Se você quer saber o que é Marketing e como utilizar o Marketing Digital a favor da sua empresa, veio ao lugar certo. Preparamos este miniguia com os principais conceitos e três dicas fundamentais para aplicar no seu negócio.
Confira!
Antes de mais nada, é importante entender que Marketing é um amplo objeto de estudo. Por isso, seu conceito é bastante abrangente e pode até ser um pouco complexo. Mas, resumidamente, Marketing é um conjunto de ações e estratégias que visa descobrir o que as pessoas precisam e atender a essa demanda.
Na prática, Marketing engloba as ações que uma empresa desenvolve para conhecer o consumidor, criar produtos e serviços que atendam suas necessidades, manter um bom relacionamento com o cliente e fortalecer a marca.
Portanto, mais do que vender e lucrar, o Marketing ajuda o negócio a estabelecer uma saudável relação de troca com o público.
Aqui, entra o Marketing Digital – ele é uma parte do Marketing. Significa o leque de ações executadas em meios digitais e online para atrair, converter e estabelecer relação com o cliente.
Leia também: 5 formas simples de ser mais produtivo no dia a dia
Com a internet à disposição do mercado, é fundamental usar as plataformas online a favor do negócio. Aqui, entram as ações de Marketing Digital que sua pequena e média empresa pode executar. Veja.
O Inbound Marketing faz parte do Marketing Digital e, resumidamente, trata-se de conteúdo informativo e relevante para atrair e converter pessoas.
Em outras palavras, significa falar com seu público sobre assuntos que interessam para ele. É como uma troca: você dá uma dica e, em contrapartida, ele lembra da sua marca na hora de comprar. Além disso, o conteúdo é uma porta de entrada para apresentar seus produtos, serviços e diferenciais.
Falando nisso, o conteúdo pode ser em formato de texto, imagem, áudio e até vídeo. Você pode postar nas redes sociais, mas é recomendável utilizar uma plataforma própria – como o seu site ou blog – para divulgar o material completo.
As redes sociais são perfeitas para divulgar conteúdos que você coloca no seu site, além de promoções e propaganda. Também é uma plataforma interessante para estabelecer contato com consumidores.
Aqui, vale lembrar que é fundamental entender qual rede social que seu público mais utiliza. De um modo geral, é interessante estar presente em todas as principais plataformas, já que é comum que as pessoas tenham um comportamento migratório de rede para rede, com o passar do tempo.
Mas entender em qual canal o seu cliente mais interage é importante porque ali você pode concentrar seus investimentos em publicidade. O que nos leva à próxima dica.
Hoje em dia, anunciar a marca não é mais uma ação reservada apenas para empresas com orçamentos robustos. Graças aos espaços na internet, médias, pequenas e até microempresas podem anunciar com investimentos baixos.
No Facebook e Instagram, por exemplo, é possível criar posts para patrocinar e ainda escolher o objetivo do anúncio – mais seguidores na página ou direcionamento para o site. Outro detalhe interessante é que você pode selecionar o público que vai ver o anúncio, limitando por idade, região e interesses.
Já nos sites de busca, em especial o Google, também é possível pagar pouco e aparecer. Com o sistema de leilão por palavras, você pode patrocinar termos de busca que tenham relação com o que você vende. Assim, quando alguém procura por algo que sua empresa comercializa, o endereço do seu site aparece entre os primeiros resultados.
Vale lembrar que a importância do conteúdo aparece por aqui também. Isso, porque quanto mais conteúdo relevante você produz, mais fácil fica para o Google de identificar seu negócio como um bom resultado de busca. Ou seja: maiores as chances de que o site da sua empresa apareça entre os primeiros.
Por fim, todas essas ações de Marketing Digital precisam de um acompanhamento. Identificar os tipos de conteúdo que mais atraem as pessoas, quais ações mais convertem visitas em vendas e como você pode melhorar a relação com seus clientes são respostas que aparecem a partir desse monitoramento. Consequentemente, a análise permite que você foque no que dá certo e ajuste aquilo que pode ser melhor.
Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira mais dicas de gestão no blog da Ticket!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.