Que o ser humano é criativo não é novidade para ninguém. Uns podem ser mais que outros, mas todos nós sempre buscamos soluções para melhorar o nosso cotidiano. E não é de hoje que pessoas ao redor do planeta se reúnem para discutir formas de pôr em prática ideias inovadoras ou mirabolantes para tornar a vida humana mais fácil e garantir a sustentabilidade.
Aliás, esse foi o tema do fórum presidido pelo Atlantic Council em 2013, na cidade de Washington, nos Estados Unidos, que mostrou que soluções para antigos e novos problemas são encontradas todos os dias. A criatividade vai longe e as inovações são diversas, como um aparelho em formato de bonsai que absorve luz para carregar eletrônicos ou um gerador de energia elétrica movido a urina!
Iniciativas como essas mostram que o desenvolvimento tecnológico tem um papel fundamental para a promoção da sustentabilidade.
A simples mudança para luzes, painéis e tecnologias LED provoca a diminuição do consumo de energia. Além disso, esses produtos têm uma vida útil muito mais longa, em comparação com luzes incandescentes. O LED utiliza dez vezes menos energia, economizando até 90% no valor da conta de luz.
Na mesma onda de economia vêm os painéis solares. Existe uma variedade de opções de instalações deles em casas, estabelecimentos comerciais e até indústrias. Em pouco tempo, é possível recuperar todo o dinheiro investido e aproveitar uma conta de energia elétrica baixíssima.
As tecnologias limpas podem ser compreendidas como novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético do ciclo produtivo.
Energia eólica, solar, biomassa, maremotriz e biocombustível, entre outras, são exemplos pilares dessa ecotecnologia na área energética. E o melhor é que tecnologias limpas não se esgotam! Mesmo com uso constante, são infinitas, ao contrário do petróleo e do carvão, que acabarão um dia.
Um dos grandes problemas atuais nos centros urbanos é a questão do saneamento básico. Estudos internacionais mostram que a carência de água potável representa uma ameaça para a saúde e para o meio ambiente. Com isso, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de água e esgoto para atender às populações mais pobres e garantir a sustentabilidade.
As águas da chuva, de torneiras e chuveiros podem ser reutilizadas. Claro que isso requer uma mudança nos encanamentos do imóvel; porém, a contrapartida será uma grande economia de água, que é reaproveitada e direcionada para descargas, torneiras de pias e jardins.
A drenagem sustentável é outra inovação que visa possibilitar e facilitar a penetração da água da chuva no solo por meio de técnicas capazes de diminuir o volume das enxurradas, retardando o tempo de pico e tratando parte da poluição difusa.
Exemplos como esses são alentos em meio a tantos casos de uso indevido e deliberado dos recursos naturais. Adotar hábitos simples de consumo consciente e contar com o auxílio da tecnologia para uma vida sustentável é o caminho para o futuro.
Optar por serviços de empresas que se preocupam com o meio ambiente também é uma forma de proteger o planeta.
Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todos os nossos posts sobre sustentabilidade!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.