O The Chartered Institute of Marketing define Marketing como: “o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”. É uma definição muito pertinente para entender o que é marketing, porque coloca a necessidade do cliente na construção.
Essas necessidades independem do Marketing. É do ser humano, que tem dores para uma determinada situação e precisam de soluções que o ajudem a resolver essas dores. O marketing entra no campo da percepção, de captar essas carências e despertar o desejo para essas soluções.
O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Para isso, existem diversos conceitos e metodologias de como fazer marketing. Diferentes estratégias, canais e abordagens que podem ser usados pelas empresas.
O inbound marketing é o marketing dentro das fronteiras, o marketing de atração, que puxa as pessoas para dentro do universo da marca. Você não precisa ir até os consumidores para vender seus produtos, são eles que chegam até você.
Você atrai potenciais interessados na sua solução, se relaciona com eles, até convertê-los em clientes. Uma estratégia muito construída em cima do que é chamado funil de vendas. No topo do funil, você conversa com esses interessados; no meio, você evolui essa conversa e começa a se relacionar; no fundo, você conhece esse cliente e está pronto para realizar a venda.
Nesse processo, a criação de conteúdo é o principal motor para promover o relacionamento com a marca.
Marketing de Conteúdo é um conceito que anda totalmente junto com o de Inbound Marketing. Se falamos na seção anterior que a criação de conteúdo é o principal motor para promover o relacionamento com a marca, aqui é onde você desenrola as formas de entregar esse conteúdo de um jeito especial.
A ideia é educar e engajar seu público no seu território proprietário, além de estreitar o relacionamento e gerar mais oportunidades de negócios. De modo leve e divertido, a cervejaria Heineken criou um case de sucesso de marketing de conteúdo para a final da Champions League, campeonato o qual era uma das principais patrocinadora.
A marca convidou alguns homens para uma festa para assistir ao jogo — sem suas namoradas. Ao mesmo tempo, as namoradas, fãs de futebol, foram convidadas pela empresa para viajarem até Milão, para assistir a final do campeonato no estádio. O humor do comercial gerou muitos comentários nas redes sociais, ao mesmo tempo que quebrava estereótipos, como o do machismo no esporte.
Contrário ao Inbound, o Outbound Marketing consiste em uma abordagem para prospectar clientes, fora da jurisdição da sua empresa, da sua marca. É utilizar todos os canais possíveis – banners em sites, banners físicos, outdoors, social ads, anúncios no YouTube, anúncios na TV, telemarketing -, para alcançar potenciais clientes. O sucesso da estratégia vem da segmentação e da personalização da mensagem, já que existe pouca relação no processo. Você precisa evitar cair na massificação da mensagem, para não incomodar e tornar esses possíveis clientes em detratores da marca.
O Endomarketing é o marketing que olha para dentro do negócio, o marketing institucional. Suas estratégias são embasadas nos fundamentos de gestão de pessoas e gestão de processos e possuem o objetivo de engajar os funcionários e gerar valor para quem compõem sua empresa ou colabora com ela.
No levantamento da pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas afirmaram estar presentes nas redes sociais. A ideia principal dessas plataformas é gerar conversa, é interagir. O Marketing de Redes Sociais é a via de humanizar a sua marca, de estreitar o relacionamento com a sua audiência.
As redes sociais são ambientes nos quais além de atingir o público do negócio com mais assertividade, também é possível coletar dados importantes sobre ele, entendendo suas necessidades, hobbies e ambições. Por isso, é essencial a presença do negócio nessas plataformas, mas principalmente nas que fazem sentido para ele e onde o público dele está.
O Marketing de Produto é aquele marketing de posicionamento estratégico de marca, das grandes campanhas de agências de publicidade em torno da geração de demanda para um determinado tipo de produto. É onde entram as análises de mercado e da concorrência, para montar uma estratégia detalhada de posicionamento de marca.
O case de marketing da Havaianas é conhecido pela forma como ela realizou o seu reposicionamento de marca. Os chinelos eram conhecidos como produtos utilizados por trabalhadores e a empresa precisou mudar essa imagem para conseguir alcançar novos mercados, principalmente na Europa, mas sem deixar de atender o público da classe C brasileira.
Assim, por meio de pesquisas de mercado, descobriram que a grande sacada mesmo era a simplicidade do chinelo. Todo mundo usava. Independente se aqui, da classe C à classe A, ou na Europa. Com essa informação, a Havaianas começou a usar o seu conhecido slogan “Todo mundo usa”.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.