Profissionais qualificados e que tem boa entrega são cada vez mais disputados pelo mercado. Dito isso, como reconhecer e presentear essas pessoas por suas entregas?
Tão importante quanto reconhecer e gratificar os talentos das equipes é entender quais são os méritos passíveis de comemoração. Um ponto importante é que nem sempre a entrega a ser reforçada e reconhecida é financeira.
Isso porque para que uma organização cresça de maneira sustentável é importante também fortalecer entregas que reforcem a cultura desejada, o que nem sempre é mensurável.
Então, primeiramente, vamos entender quais tipos de entrega merecem reconhecimento.
Certamente entregas mensuráveis são mais fáceis de monitorar e merecem atenção.
Sejam essas metas de vendas, implementação de projetos, prospecção de cliente, a verdade é que analisar se as metas foram “batidas” é uma das formas mais utilizadas pelas empresas para reconhecer o desempenho dos colaboradores.
Pode ser que seja interessante para alguns negócios que o alcance de recordes sejam reconhecidos.
Por exemplo, se em um trimestre uma equipe de vendas tem o maior pico de vendas da história da empresa, é interessante que sejam reconhecidos para que novos picos de vendas ocorram no futuro.
Algumas empresas têm como estratégia reconhecer colaboradores que se mantêm por muitos anos na empresa. Esse reconhecimento, pode incentivar que outras pessoas busquem essas marcas.
Além das entregas que se pode mensurar com valores, existem contribuições que não são tão óbvias de se capturar. Porém elas são muito importantes para reforçar comportamentos desejados na empresa.
Aqueles colaboradores que vestem a camisa e inspiram os colegas a agirem de acordo com os comportamentos desejados pela empresa devem ser reconhecidos.
Por exemplo, se um colaborador sugere uma melhoria em relação à segurança de um equipamento da operação para evitar acidentes de trabalho, sua conduta deve ser reconhecida.
No caso de empresas que têm colaboração como um item importante de cultura, é fundamental que pessoas que apoiam seus colegas em projetos sejam reconhecidos.
Por exemplo, uma boa prática nesse sentido é promover feedback entre pares.
Sim, reconhecimento não precisa ser apenas um tapinha nas costas ou não precisa ser apenas aumento salarial. Existe um universo de possibilidades financeiras e não financeiras de reconhecimento.
Mas primeiramente, vamos falar dos tipos de reconhecimento financeiro.
Quando um colaborador consistentemente tem entregas acima do esperado, pode ser que faça sentido que ele receba um aumento salarial.
Porém é importante ter o cuidado de avaliar alguns outros fatores antes de decidir pelo aumento, como qual a remuneração média de outras pessoas da equipe e qual o posicionamento atual do salário do colaborador na faixa salarial.
Dependendo da resposta, pode ser que seja mais interessante uma promoção ou uma premiação pontual.
Uma promoção pode ser o reconhecimento ideal no caso de colaboradores que além de entregas consistentes também demonstrem potencial para entregas em uma complexidade maior.
Por exemplo: um analista sênior que além de ter entregas consistentes também está apoiando nas atividades de outros colegas, mesmo que essa não seja sua função, podem estar aptos para serem promovidos.
Um presente perfeito para reconhecer entregas acima do esperado pontuais é um bônus ou prêmio pontual. Por ser uma bonificação que não gera custos futuros, como é um aumento, por exemplo, esse tipo de premiação pode ser feita de maneira pouco burocrática e mais frequente.
O Cartão Presente Perfeito torna esse tipo de premiação muito simples para a empresa e prática para o colaborador. Saiba mais neste link.
Porém não existem somente reconhecimentos financeiros. Existem também aqueles que não geram custos diretos e que são bons recursos a serem utilizados.
Um prêmio interessante para reconhecer uma entrega extraordinária é conceder um day off para o colaborador. Um dia de descanso a mais pode ser um presente perfeito depois da entrega de um projeto bem sucedido.
Claro que essa premiação pode ser oferecida junto de um reconhecimento financeiro.
Uma boa prática é utilizar reuniões oficiais das equipes ou até mesmo da empresa para reconhecer pessoas que tiveram entregas excepcionais. Ainda mais eficiente é reconhecer comportamentos alinhados à cultura para reforçar o que é esperado pela organização.
Um colaborador que fez boas entregas e tem o comportamento alinhado com a cultura da organização, muitas vezes só precisa de um empurrão para estar pronto para uma promoção. Nesses casos, um presente perfeito é receber mentoria e ter acesso para conversas de carreira com executivos da organização.
Reconhecer entregas e comportamentos têm um impacto óbvio de gratidão da pessoa reconhecida, mas tem um impacto ainda mais profundo e duradouro que é o de reforçar o que é correto e esperado na organização.
Ou seja, reconhecimento de ações que passaram gerarão reconhecimento futuro de pessoas que se inspiraram com as entregas e comportamentos de colegas. Isso cria um ciclo virtuoso que pode gerar muitos frutos de maneira sustentável.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.