Contato Atendimento Ticket Edenred

Gestão horizontal: o que é e quais são os benefícios para sua empresa

O que é gestão horizontal e contribuição para a empresa

Compartilhe

 

Que saber mais sobre gestão horizontal? Então, você veio ao lugar certo.

Primeiramente, é importante compreender que uma estrutura organizacional definida é fundamental para o funcionamento da empresa. Afinal, ela permite a manutenção saudável da relação entre departamentos, cargos e colaboradores.

No entanto, para que isso aconteça, o ponto de partida é uma gestão eficiente. E seja numa empresa tradicional ou mais disruptiva, o modelo de gerenciamento ideal é aquele que promove o desenvolvimento dos funcionários. 

Nesse sentido, existem duas principais possibilidades de definir a estrutura organizacional a partir de uma gestão que aprimore a atuação do time: a gestão vertical e a gestão horizontal. 

Na primeira, existe um organograma fixo, pouco moldável e que se caracteriza por cargos bem definidos que respondem a uma liderança estruturada.

Já no caso a gestão horizontal, existe uma maior autonomia e os trabalhos normalmente se organizam em grupos que respondem a um mesmo gerente.

E é sobre esse segundo modelo de gestão que iremos conversar, entendendo suas principais características, potenciais e benefícios. Confira!

 

Gestão e organização horizontal: características 

 

Hierarquia e relações de cargos

 

Para começar a entender o que é gestão horizontal e como ela funciona, é necessário conhecer um conceito base em todos os modelos de gestão e estruturação de empresas: a hierarquia. 

Segundo a definição clássica da palavra, hierarquia nada mais é do que a ordem existente dentro de um contexto, priorizando determinados membros, poderes e categorias.

É a forma mais comum de classificação de indivíduos dentro de um grupo, definindo atribuições, responsabilidades e relação entre superiores e subordinados. Entendido este primeiro conceito começamos a esclarecer a gestão horizontal.

Nessa estrutura organizacional a hierarquia deixa de ser o centro que move as relações de trabalho. Aqui, ela dá lugar para a gestão de processos de negócio – que explicamos no próximo tópico.

 

Novas práticas e inovação

 

Com a queda do protagonismo da hierarquia, foi necessário entender e estruturar uma nova forma funcional e efetiva para o desenvolvimento do trabalho e das relações dos envolvidos com a operacionalização da empresa.

Eis que surgiu a gestão horizontal, baseada principalmente na divisão das responsabilidades, na autonomia das áreas e de seus profissionais e na ampliação de detentores do poder de decisão sobre as questões organizacionais. Com ela, chefes e gerentes são substituídos por donos de processos e de atividades específicas.

Além disso, esse modelo de gestão é caracterizado por outras dinâmicas, como: flexibilidade de operações, maior comunicação entre as áreas da empresas e formação de grupos autônomos e interdisciplinares.

A adesão a esse tipo de gestão contribui para um desenvolvimento mais dinâmico e democrático. Confira a seguir como aproveitar as oportunidades e benefícios da gestão horizontal.

 

Gestão horizontal: como ela beneficia sua empresa? 

Continuamente, gestores buscam por práticas que tragam resultados rápidos e positivos para o negócio. E aperfeiçoar a cultura organizacional é um caminho eficiente, já que ela permite que funcionários se sintam parte do desenvolvimento da empresa.

E essa cultura mais produtiva pode ser conquistada por meio da gestão horizontal. De um modo geral, ela permite um modelo de estrutura organizacional mais participativo e igualitário, o que resulta em melhores entregas e consequentemente melhores resultados. Vamos ver esses benefícios com mais detalhes? Acompanhe.

 

Melhor clima organizacional 

 

Ter funcionários engajados e participativos é o desejo de muitas organizações. Porém, em empresas com estruturas fixas onde há pouca possibilidade de colaboração e integração entre as áreas e seus integrantes, é difícil de ofertar novos papéis que gerem maior colaboração e desenvolvimento de potenciais, reduzindo cada funcionário a sua função específica.

Já o colaborador que encontra a possibilidade de ser reconhecido e de se desenvolver tem outra visão da empresa e de seus gerentes, identificando-se com o propósito da organização e participando ativamente da busca pelos objetivos dela

Criar uma gestão organizacional horizontal contribui para que todas as partes envolvidas no processo de construção e operacionalização sejam ouvidas e validadas, não ficando isoladas e reduzidas a seus trabalhos – mas, ao contrário:  entendendo e participando de todos os processos da empresa.

 

Melhores soluções

 

Vivenciar o dia a dia do trabalho contribui para que cada setor consiga identificar as principais demandas e possíveis soluções para questões que, isoladamente, os gerentes muitas vezes não conseguem perceber.

Ou seja: devido à autonomia que a gestão horizontal proporciona, os funcionários conseguem entregar soluções mais eficientes para a empresa. Afinal, além de estarem focados no desenvolvimento de suas atividades, eles têm a visão do contexto global da companhia.

 

Agilidade do trabalho 

 

Nesse mesmo sentido, outro benefício que a gestão horizontal traz para as empresas é a agilidade do trabalho.

Com a redução de burocracias e barreiras entre setores, os funcionários alcançam mais interação entre as áreas, entendendo e participando da produção de outros departamentos.

Como resultado, é possível identificar as prioridades de cada setor e em como eles podem se ajudar – o que permite entregas melhores e mais rápidas.

 

Redução de custos 

 

Outro grande benefício é a redução de custos. Com a gestão horizontal, novas possibilidades surgem para que funcionários desenvolvam liderança e assumam papéis, antes designados a vários gerentes.

Inserindo uma cultura de gestão participativa, a empresa reduz a necessidade de contratar vários profissionais responsáveis apenas pelo gerenciamento – principalmente, porque com ela cada funcionário tem a possibilidade de tomar decisões e desenvolver responsabilidades estratégicas.

Além disso, esse modelo de gestão oferece redução de custos pela maior integração entre os setores – integração que, além da agilidade mencionada no tópico anterior, contribui para maior produtividade e redução de falhas operacionais. Ou seja, menos desperdício.

Leia também: A relevância da gestão de pessoas para uma estratégia organizacional

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img