Política de Privacidade

A Ticket Serviços S.A., CNPJ 47.866.934/0001-74, sediada à Avenida Ruth Cardoso, n. 7.815, Pinheiros, São Paulo – SP, CEP 06455-020 (“TICKET”) tem um compromisso com a privacidade e com a proteção de dados pessoais.

Por isso, desenvolvemos esta Política de Privacidade, esclarecendo como dados pessoais são tratados e protegidos pela Ticket, bem como as escolhas em relação à coleta e uso de dados pessoais, seja durante o uso de nossos Sites, de nossas Soluções ou Serviços ou seus contatos conosco.

Certos produtos, aplicativos, serviços ou promoções podem ter políticas ou termos de privacidade independentes, apresentadas em seus próprios websites, como o Programa Paixão pelos Clientes. Na eventualidade de qualquer diferença entre os termos específicos e esta Política, os termos específicos devem prevalecer.

Quais dados pessoais são tratados pela Ticket?

Para exercer suas atividades, a Ticket coleta e trata diversos tipos de dados relacionados a seus Clientes, Estabelecimentos, Parceiros, representantes, visitantes e Usuários.

  • Dados para a relação comercial: as informações (como nome dos responsáveis legais, cargo, CPF, RG, data de nascimento, e-mail e telefone de contato, serviços subscritos, detalhes do pedido (incluindo o endereço de entrega) comunicados à Ticket pelo Cliente ou Comerciante.
  • Dados cadastrais representantes legais: nome, endereço, número de identidade, data de nascimento, CPF, cidade de nascimento, telefone celular, e-mail;
  • Dados profissionais: local de trabalho, matrícula e ocupação e faixa salarial;
  • Dados relacionados aos Usuários/Beneficiários: os dados fornecidos pelos Clientes (nome completo, data de nascimento, CPF e endereço comercial) e os dados inseridos pelo Usuário durante seu cadastro e uso dos Serviços, incluindo suas transações;
  • Dados de Candidatos: dados enviados proativamente por pessoas que decidam se candidatar à uma vaga na Ticket, o que deverá ocorrer através de canal específico para isso;
  • Dados Comerciais: informações e contatos profissionais para fins de prospecção comercial, como nome completo, CPF, data de nascimento, ocupação, telefone e e-mail.
  • Dados relacionados ao Suporte: dados gerados pela chamada de nosso Atendimento, inclusive através das interações com a EVA (Assistente Virtual da Ticket), bem como gravação do Atendimento com o objetivo de garantir a qualidade do serviço;
  • Dados de contato: que auxiliem a TICKET a contatar os Usuários de seus serviços, como seu número de telefone, celular e e-mail;
  • Dados de Uso de Sites e Aplicações: como preferências, frequência e intensidade de uso dos Serviços, visitas, endereço de IP, registros de conexão e, inclusive, de localização geográfica dos Usuários, mediante sua permissão expressa.

Por que e para qual finalidade tratamos dados pessoais? 

Para exercer suas atividades, a Ticket trata dados pessoais pelas seguintes razões:

  • prestar serviços e cumprir nossas obrigações contratuais;
  • atender solicitações e dúvidas e prover Atendimento;
  • cumprir obrigações legais junto a Secretaria do Trabalho, Secretaria Especial da Cultura e cumprir outras obrigações previstas expressamente em Leis e regulamentos;
  • gerar pedidos de benefícios (Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Cultura e Ticket Transporte, Ticket Saúde, Ticket Alimentação Natal, Cartão RH Alimentação, Cartão RH Restaurante, Ticket Flex, Crédito Inteligente, Ticket Rota);
  • viabilizar o acesso aos canais digitais da TICKET para autosserviço;
  • viabilizar vendas dos produtos TICKET para pessoas físicas pelos canais de e-commerce;
  • gerir e aprimorar nosso relacionamento comercial com Clientes, Estabelecimentos, Parceiros e Usuários;
  • criar e gerir as contas em nossas aplicações;
  • manter e atualizar periodicamente os dados da base cadastral de Usuários;
  • enviar notificações (e-mails, notificação push, SMS, WhatsApp, entre outros);
  • ofertar produtos e serviços de forma mais personalizada para os Usuários;
  • aprimorar os Sites e Aplicativos em termos de efetividade e de utilização prática pelo Usuário;
  • pesquisas de satisfação e estudos;
  • analisar erros ou falhas em operações por meio da verificação dos serviços;
  • monitorar o atendimento;
  • promover as atividades da TICKET por meio de ações de marketing e promoções comerciais, respeitadas as autorizações legais.
  • cumprir nossas obrigações legais ou para permitir que nossos Clientes, Estabelecimentos ou Parceiros cumpram suas obrigações legais e defendam nossos interesses ou de nossos Clientes ou Parceiros em caso de litígio ou ação judicial.

Em relação ao nosso website, em geral, você pode navegar sem fornecer qualquer dado que permita identificá-lo. No entanto, alguns Serviços são reservados para Clientes, Estabelecimentos, Parceiros e/ou Usuários previamente identificados e/ou logados. Além disso, a Ticket precisará coletar dados pessoais relativos aos usuários dos Sites nos casos de gerenciamento de contatos de usuários em relação a perguntas, solicitações ou assistência técnica ou reclamações; gerenciamento de solicitações de informações de produtos e orçamentos, bem como gerenciamento de Segurança de Sites e Serviços.

Note que alguns serviços, eventos ou promoções poderão ser oferecidos por meio de parcerias (como organizar uma ação promocional). Se os dados também forem coletados por terceiros, avisaremos quando você se registrar. Neste caso, é recomendado que você também leia as práticas de proteção de dados desses terceiros.

Os dados são sempre tratados de forma legítima, com base nas seguintes hipóteses legais que autorizam tratamento de dados, em especial:

  • Consentimento – utilizamos o consentimento para legitimar o tratamento de dados de processos que o titular dos dados pode optar que sejam realizados ou não, por exemplo, participação e inscrição em sorteios, promoções ou eventos, ou, ainda, quando você optar por receber avisos através da EVA.
  • Cumprimento de obrigação Legal ou regulatória – Usamos esta base legal para atender a determinações legais, por exemplo, realizar reportes às autoridades competentes.
  • Execução de Contratos – utilizamos a base legal de execução de contratos para os processos relacionados com a venda de produtos, emissão de faturas, gestão da conta do usuário, dentre outros.
  • Exercício Regular de Direitos – utilizamos esta base legal para exercer a representação em discussões judiciais e administrativas.
  • Legítimo Interesse – Utilizamos esta base sempre que houver um legítimo interesse e não infringirmos seus direitos e liberdades fundamentais, por exemplo, quando realizamos pesquisas de satisfação e campanhas de marketing, ou, ainda, quando requisitamos dados cadastrais para prevenir fraudes.
  • Proteção do Crédito – utilizamos esta base legal para o tratamento de dados associado à avaliação de crédito e cobranças.

Cookies em websites e aplicações

Podemos utilizar cookies, que possibilitam o armazenamento de preferências e informações do Usuário a fim de permitir funcionalidades do website, tornar a navegação no site mais interativa ou para obtenção de informações estatísticas e análises do tráfego e uso do site.

Os cookies podem ser ajustados nas configurações de navegador para serem desabilitados ou deletados. Mesmo assim, a Ticket fornece um Painel de Preferências de Cookies, localizado na página inicial do website da Ticket, com a possibilidade de o Usuário ajustar as configurações.

Quanto tempo os dados pessoais são mantidos pela Ticket?

A Ticket armazena dados pessoais apenas pelo tempo necessário para atingir as finalidades para as quais foram coletados, observados eventuais prazos legais e necessidade de potenciais defesas em processos.

Em alguns casos, podemos reter certos dados pessoais mesmo após o término dos Serviços, por obrigação contratual com nossos Clientes ou por obrigação legal ou problema como a existência de uma reclamação ou uma disputa não resolvida com um usuário ou cliente. Neste caso, os dados necessários para resolver o problema ou a disputa serão retidos enquanto a disputa durar dentro dos limites das regras aplicáveis sobre a prescrição.

A Ticket poderá utilizar dados anonimizados (ou seja, de maneira desassociada a qualquer elemento que permita identificar uma pessoa) para fins de estudo e estatísticos.  

Com quem compartilhamos seus dados? 

Como parte do uso de nossos produtos e serviços, algumas de suas informações são repassadas aos nossos provedores e subcontratados envolvidos na prestação do serviço dentro dos limites necessários, por exemplo, embossadoras do cartão, empresas de impressão, confecção de cartão e de entrega, fornecedores de softwares, empresas responsáveis por campanha de marketing, pesquisas de satisfação ou TI, bureaus de crédito e de prevenção de fraudes e/ou consultores. Alguns desses serviços podem ser prestados por outras entidades do Grupo Edenred.

Com algumas exceções, os dados pessoais sobre Clientes, Estabelecimentos, Parceiros e Usuários poderão ser compartilhados entre as entidades do Grupo Edenred Brasil para fins de gestão centralizada e relacionamento, estudo, análise e segmentação, bem como para fins comerciais. Também poderemos precisar compartilhar dados pessoais com advogados e consultores externos em caso de eventuais conflitos e disputas judiciais, ou com terceiros, como contadores, empresas de cobrança de dívidas, responsáveis pela cobrança de dívidas não pagas.

Os dados sobre você também podem ser compartilhados em casos não descritos acima com o seu consentimento ou quando somos obrigados a fazê-lo por autoridades e/ou leis aplicáveis. Por exemplo, em relação ao seu consentimento, quando você usa botões sociais ou entra em sua conta no Site usando os módulos de conexão gerenciados por essas redes sociais, seus dados de identificação são compartilhados automaticamente com essas redes sociais.

Em caso de fusões, aquisições e outras operações societárias, os dados pessoais poderão ser repassados ao comprador para que este garanta a continuidade dos Serviços e demais atividades aplicáveis.

Em geral os dados pessoais não são compartilhados para fora do Brasil, mas, em alguns casos, poderemos hospedar informações no exterior ou compartilhar dados com entidades do Grupo Edenred localizadas fora do país para fins de reporte. Neste caso, garantiremos as proteções e salvaguardas necessárias por lei e boas práticas de compartilhamento.

Como protegemos seus dados pessoais? 

Os dados pessoais tratados pela Ticket são protegidos por medidas técnicas (como firewalls) e organizacionais (como políticas internas, acessos restritos de acordo com as necessidades operacionais, compromissos subcontratados, auditorias e controles) de acordo com os requisitos legais e regulatórios para evitar o uso indevido, divulgação ilegal ou acidental, perda ou alteração de seus dados.

Considerando seu compromisso com o tema, a Ticket gostaria de lembrar você que a segurança de seus dados pessoais também depende de seguir boas práticas de segurança e gerenciamento de senhas. Assim, se você acha que alguém pode ter acessado sua senha, que é de uso pessoal e intransferível, altere-a imediatamente fazendo login em sua conta e alterando as configurações de Preferências.

Quais são e como exercer meus direitos em relação aos meus dados pessoais? 

Os titulares de dados possuem diversos direitos em relação aos seus dados pessoais:

  • Confirmação e acesso: você tem o direito de saber se temos dados seus e ter acesso aos seus dados pessoais sob nosso controle. Note que se você é um Cliente, um Estabelecimento, Parceiro ou Usuário final, você tem a possibilidade de acessar diretamente os dados em sua conta online, incluindo seu histórico de seus pedidos ou transações fazendo login em sua conta.
  • Correção: você tem o direito (e a responsabilidade) de atualização ou alteração dos seus dados pessoais desatualizados, incompletos ou incorretos. Se tiver uma conta online, você poderá corrigir ou modificar dados relacionados à cadastro e acesso ao APP diretamente em sua área logada. Os demais dados poderão ser alterados via Central de Atendimento através de solicitação do Usuário ou do Cliente.
  • Portabilidade: quando regulamentado o direito de portabilidade pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá pedir que os dados pessoais sob nosso controle sejam transferidos a outro prestador de serviço.
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação: Sob as condições estabelecidas na lei aplicável, você tem o direito de solicitar que os dados pessoais excessivos, necessários ou tratados de forma inadequada sejam bloqueados, eliminados ou anonimizados. Note que esse direito só se aplica nesses casos e não de forma ampla.
  • Revogação e informação sobre revogação de consentimento: você tem o direito de revogar o seu consentimento (somente nos casos em que usamos seus dados com base em consentimento) e saber sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as consequências da negativa. Se você é um Usuário, você pode revogar a qualquer momento o seu consentimento no APP Ticket Usuário.
  • Decisões automatizadas: Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses.
  • Reclamação para a Autoridade: você também pode enviar reclamações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, mas estamos à disposição se quiser falar conosco.

Nos esforçamos para responder ao seu pedido o mais rápido possível, com prazo máximo de 15 dias. Note que os direitos não são absolutos, de modo que a Ticket poderá se ver eventualmente impedida de atender à solicitação em virtude de disposição de lei, segredo comercial ou dificuldade de confirmação da identidade do requisitante. Por exemplo, se você nos pedir para excluir seus dados, é importante que saiba que pode ser necessário que a Ticket mantenha certos dados quando exigido ou autorizado por lei, caso tenhamos uma razão legítima para fazê-lo, como o exercício ou defesa de direitos em processos. Nesse caso, lhe informaremos sobre esse eventual impedimento de maneira justificada.

Aqueles que não desejarem receber contatos da Ticket, quiserem exercer um dos direitos acima ou tenham qualquer dúvida sobre essa Política, ou sobre as práticas de proteção de dados pessoais das empresas da Ticket, podem contatar nossa Encarregada de Proteção de Dados Pessoais, Aline Fachinetti ou com nosso Departamento de Proteção de Dados Pessoais através do formulário de solicitações LGPD.

Ao receber uma solicitação, podemos precisar confirmar a identidade do requisitante ou dos poderes de representação do seu representante legal, de modo a assegurar a segurança e a proteção de dados pessoais, evitando compartilhamentos indevidos ou fraudes.

Fale conosco sobre privacidade e sobre a proteção de seus dados

Se você tiver alguma dúvida sobre essa política de proteção de dados ou qualquer solicitação envolvendo seus dados pessoais, você pode entrar em contato com nossa encarregada de proteção de dados pessoais, Aline Fachinetti ou com nosso Departamento de Proteção de Dados Pessoais através do formulário de solicitações LGPD disponível no website da Ticket.

Note que solicitações envolvendo outros temas, como atendimento ao cliente e suporte técnico, devem ser direcionadas diretamente aos Canais oficiais de Atendimento Ticket, disponíveis em https://www.ticket.com.br/fale-conosco.

Atualizações desta política

Importante: Podemos mudar essa política de tempos em tempos para refletirmos as melhorias contínuas em nossas práticas, para sermos cada vez mais transparentes ou para garantirmos o cumprimento das regulamentações. Caso mudanças relevantes sejam realizadas, informaremos via e-mail ou através da conta.

Versão atualizada em 30/07/2021