A síndrome do impostor é um fenômeno psicológico que afeta muitas pessoas no ambiente de trabalho. Apesar de frequentemente passar despercebida, essa condição pode causar um impacto significativo na produtividade, na autoestima e no bem-estar dos colaboradores.
Neste artigo, exploraremos o que é a síndrome do impostor, quais são seus sintomas, as suas causas, as consequências na vida dos colaboradores e da empresa e como lidar com ela, tanto do ponto de vista de quem sofre desse mal quanto do departamento de Recursos Humanos. Acompanhe!
A síndrome do impostor foi descrita pela primeira vez em 1978 pelas psicólogas estadunidenses Pauline Clance e Suzanne Imes, que observaram que muitas mulheres bem-sucedidas se sentiam incapazes de reconhecer suas habilidades e se consideravam impostoras em seus ambientes profissionais. Elas definiram o fenômeno como “a experiência de fingir ter habilidade ou competência acima da realidade percebida pelo indivíduo”.
Desde então, vários estudos mostraram que a síndrome do impostor não afeta apenas mulheres, como também homens, e que pode ocorrer em diferentes contextos: na academia, no trabalho, na família ou na sociedade. Estima-se que cerca de 70% das pessoas já experimentaram algum episódio de síndrome do impostor em algum momento da vida.
A síndrome do impostor não é considerada um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas sim um fenômeno psicossocial que pode estar relacionado a outros problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, perfeccionismo e baixa autoestima.
Os sintomas da síndrome do impostor podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns são:
Saiba mais: O que é síndrome de burnout? Entenda sintomas e prevenção
Não há uma causa única para a síndrome do impostor, mas uma combinação de fatores individuais e ambientais que podem contribuir para o seu surgimento. Alguns desses fatores são:
A síndrome do impostor pode trazer diversas consequências negativas para a vida pessoal e profissional de quem sofre com ela. Algumas dessas consequências são:
A síndrome do impostor pode ser superada com a ajuda de profissionais da saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, que estão aptos a oferecer um diagnóstico adequado e um tratamento personalizado. Ele pode envolver terapia individual ou em grupo, técnicas de relaxamento, medicação (se necessário) e orientação vocacional.
Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar as pessoas que sofrem da síndrome do impostor a lidarem melhor com esse problema no dia a dia. Veja algumas delas.
Perceba quando você está se sentindo uma fraude ou um impostor e tente identificar quais são os gatilhos ou as situações que provocam esses sentimentos. Em vez de negá-los ou reprimi-los, aceite-os como parte da sua experiência humana, e lembre-se de que eles não definem quem você é ou o que você pode fazer.
Questione as crenças negativas ou irracionais que você tem sobre si mesmo e sobre as suas capacidades. Em vez de se comparar com os outros ou de se cobrar perfeição, foque nas suas qualidades, nos seus talentos e nas suas conquistas. Em vez de atribuir o seu sucesso à sorte ou à ajuda dos outros, reconheça o seu esforço, o seu estudo e a sua dedicação.
Converse com pessoas de confiança sobre os seus sentimentos e os seus desafios. Você pode descobrir que elas passam pelo mesmo problema que você, e que você não está sozinho nessa luta. Você também pode receber apoio, incentivo e feedbacks positivos das pessoas que admiram o seu trabalho e o seu potencial.
Invista na sua formação profissional e pessoal buscando cursos, livros, palestras, workshops ou outras fontes de conhecimento que possam ampliar os seus horizontes e as suas habilidades. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e de experimentar novas coisas. Aprenda com os seus erros e celebre os seus acertos.
O RH da empresa pode ajudar os colaboradores que sofrem da síndrome do impostor de várias formas, como:
Com essas ações, o RH da empresa pode contribuir para a prevenção e o combate à síndrome do impostor, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador para todos.
Saiba mais: Trabalho em equipe: vantagens e dicas especiais.
A síndrome do impostor é um desafio comum no ambiente de trabalho, mas é possível superá-la com autocompaixão, apoio e mudança de mentalidade. Tanto colaboradores quanto o departamento de RH desempenham um papel fundamental para a superação dessa síndrome, criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos.
Gostou deste conteúdo? Então conheça a Ticket: os melhores benefícios para você e sua equipe estarem sempre motivados! Vem ser Ticket!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.