Blog > Gestão do negócio> Mentoria, conteúdo e aprendizado para atravessar a crise

Mentoria, conteúdo e aprendizado para atravessar a crise

 

Em tempos de crise, encontrar novos modelos e reinventar o próprio negócio se tornaram alguns dos principais desafios do empreendedor. Estamos na iminência de uma nova era, e nesse momento de ruptura, é importante que tenhamos a capacidade de largar o osso das velhas opiniões formadas sobre tudo e abrir espaço para o novo.

A inovação surge de um processo de dor. Ter um bom repertório, principalmente neste contexto, é fundamental. Diante de um mercado cada vez mais dinâmico, o conhecimento adquirido hoje talvez não tenha mais valor amanhã.  Os planos de negócio não possuem mais a mesma validade de outrora. É preciso prototipar e agir com muito mais agilidade.

O aprendizado contínuo nunca se fez tão necessário. O ambiente de trabalho deve fomentar a troca de conhecimento sem restrições – e isso se dá por meio do cultivo de uma forte cultura organizacional. 

Cultura essa que irá prover aos seus colaboradores a capacidade de se reinventarem, além de estarem posicionados estrategicamente para potencializar sua rede de contatos e, assim, consequentemente, gerar troca e repertório. Ouvir a história do outro – e fazer o máximo possível para ajudá-lo direta ou indiretamente – é uma postura mais humana e essencial diante de uma crise. 

É hora de captar o que chamamos de smart money – o dinheiro da capacitação. Participar de eventos – com a comunicação remota, muitos são online -, praticar leituras mais técnicas e fazer cursos diferentes da sua área de atuação são algumas das coisas imprescindíveis para quem quer se reinventar e sair mais forte de um momento de turbulência.

A FGV, por exemplo, liberou 55 cursos grátis que vão desde gestão financeira e marketing a TI; a Escola Virtual da Fundação Bradesco e a Udemy também têm uma série de opções gratuitas para você se atualizar. O Sebrae lançou uma plataforma com orientações focadas no empreendedor, a qual aborda conteúdos de especialistas que dão alguns dos caminhos sobre como ampliar as vendas, atingir os clientes, minimizar impactos e encontrar novas oportunidades durante crises.

Outra iniciativa é a oferta de cursos gratuitos pela Harvard University. Basta fazer uma inscrição em sua plataforma de formação educacional à distância. Os cursos são variados e abordam os temas de Ciências da Computação, Ciências de Dados, Desenvolvimento Educacional e Organizacional, Governo, Leis e Política, História, Matemática, Artes e Design, entre outros.

Planejamento estratégico é sempre um tema sensível. Além da clareza no passo a passo, é preciso ter, ou desenvolver, as habilidades e ferramentas necessárias para tirar tudo do papel e implementar no dia a dia da empresa, principalmente durante uma crise. Se aproximar de pessoas que possam agregar nesse processo pode ser muito enriquecedor. 

Nesse sentido, mentorias são sempre válidas de menção, mas que requer networking e muita vontade de se capacitar. A experiência e o profissionalismo do mentor permitem que o empreendedor enxergue o próprio negócio a partir de uma perspectiva completamente nova. Aumenta o repertório. Contar com a orientação de quem já percorreu aquela estrada é uma vantagem que permite prever desafios e obstáculos, assim como traçar estratégias e encontrar as ferramentas certas para superá-los.

Outro exemplo válido de menção é da Homa Design de Serviços, que está oferecendo uma mentoria de 14 dias, gratuitamente, para que os negócios saibam se reestruturar e se conectar mais eficientemente com seus clientes durante e depois dessa situação provocada pela pandemia do coronavírus.

As palavras de ordem são: vontade, proatividade e ação. Na era da informação, conteúdo é o que não falta, mas ele está pulverizado e necessita que você passe um filtro e preste um pouco mais de atenção. Se capacitar deixou de ser uma necessidade acadêmica, para dar espaço ao maquinário que você precisa para sobreviver em um ambiente altamente incerto e de competição.

Ouça mais, se conecte mais, aprenda mais. Navegue pelo nosso portal! Está cheio de conteúdo para apoiar você, empreendedor.

 

Ticket e você. Juntos contra a crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade