Qual é a base de um planejamento estratégico que funcione? Você precisa analisar o ambiente, por onde vai percorrer, definir metas e agir adequadamente para chegar onde deseja. Gerenciamento e administração de processos, as engrenagens que fazem o motor da sua empresa funcionar.
E isso não é um privilégio das grandes empresas ou de determinados segmentos – qualquer organização necessita de processos. São esses que garantem um certo nível de padrão na repetição. Cartilha de qualidade e possibilidade de escalar.
Quais são os recursos que você precisa e quais são as ações que você irá tomar para alcançar o lugar onde você quer chegar?
Colocar em prática o planejamento estratégico dentro de um prazo e de um padrão estabelecido. Você precisa fazer gerenciamento de processos, para que você tenha controle de como opera. É a partir do momento que você detém esse controle, que você pode repetir e escalar. Pode pensar, primeiro, na manutenção do negócio que você está nutrindo, depois, na extensão e penetração do serviço em novos mercados. O controle sistemático do seu planejamento te garante a capacidade de escolher por onde ir.
Processos tendem a ser criados, desenvolvidos e tomarem proporções que naturalmente necessitam ser otimizados. Por estrutura, por tamanho, por agilidade. No meio de um padrão de escala, é natural que apareçam alguns gargalos e que alguns tipos de correções precisam ser feitas, sejam eles processos envolvendo atendimento ao cliente, sejam eles processos que estão onerosos para sua produção.
Tudo isso te garante a condução da dança. Você fica mais ágil e consegue desempenhar melhor seu trabalho. Seus resultados crescem. Um processo padronizado e otimizado, dentro de um planejamento estratégico, norteia ações para desempenho, sem achismos.
Se por um lado, falamos que chega um momento em que processos precisam ser otimizados, é para que sua padronização esteja em dia. Você entende seus erros e seus acertos, relata, conserta e possui uma capacidade de diminuir o risco de falhas e outros fatores que podem impactar negativamente no seu negócio. Use tecnologia, tenha as ferramentas necessárias para tornar tarefas repetitivas em um processo automatizado e confiável para garantir a segurança de todos os seus dados, constante e consistentemente.
Intervir no momento certo e saber o terreno que você está pisando te possibilita justamente implementar melhorias, o que está intimamente ligado ao processo de otimização. É o que potencializa os seus esforços. É para além de manter uma qualidade padrão, elevá-la. Não só corrigir falhas, mas pegar os acertos e investir mais ainda neles.
As métricas são seu diário de bordo. Pense em todo o caminho que você vai percorrer. Todos os dados, insights e análises que você vai coletar. As métricas vão acompanhar essa jornada te munindo de informações que irão embasar suas decisões. Você não implementa uma melhoria e espera pela sorte que ela dê certo. Você mensura. Você analisa com métricas.
Você pode traçar tudo bonitinho, detalhar elemento por elemento da sua estratégia, mas se você não deixar ela de uma forma objetiva e clara, comunicada direta e expressivamente, de nada vale.
“Ser uma empresa referência”. Como isso se converte em algo perceptível e palpável? Seu objetivo é ter dimensão e a sensação de prazo. Só assim ela se tornará mensurável. Tenha sim uma visão macro, mas ramifique em objetivos menores, que compõem o cenário todo e atuam em diferentes frentes.
Para além do argumento da clareza de quais são de fato suas metas e objetivos, a comunicação é o elo entre mostrar isso ao mundo e recrutar pessoas que comprem sua briga. Comunicar é jogar com as luzes acesas, com todos alinhados dentro da estratégia, acompanhando com transparência e clareza.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.