Mentoria, conteúdo e aprendizado para atravessar a crise

Compartilhe

 

Em tempos de crise, encontrar novos modelos e reinventar o próprio negócio se tornaram alguns dos principais desafios do empreendedor. Estamos na iminência de uma nova era, e nesse momento de ruptura, é importante que tenhamos a capacidade de largar o osso das velhas opiniões formadas sobre tudo e abrir espaço para o novo.

A inovação surge de um processo de dor. Ter um bom repertório, principalmente neste contexto, é fundamental. Diante de um mercado cada vez mais dinâmico, o conhecimento adquirido hoje talvez não tenha mais valor amanhã.  Os planos de negócio não possuem mais a mesma validade de outrora. É preciso prototipar e agir com muito mais agilidade.

O aprendizado contínuo nunca se fez tão necessário. O ambiente de trabalho deve fomentar a troca de conhecimento sem restrições – e isso se dá por meio do cultivo de uma forte cultura organizacional. 

Cultura essa que irá prover aos seus colaboradores a capacidade de se reinventarem, além de estarem posicionados estrategicamente para potencializar sua rede de contatos e, assim, consequentemente, gerar troca e repertório. Ouvir a história do outro – e fazer o máximo possível para ajudá-lo direta ou indiretamente – é uma postura mais humana e essencial diante de uma crise. 

É hora de captar o que chamamos de smart money – o dinheiro da capacitação. Participar de eventos – com a comunicação remota, muitos são online -, praticar leituras mais técnicas e fazer cursos diferentes da sua área de atuação são algumas das coisas imprescindíveis para quem quer se reinventar e sair mais forte de um momento de turbulência.

A FGV, por exemplo, liberou 55 cursos grátis que vão desde gestão financeira e marketing a TI; a Escola Virtual da Fundação Bradesco e a Udemy também têm uma série de opções gratuitas para você se atualizar. O Sebrae lançou uma plataforma com orientações focadas no empreendedor, a qual aborda conteúdos de especialistas que dão alguns dos caminhos sobre como ampliar as vendas, atingir os clientes, minimizar impactos e encontrar novas oportunidades durante crises.

Outra iniciativa é a oferta de cursos gratuitos pela Harvard University. Basta fazer uma inscrição em sua plataforma de formação educacional à distância. Os cursos são variados e abordam os temas de Ciências da Computação, Ciências de Dados, Desenvolvimento Educacional e Organizacional, Governo, Leis e Política, História, Matemática, Artes e Design, entre outros.

Planejamento estratégico é sempre um tema sensível. Além da clareza no passo a passo, é preciso ter, ou desenvolver, as habilidades e ferramentas necessárias para tirar tudo do papel e implementar no dia a dia da empresa, principalmente durante uma crise. Se aproximar de pessoas que possam agregar nesse processo pode ser muito enriquecedor. 

> Nós temos um e-book sobre Planejamento Estratégico. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Nesse sentido, mentorias são sempre válidas de menção, mas que requer networking e muita vontade de se capacitar. A experiência e o profissionalismo do mentor permitem que o empreendedor enxergue o próprio negócio a partir de uma perspectiva completamente nova. Aumenta o repertório. Contar com a orientação de quem já percorreu aquela estrada é uma vantagem que permite prever desafios e obstáculos, assim como traçar estratégias e encontrar as ferramentas certas para superá-los.

Outro exemplo válido de menção é da Homa Design de Serviços, que está oferecendo uma mentoria de 14 dias, gratuitamente, para que os negócios saibam se reestruturar e se conectar mais eficientemente com seus clientes durante e depois dessa situação provocada pela pandemia do coronavírus.

As palavras de ordem são: vontade, proatividade e ação. Na era da informação, conteúdo é o que não falta, mas ele está pulverizado e necessita que você passe um filtro e preste um pouco mais de atenção. Se capacitar deixou de ser uma necessidade acadêmica, para dar espaço ao maquinário que você precisa para sobreviver em um ambiente altamente incerto e de competição.

Ouça mais, se conecte mais, aprenda mais. Navegue pelo nosso portal! Está cheio de conteúdo para apoiar você, empreendedor.

 

Ticket e você. Juntos contra a crise.

 

> Quer saber mais sobre Planejamento Estratégico? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img