A história do trabalho consiste em uma série de movimentos e rupturas. Estamos à beira de uma: profissionais que ralam para manter seus negócios vivos e no final do dia se perguntam: “para que tudo isso”? Nesse contexto de questionamento apareceu o conceito de gestão por propósito.
Se o professor prepara cidadãos, o que faz um pedreiro que constrói uma catedral? Constrói um prédio? Ou colabora com a fé no mundo?
Mais do que criar e vocalizar para o mundo seu propósito, o importante é cultivá-lo. Planta que fica sem água padece. Por isso compartilhar histórias e as boas experiências colabora para a perenidade desse modelo de gestão.
Todo mundo precisa estar alinhado. Assim cada um sabe da relevância daquilo que realiza, indo além do simples bater meta. Com um significado maior, profissionais permanecem firmes mesmo nos momentos de crise. Cada um que se identifica com o propósito dá o algo a mais.
O indivíduo precisa se tornar menor do que o coletivo e todos precisam pensar a longo prazo. No final, a situação se paga. Ter um objetivo claro, um manifesto de propósito, une todo mundo no mesmo barco a remar na mesma direção.
Isso tudo em vias internas. Externamente, propósito e união significa se livrar da ideia de disputa e concorrência e buscar alternativas com outras pessoas ou marcas para tornar o mundo em um lugar melhor. No caso da pandemia do coronavírus, vemos uma explosão de casos do tipo.
Um exemplo é o “Diamantes na Cozinha”. O projeto social do chef João Diamante já existe há bastante tempo e busca utilizar gastronomia como ferramenta de transformação. No período de isolamento, a ideia é arrecadar estoques de estabelecimentos que não conseguirão utilizar e distribuir em comunidades carentes.
Em busca de oferecer uma alternativa a comerciantes que estarão fechados ao público durante a quarentena, a fintech brasileira EBANX lançou o “EBANX Beep”, uma funcionalidade que comporta a venda de vouchers para produtos e serviços, de modo a proporcionar uma forma rápida de lojistas venderem online. Pequenos comércios e profissionais autônomos, como personal trainers, manicures, diaristas e confeiteiros podem comercializar os vales e definir a troca deles por suas ofertas, bem como as datas para a permuta.
Outro exemplo é o projeto “Apoie um Restaurante”, criado pela Stella Artois e apoiado pela Nestlé e Nespresso, oferece a compra de vouchers por metade de preço, para serem usados quando o restaurante voltar a funcionar normalmente. O restaurante recebe o valor integral do voucher no dia seguinte da compra.
O movimento “Brinde do Bem”, criado pelo Grupo Heineken, auxilia bares a manter empregos, pagamentos e salários em dia. Através da plataforma, você doa para manter o estabelecimento em dia, sendo que o valor é revertido em consumação após o período de isolamento.
A ideia é colaborar. Ajudar um ao outro. Ter um propósito interno e externalizá-lo para tornar a sociedade um ambiente digno de boas ações à quem mais necessita, sobretudo, nos momentos de crise.
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