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Despesas fixas e variáveis: entenda como controlar as finanças do seu negócio!

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Você sabe o que são despesas fixas e variáveis e como elas afetam o seu negócio? Se você é um gestor de negócios que deseja atrair mais clientes, é fundamental que tenha um bom controle das suas finanças. 

E para isso, você precisa entender como as despesas fixas e variáveis impactam o seu fluxo de caixa, o seu lucro e a sua competitividade no mercado.

Neste artigo, explicaremos o que são e como essas despesas atuam dentro de uma empresa e qual a diferença entre as duas. Também daremos exemplos práticos de gastos e como eles podem ser classificados. 

Além disso, vamos mostrar como calculá-las, como conter esses gastos e como garantir o equilíbrio financeiro na sua empresa. Acompanhe!

O que são despesas fixas e variáveis?

Despesas fixas são aquelas que não dependem do volume de produção ou de vendas da empresa. Ou seja, são gastos que ocorrem todos os meses, independentemente do faturamento do negócio. Por exemplo, aluguel, salários, impostos, seguros, etc.

Despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com o volume de produção ou de vendas da empresa. Ou seja, são gastos que aumentam ou diminuem conforme a demanda do mercado. Por exemplo, matéria-prima, comissões, fretes, embalagens, etc.

Leia também: Gestão financeira e tecnologia: aliados inseparáveis!

Quais os exemplos de despesas fixas em uma empresa?

homem sentado em uma mesa de escritório com papéis de gráficos, calculadora e tablet
homem sentado em uma mesa de escritório com papéis de gráficos, calculadora e tablet

As despesas fixas podem ser divididas em dois tipos: administrativas e operacionais. As despesas fixas administrativas são aquelas relacionadas à gestão do negócio, como:

  • Aluguel do escritório;
  • Salários dos funcionários administrativos;
  • Contabilidade;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Material de escritório;
  • Impostos.

As despesas fixas operacionais são aquelas relacionadas à produção ou à prestação do serviço, como:

  • Aluguel da fábrica ou do espaço de trabalho;
  • Salários dos funcionários operacionais;
  • Manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Depreciação de bens;
  • Seguros.

Quais os exemplos de despesas variáveis em uma empresa?

As despesas variáveis também podem ser divididas em dois tipos: diretas e indiretas. As despesas variáveis diretas são aquelas que estão diretamente ligadas ao produto ou serviço vendido, como:

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Etiquetas;
  • Insumos;
  • Mão de obra direta.

As despesas variáveis indiretas são aquelas que estão indiretamente ligadas ao produto ou serviço vendido, mas que dependem do volume de vendas, como:

  • Comissões;
  • Fretes;
  • Impostos sobre vendas;
  • Publicidade;
  • Promoções.

Quais são as principais diferenças entre despesas fixas e variáveis?

A principal diferença entre despesas fixas e variáveis é o grau de dependência em relação ao faturamento da empresa. As despesas fixas não mudam com o aumento ou a diminuição das vendas, enquanto as despesas variáveis sim.

Outra diferença é o impacto no lucro da empresa. As despesas fixas reduzem o lucro bruto (que é a diferença entre o faturamento e o custo dos produtos ou serviços vendidos), enquanto as despesas variáveis reduzem o lucro líquido (que é a diferença entre o lucro bruto e as demais despesas).

Além disso, as despesas fixas tendem a ser mais difíceis de reduzir ou eliminar do que as despesas variáveis. Isso porque as despesas fixas geralmente envolvem contratos de longo prazo ou compromissos legais, enquanto as despesas variáveis podem ser ajustadas conforme a necessidade do negócio.

Como calcular essas despesas?

Para calcular as despesas fixas e variáveis da sua empresa, você precisa identificar e separar cada tipo de gasto que você tem. Uma forma de fazer isso é usar uma planilha de controle financeiro, onde você pode registrar todas as entradas e saídas de dinheiro do seu caixa.

Na planilha, você deve classificar cada despesa como fixa ou variável, e também como administrativa, operacional, direta ou indireta. Assim, você poderá ter uma visão mais clara de onde está gastando o seu dinheiro e quais são os seus custos de produção ou de prestação de serviço. Depois de classificar as despesas, você deve somar os valores de cada categoria. 

Por exemplo, se você tem R$10.000,00 de despesas fixas administrativas, R$5.000,00 de despesas fixas operacionais, R$15.000,00 de despesas variáveis diretas e R$10.000,00 de despesas variáveis indiretas, o seu total de despesas fixas será de R$15.000,00 e o seu total de despesas variáveis será de R$25.000,00.

Para calcular o percentual de cada tipo de despesa em relação ao seu faturamento, você deve dividir o valor da despesa pelo valor da receita e multiplicar por 100. 

Por exemplo, se o seu faturamento foi de R$100.000,00 no mês, o seu percentual de despesas fixas será de 15% (15.000 / 100.000 x 100) e o seu percentual de despesas variáveis será de 25% (25.000 / 100.000 x 100).

Como conter essas despesas?

Para conter as suas despesas fixas e variáveis, você deve analisar cada uma delas e verificar se há possibilidade de redução ou eliminação. Algumas dicas para fazer isso são:

  • Renegociar contratos de aluguel, energia elétrica, telefone, internet, etc;
  • Buscar fornecedores mais baratos ou alternativos para a sua matéria-prima, embalagens, insumos, etc;
  • Reduzir ou otimizar o uso de recursos como água, energia elétrica, papel, etc;
  • Revisar a sua política de comissões e incentivos para os seus vendedores;
  • Avaliar a necessidade e a eficiência das suas campanhas de publicidade e promoções;;
  • Terceirizar ou automatizar alguns processos da sua empresa;
  • Investir em treinamento e capacitação dos seus funcionários para aumentar a produtividade e a qualidade do seu produto ou serviço.

Leia também: Inovação como processo: adotando benefícios corporativos.

Como garantir o equilíbrio financeiro na sua empresa?

empresário utiliza uma calculadora enquanto escreve em uma planilha de papel. 

Para garantir o equilíbrio financeiro na sua empresa, você deve ter um bom planejamento financeiro e um controle rigoroso das suas receitas e despesas. Além disso, você deve buscar aumentar o seu faturamento e o seu lucro, sem comprometer a qualidade do seu produto ou serviço. Algumas estratégias para fazer isso são:

  • Fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as necessidades e as preferências dos seus clientes;
  • Oferecer um diferencial competitivo que agregue valor ao seu produto ou serviço;
  • Fidelizar os seus clientes com um bom atendimento e um pós-venda eficiente;
  • Ampliar o seu mix de produtos ou serviços para atender a diferentes segmentos do mercado;
  • Buscar novos canais de distribuição ou vendas para alcançar mais clientes;
  • Aproveitar as oportunidades sazonais ou as tendências do mercado para lançar novas ofertas ou promoções.

Conclusão

As despesas fixas e variáveis são dois tipos de gastos que toda empresa tem e que devem ser bem controlados para garantir a saúde financeira do negócio. Neste artigo, explicamos o que são essas despesas, quais são as principais diferenças entre elas, como calculá-las e como contê-las.

Também mostramos como garantir o equilíbrio financeiro na sua empresa, aumentando o seu faturamento e o seu lucro. Esperamos que essas informações sejam úteis para você gerenciar melhor as suas finanças e atrair mais clientes para o seu negócio.

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