O que é reserva de emergência e como montar a sua!
Os gastos extras sempre aparecem em determinados momentos da nossa vida, mas você pode proteger seu orçamento. Saiba como!
08 setembro, 2023
Você já passou por alguma situação assim? Todos os gastos controlados, mês fechando redondinho e, de repente, acontece algo que vira suas contas do avesso. Por exemplo: um vazamento na cozinha, um conserto no carro, na moto etc.
A reserva de emergência tem como finalidade cobrir essas despesas inesperadas, que geralmente são urgentes e prejudicam bastante a saúde financeira. É um dinheiro que você deixa guardado para proteger seu orçamento.
Saiba como fazer a sua reserva!
Montar um fundo de reserva exige tempo e determinação. A primeira coisa a fazer é montar uma planilha detalhada com seus gastos mensais. Observe seu orçamento e não espere o mês terminar para você guardar o que restar, porque é difícil sobrar. Planejadores financeiros recomendam guardar mensalmente 5% a 10% da sua renda logo que receber seu salário, mas tudo depende do seu momento, da sua realidade. Estabeleça uma meta e comece o quanto antes.
No início, guarde este dinheiro em uma conta poupança e só utilize se realmente precisar muito. Dessa forma, terá começado a sua reserva de emergência: um fundo que serve para cobrir gastos extras, caso ocorram, protegendo seu bolso e preservando o seu planejamento financeiro. Experimente!
Reforce sua reserva
Para reforçar sua reserva de emergência, tenha em mente a importância de rever sempre que possível a sua meta de poupança:
- mantenha sua planilha de orçamento atualizada, buscando reduzir alguns gastos e revendo prioridades, para que possa guardar mais dinheiro;
- observe no seu orçamento os meses em que recebe alguma renda extra, para reforçar suas reservas.
Confira sempre as nossas dicas e cuide bem do seu planejamento financeiro!