Muitas carreiras carregam consigo um excesso de trabalho ou demandam uma disponibilidade e dedicação que podem afetar a sua vida pessoal, por exemplo.
Quando suas metas estão atreladas a isso, é preciso ponderar e avaliar com frieza.
A pior coisa que pode acontecer é você fazer uma longa e exaustiva caminhada até seus objetivos e, ao chegar lá, descobrir que não fez sentido para você.
Esse mapeamento é fundamental para evitar frustrações e para que você tenha claros quais são os desafios que o esperam.
A partir daí, você começa a desenhar o seu plano mais amplo: o de que tipo de vida você quer levar.
Afinal, isso vai influenciar o que você espera de remuneração; de quantidade de horas trabalhadas; viajar muito ou pouco; um trabalho mais estável, com mais segurança, ou não; com que tipo de pessoas vai conviver; o que vai fazer com seu tempo livre; onde você vai viver e assim por diante.
Lembre-se de que o seu plano de vida está intrinsecamente associado às suas metas de trabalho.
Novamente, é o autoconhecimento que vai ajudar nesta, porque ele já lhe forneceu pistas sobre as suas afinidades, por exemplo:
Responsabilize-se pelas suas metas e responda: para chegar aonde vislumbrou, o que você precisa fazer? Tome a dianteira.
Converse com pessoas que possam ajudá-lo, busque formações e esteja em versão beta constantemente.
Pessoas bem-sucedidas normalmente sabem que não estão 100% preparadas quando assumem um desafio, mas se valem da confiança de que vão aprender ao longo do caminho; para tanto, farão as devidas conexões, buscarão aprendizado, dedicarão muita energia e fazem acontecer.
Uma vez que o desenvolvimento vem por meio da experiência perante novas situações, as pessoas abertas para o aprendizado se distinguem daquelas que não vão atingir as próprias metas de trabalho, porque estas sempre estão esperando estarem 100% prontas — algo que nunca vai acontecer.
É muito importante calibrar sua atitude de acordo com o ambiente em que você está. Nesse sentido, a análise da cultura da sua empresa serve como um termômetro para você medir sua atitude.
Pense em uma empresa que tem cultura de alta performance, de provocação, de fugir do status quo; nela, demonstrar atitude é fundamental para crescer e até mesmo para continuar no jogo.
Porém, onde houver uma cultura em que o ritmo é mais lento, os ciclos são muito mais longos e as pessoas estão mais acomodadas, uma atitude mais assertiva talvez não seja bem interpretada.
No caminho para atingir suas metas de trabalho e avançar na carreira, não há certo ou errado, mas é importantíssimo que esteja claro para você qual é a sua ambição. Você quer crescer rápido e ser head da sua área até o terceiro trimestre de 2024?
Você quer mais desafios? Ou seus objetivos envolvem se desenvolver um pouco mais até chegar lá? Ao estabelecer suas metas de trabalho, observe a cultura da empresa e analise quais aspectos ela privilegia.
Assim, seus objetivos vão convergir com os objetivos da organização — e a conquista fica ainda mais certa.
Talento inato é um péssimo indicador de quem terá sucesso no futuro. Quem tem sucesso, se destaca e cresce são os que tomam as decisões adequadas para si; que têm boas estratégias e, para isso, tem estabelecem metas muito claras e entende os obstáculos; sobretudo, são pacientes e compreendem que o processo será gradativo.
Ao longo da minha carreira, eu vi muita gente procurando atalhos.
Muitas vezes as pessoas até conseguem dar um próximo passo com toda essa ansiedade, mas tal atitude normalmente não encontra um caminho sólido que permita dar o segundo e o terceiro passos.
A pessoa acaba tropeçando e, muitas vezes, até voltando para um patamar anterior ao que ela partiu.
Além disso, evite cometer estes dois grandes erros: querer tudo ou não ter certeza do que está disposto a abrir mão. Priorize.
É preciso estabelecer uma ordem, entender o que realmente importa e, a partir disso, identificar quais são os ingredientes necessários para concretizar.
Quais foram as situações em que, mesmo não conhecendo um determinado assunto, você se propôs a aprender sobre ele e ficou acima da média?
Isso é vitalidade intelectual. Esta é uma característica que tem se destacado no mercado atualmente.
Qual é a sua vitalidade intelectual? Esse misto de curiosidade, atitude, capacidade de aprender e de executar é o que vai fazendo a diferença ao longo do tempo e é o que frutifica.
Ao se desafiar com metas de trabalho mais ousadas, faz sentido, portanto, organizá-las de maneira focada.
Após o autoconhecimento, aqui entra o segundo fator-chave para definir metas no trabalho de maneira consistente: a eficiência. Para avançar nessa direção, primeiramente, é preciso ser específico.
Concentre-se em um objetivo, para pode dedicar-se a compreender o caminho que precisará trilhar para chegar até ele; ora, você não será CEO na semana que vem se, hoje, você é analista júnior.
O que você precisa fazer e quais são as etapas a serem cumpridas para alcançar o cargo almejado?
Mantenha-se atento aos obstáculos e em constante aprimoramento, bem como aproveite as oportunidades que sua empresa lhe proporciona para fazer treinamentos, participar de palestras, formações e workshops.
Mantenha os pés no chão e esteja ciente de que os obstáculos estarão, sim, presentes nessa trajetória.
Contudo, não se esqueça do otimismo. Ele nos torna mais adaptáveis e nos impulsiona para saltar sobre as pedras que estarão no caminho.
Muitas vezes o que você precisa fazer para crescer pode estar meio nebuloso.
No cenário corporativo, um caminho ou um direcionamento claro, que nos traga conforto, infelizmente não vai existir.
Mas, muitas vezes, essa falta de clareza tem a ver com falta de autoconhecimento ou, até mesmo, de orientação clara em relação às possibilidades que o aguardam.
A ambiguidade é natural, mas é preciso lidar com ela. Ninguém conquista nada com metas abstratas demais (que deixam de ser “objetivos” e se tornam “subjetivos”).
Analise o contexto e faça escolhas inteligentes. De novo, divida as questões em problemas menores e vá definindo duas submetas uma a uma, tendo em vista seu objetivo final. Mantenha a estabilidade emocional e reconheça seus limites.
Suas metas de trabalho individuais, juntas, compõem o objetivo final no qual você mira para o seu ano. Após estabelecer suas submetas, desenvolver o que foi definido para cada quadradinho do seu planner, o que você espera ver no final? Esta grande meta é o que fará tudo ter valido a pena
Para fazer sua análise, quatro pontos básicos devem ser considerados. Vou descrevê-los a seguir, para que possa fazer o balanço de sua trajetória rumo ao objetivo para 2024.
Tudo o que é importante para você, o que o norteia. Seu propósito se enquadra aqui, e por isso talvez este seja o ponto mais importante a ser considerado; afinal, esta é a sua força motriz.
Talvez deseje causar um impacto na sociedade, fazer a diferença no mundo. Ou, ainda, ter prestígio, qualidade de vida, saúde, equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Todos são exemplos de valores. Além de identificar o que importa, esta análise serve para priorizar.
Vale ressaltar que, apesar de estamos falando sobre valores, não existe nenhum tipo de juízo de valor em relação ao que o motiva.
Não há nada de errado em pensar em salário, se isso é importante para você.
O mais importante é ser honesto consigo e ter isso muito claro para si mesmo; caso contrário, acabará frustrado.
O que você gosta de fazer, o que chama sua atenção e o atrai. Hoje, é comum as pessoas ficarem tão imersas em seus celulares e demais aparelhos eletrônicos que, muitas vezes, não conseguem mais identificar coisas que as interessam.
O que você faz que normalmente prende a sua atenção? O que você faz, que nem vê o tempo passar? Mesmo não sendo cobrado, o que você procura fazer da melhor forma possível? Em que busca ajudar? Do que você sente falta de fazer?
O isolamento social durante a pandemia da Covid-19 fez com que muitos aderissem a novos hobbies (ou ressuscitassem os seus antigos) e buscassem novas formas de se entreter quando não é possível sair de casa.
Isso trouxe a tona diversos interesses que, até então, talvez fossem desconhecidos (quantos “chefs da quarentena” ou “músicos da quarentena” você pôde ver em suas redes sociais?).
Conhecer os seus interesses permite compreender o que o faz feliz — e essa felicidade o impulsiona rumo às suas metas de trabalho.
Estes são seus traços mais evidentes, o que o identifica e como você se auto identifica, e que, posteriormente, se reflete nas suas atitudes.
Identificar sua personalidade é um processo de reflexão e de autodesenvolvimento que serve como instrumento para o atingimento das metas. Pense nele como uma jornada, e não como uma etapa a ser superada.
No que você é bom e se diferencia. É possível compreender a aptidão como o todo resultante da soma dessas skills.
Mais do que se concentrar em uma área na qual você é bom, outro caminho possível é buscar uma área que o force a desenvolver uma determinada uma habilidade, que aprimore suas aptidões e ajude-o a chegar aonde você deseja.
Analise em que você precisa se aprimorar; afinal, todo profissional deve se manter atualizado. Reflita sobre qual é a sua situação familiar e seu contexto social.
Quais são suas responsabilidades, suas contas a pagar, o quanto você tem de dinheiro para investir em um treinamento para se desenvolver? Quanto tempo você pode ficar parado para buscar desenvolver todos estes pontos?
Quanto você está efetivamente disposto a pagar por esse desenvolvimento para atingir suas metas de trabalho?
Defina sua visão de futuro, aonde você quer chegar e, a partir daí, visualize as etapas para alcançar esse objetivo. Qual o seu próximo passo?
Você está em uma fase de reconquistar a credibilidade na empresa, por que não está em um bom momento?
Ou, então, quer mudar de área? Está buscando ter mais autonomia? Chegou a hora de ir atrás de um aumento ou uma promoção?
Depois da autoavaliação, é bacana expandir essa reflexão e colocá-la em um contexto, observando a empresa em que você está.
Lembre-se de que, muitas vezes, atingir metas no trabalho depende uma sucessão de ações coletivas.
Pode haver um efeito cascata: o sucesso da equipe é o seu sucesso, que pode ajudá-lo a conquistar seu objetivo final na empresa.
Seja sincero consigo mesmo em relação ao lugar em que você está. Não crie expectativas irreais.
Caso depender do time não esteja no seu radar, defina metas unicamente individuais, ainda que elas possam ser mais limitadas no que envolve a empresa.
Saiba interpretar a cultura da sua organização e decida, de maneira consciente, se essa realidade está alinhada às suas expectativas, afinal, o time não vai mudar de dinâmica apenas para atender às suas demandas.
Com as metas de trabalho em foco, você, como gestor, precisa fazer sua parte para que o time avance em direção às metas de trabalho que foram estipuladas.
Desenhe como o time deveria estar estruturado a fim de atingir as metas.
Isso inclui definir a quantidade de pessoas necessárias, o papel delas, o que cada uma fará e a quem se reportará e quais serão as métricas para avaliação dos resultados.
Depois, é muito importante estruturar a rede, delimitar quem faz o que e como as coisas se interligam, de modo que possa coordená-las.
Estruturar o time da forma correta facilita o fluxo de trabalho.
Muito mais do que colaboração, você precisa de coordenação, a fim de calibrar e mensurar a execução. Só assim é possível, depois, cobrar as metas.
Uma vez que não existe framework ou modelo genérico que você possa seguir para elaborar o seu plano de carreira, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a sistematizar esse caminho. A primeira, já estamos carecas de saber: autoconhecimento.
A eficiência, o segundo ingrediente para a elaboração de metas de trabalho de sucesso, está ligada à capacidade sistematizar e de priorizar — seja você a pessoa definindo as próprias metas para 2024, seja você o gestor que precisará avaliar o alcance das metas do time.
Ricardo Basaglia é CEO da Michael Page no Brasil e é autor do best-seller Lugar de Potência. Hoje é o headhunter mais acompanhando do Brasil, produzindo conteúdo sobre Carreira & Liderança nas redes sociais e podcast. https://www.instagram.com/ricbasaglia/
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.