Benefícios Flexíveis: Conheça quais são e as vantagens de adotá-los em sua empresa em 2023!

Compartilhe

homem segurando tablet ao lado de mulher com café conversando sobre benefícios flexíveis

 

Hoje em dia não é incomum encontrar empresas que oferecem benefícios que vão muito além do salário líquido e os itens já determinados em lei. Os chamados benefícios flexíveis se tornaram uma vantagem competitiva na contratação e retenção de talentos.

Neste conteúdo, vamos entender quais são as vantagens de oferecer benefícios flexíveis a seus colaboradores, e os impactos positivos que eles podem ter em sua empresa.

Bora? Então continue lendo este artigo!

 

O que são benefícios flexíveis?

 

Os benefícios flexíveis são pacotes de benefícios oferecidos pelas empresas aos colaboradores para além do salário líquido e dos itens previstos em lei, como vale transporte e 13º salário, por exemplo.

Entre os principais benefícios flexíveis estão Ticket Alimentação e Refeição, adiantamento salarial, assistência médica, entre outros.

O princípio dos benefícios flexíveis é oferecer esses diversos benefícios aos colaboradores, e dar a eles as opções de quais são importantes para o seu dia a dia.

 

Quais são as vantagens de adotar benefícios flexíveis?

 

Os benefícios espontâneos auxiliam diretamente na retenção de talentos, auxiliando as organizações a oferecerem uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.

Um levantamento da Oxford Economics com a Society of Human Resource Management, de 2021, mostrou que a implantação de benefícios flexíveis surtiu impactos para os colaboradores, mas também para as empresas.

 

Entre os impactos positivos para empresas, pode-se citar:

  • Melhora na taxa de retenção dos colaboradores;
  • Melhora no relacionamento entre empresa e colaboradores;
  • Auxílio no desenvolvimento individual de cada indivíduo;
  • Menores fornecedores pulverizados – a contratação ocorre diretamente com uma empresa de benefícios flexíveis, como a Ticket, por exemplo.

 

Quais as principais diferenças entre benefícios flexíveis e os tradicionais?

 

Os benefícios tradicionais são aqueles considerados como “direitos dos trabalhadores”, como férias, aposentadoria e 13º salário.

Esses benefícios não são uma escolha da empresa em oferecê-los, mas sim uma obrigação estabelecida pela Lei da CLT.

 

Dentre os benefícios legais, vale destacar:

  • Vale-Transporte;
  • Férias;
  • Abono de férias;
  • 13º salário;
  • Seguro acidente de trabalho;
  • Licença maternidade;
  • Folga semanal remunerada;
  • Auxílio-doença.

 

Já os benefícios flexíveis visam auxiliar os colaboradores com recursos extras ao salário base e dos benefícios obrigatórios.

Diante disso, cabe à empresa determinar quais deles devem ser oferecidos.

Diante das inúmeras opções, nesse processo, fazer uma pesquisa entre os colaboradores pode ser uma excelente forma de também entender o que seus colaboradores julgam como mais importante.

 

Dentre os benefícios flexíveis, temos:

  • Ticket Alimentação;
  • Ticket Refeição;
  • Ticket Presente Perfeito;
  • Adiantamento Salarial;
  • Assistência médica;
  • Assistência odontológica;
  • Bolsa de estudo

 

homem com headset estudando com benefício flexível em frente ao notebook

 

Qualquer empresa pode aderir aos benefícios flexíveis?

Em suma, sim, qualquer empresa pode aderir aos benefícios flexíveis, e oferecer essa flexibilidade a seus colaboradores.

No entanto, é importante respeitar as determinações da legislação trabalhista.

Apesar de não haver uma lei específica sobre benefícios flexíveis no Brasil, a CLT reforça que esse tipo de benefício deve ser igualitária para todos seus colaboradores.

De acordo com a lei 5.452, art. 461 da CLT, pessoas que realizam a mesma função e no mesmo nível de senioridade têm direito a benefícios igualitários.

“Sendo idêntica à função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

  • 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos.”

Em suma, é de extrema importância que os colaboradores estejam sempre atentos aos valores gastos com cada benefício.

 

Quais os tipos de benefícios flexíveis disponíveis atualmente?

 

Existem diversos tipos de benefícios flexíveis dos quais você pode oferecer em sua organização.

Ao oferecê-los, como o próprio nome sugere, seus funcionários têm a flexibilidade de optar por aqueles que fazem mais sentido dentro de cada rotina.

 

Dentre os principais benefícios flexíveis, podemos citar:

 

Cartões de benefícios flexíveis

A partir de cartões de benefícios flexíveis, como o Ticket Super Flex, por exemplo, é possível que seu colaborador faça desde o pagamento do curso de inglês às compras de farmácia.

Ou seja, essa solução oferece inúmeras possibilidades de uso em um único cartão.

Na Ticket, o seu colaborador ainda conta com um app onde encontrará cupons de descontos, cursos gratuitos, cashback entre outros.

 

Previdência Privada

 

Para quem gosta de ter controle sobre sua aposentadoria, a previdência privada pode ser um excelente benefício oferecido pela empresa.

A partir dele, você pode oferecer aos colaboradores a possibilidade de investir em uma sua aposentadoria retendo um valor todos os meses; em troca, esse dinheiro renderia a uma taxa pré-estabelecida.

 

Auxílio-creche

 

Com o auxílio-creche, você auxilia o seu quadro de funcionários que possuem filhos a ter tranquilidade.

Com isso, a empresa também se beneficia, aumentando índices de retenção além da qualidade de vida de funcionários que possuem crianças.

 

dois homens ao lado de uma mulher segurando tapete de yoga

 

Auxílio Academia

 

O auxílio academia permite com que colaboradores possam praticar exercícios em estabelecimentos parceiros.

Aliás, já não é segredo que exercício físico faz muito bem fisicamente e mentalmente para quem pratica, certo?

Mas para as empresas, ter funcionários “ativos” fisicamente também é muito importante!

Empresas que possuem funcionários com a saúde em dia podem reduzir em até 40% os atrasos e as faltas.

Ou seja, o auxílio academia e o fato de você ter funcionários mais ativos pode ter impactos positivos nas finanças e nos índices de retenção de sua empresa!

 

Como implantar benefícios flexíveis?

 

Para implantar benefícios flexíveis em sua empresa, comece entendendo quais são as maiores necessidades de seus funcionários.

Para isso, é recomendável unir os responsáveis de RH da empresa ao time de gestores com o intuito de seguir os passos abaixo:

 

1.    Realize uma pesquisa com colaboradores para entender o que deve mais prioritário a nível de benefícios

Quais as principais necessidades que seu time tem hoje e que os benefícios atuais ainda não abrangem? Esse deve ser o ponto inicial de sua abordagem.

Assim, fica muito mais fácil iniciar o planejamento estratégico para implementação de novos benefícios.

 

2.    Pesquise fornecedores de benefícios flexíveis

 

Uma vez que você tem claro quais são os benefícios flexíveis mais requisitados por seu quadro de colaboradores, é hora de entrar em ação e buscar os melhores fornecedores.

Lembre-se de buscar empresas que já possuam histórico no mercado de benefícios, como a Ticket, e que não vá gerar eventuais problemas para sua empresa.

Alinhe os benefícios requisitados ao budget que a empresa possui para contratá-los e escolha os que fizerem mais sentido ao cenário atual de sua empresa.

 

3.    Tenha uma boa gestão de benefícios

 

Uma vez que você tenha os benefícios contratados, é hora de estabelecer os comunicados oficiais à empresa e a construção de uma boa gestão desses benefícios.

Lembre-se de ser claro em relação às regras de adesão aos benefícios flexíveis, e quais os custos que os mesmos desprenderam da folha de pagamento de seus funcionários.

 

O que considerar ao implementar um sistema de benefícios flexíveis?

 

Agora que você conseguiu entender o que são os benefícios flexíveis e como eles se diferenciam dos benefícios legais, outros detalhes devem ser levados em consideração, uma vez que este é um tema muito amplo.

Por exemplo, como fazer a escolha dos benefícios que vão atender as necessidades dos meus colaboradores? De que forma posso fazer uma implementação segura?

Primeiramente, é preciso adotar uma visão avaliativa e coordenada com o seu modelo de negócio. Levar em conta a cultura organizacional e o planejamento estratégico da empresa pode ser um dos melhores caminhos.

Os benefícios que você escolher devem estar alinhados com a imagem que a empresa deseja passar diante dos funcionários e da concorrência.

Além disso, devem estar alinhados com os objetivos da empresa. E aqui entra o employer branding e a relação com os clientes internos, ou colaboradores.

Além disso, listamos alguns aspectos que vão ajudar os gestores a fazer um bom planejamento e escolher os melhores benefícios para os funcionários.

Veja também: Benefícios para funcionários: conheça os tipos e entenda a importância!

Tempo e orçamento

 

Esse é um dos principais pontos a serem avaliados na hora de planejar os benefícios flexíveis, uma vez que o orçamento vai limitar a quantidade de benefícios que serão concedidos.

Qual o orçamento que a empresa possui destinado a estes benefícios? E qual o tempo que os gestores têm para estruturar a estratégia de implementação desses novos benefícios?

Antes de escolher as opções dos benefícios, o orçamento e o tempo de implementação são as primeiras questões a serem estabelecidas. Pode parecer simples, mas faz toda a diferença na hora da execução do planejamento. Para isso, fazer um calendário de atividades pode ajudar na organização.

Veja também Como definir o valor para o vale refeição em 2023

Preferências dos colaboradores

 

Depois de estabelecer o tempo e o orçamento, seria mais interessante realizar uma pesquisa com os próprios colaboradores, que pode ser em uma reunião destinada para isso e fazer a apresentação do plano de benefícios flexíveis antes da implementação.

Além da reunião, onde será apresentado o plano e a ideia da empresa de destinar parte do orçamento para oferecer um pacote de benefícios, seria bom disponibilizar um questionário para que os funcionários pudessem preencher, contendo perguntas diretas e esclarecedoras.

Esse levantamento tem como objetivo principal descobrir os perfis e os interesses dos colaboradores, de acordo com a idade, gênero, localização, faixa salarial e outros.

Isso vai ajudar a descobrir as necessidades e gostos dos funcionários, além dos tipos de benefícios que mais querem ou que mais fazem sentido com a sua realidade, com isso, a aceitação será maior.

Veja também Como melhorar a retenção de colaboradores usando benefícios, como o cartão vale refeição.

Estudo de mercado

 

Avaliar o mercado também pode fazer toda a diferença, para entender além dos objetivos, quais as possibilidades. Esse estudo também ajudará a avaliar os preços e serviços que existem no mercado, bem como as opções.

Por isso, avalie as empresas que são referência em oferecer pacotes de benefícios flexíveis para seus funcionários e escolha aquelas que possuem o mesmo porte que a sua. Avalie também porque esses benefícios são chamativos para os profissionais da área.

Ter essa visão a partir da concorrência poderá ajudar a definir as melhores opções, sem sair muito do que já é oferecido no mercado, evitando desvantagens competitivas e se diferenciando.

Legislação

 

Os benefícios, como todos os elementos das relações de trabalho, estão sujeitos a implicações da legislação trabalhista. E esse é um aspecto que a empresa deve estar sempre atenta.

Entre os pontos estabelecidos na lei, temos a caracterização do que integra o salário do colaborador, dos tipos de benefícios que existem e podem ser oferecidos ao empregado, dispostos nos artigos 457 e 458 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Além disso, o artigo 468 da CLT, mostra que uma vez que estes benefícios passam a ser oferecidos, eles não podem mais ser retirados, a não ser que haja um acordo entre ambas as partes, empregado e empregador. Mas eles podem ser substituídos ou ter a sua cobertura reduzida.

Igualdade

 

Neste ponto, também é importante avaliar a legislação, no que diz respeito à igualdade dos benefícios flexíveis. O artigo 461 da CLT, diz que esses benefícios precisam ser disponibilizados de maneira igualitária para todos os trabalhadores.

Os gestores que estiverem responsáveis pela criação e gerenciamento destes pacotes, devem estar atentos aos valores disponibilizados a cada funcionário, de modo que não haja diferenciações.

Ter benefícios diferentes para os funcionários poderia deixar as relações mais difíceis, uma vez que os colaboradores conversam entre si. Além disso, vai evitar que o funcionário se sinta prejudicado em relação a outro colega.

Explicação do sistema

 

Esse é um passo muito importante para que todos os funcionários saibam como aproveitar ao máximo todos os benefícios. Para isso, o departamento de RH deverá comunicar de forma clara as mudanças e explicar o funcionamento do sistema do cartão de benefícios.

Além disso, todos os passos devem ser registrados no acordo coletivo de trabalho (ACT), que será assinado por toda a equipe e, assim, a empresa poderá garantir ao processo a transparência necessária e fazer todo o procedimento dentro da lei.

Um ponto que poderá ajudar bastante é a simulação do sistema para os funcionários, o que vai ajudar o funcionário a entender as funcionalidades do sistema e como acessar.

A comunicação a respeito do sistema precisa ser efetiva, para isso, o setor de RH poderá promover reuniões, encontros com cada setor e avisos por meio de e-mail marketing ou de forma individual. Além de se colocar à disposição para responder a eventuais dúvidas.

Cuidados ao implantar os benefícios flexíveis em sua empresa

 

Como vimos, existem várias etapas da implementação dos benefícios flexíveis e uma série de passos que devem ser tomados para integrar todos os colaboradores. Além disso, é importante saber se o modelo é interessante para a gestão e se pode ser ou não substituído por uma plataforma que já trabalha com esse serviço.

Por isso, para facilitar o processo de gerenciamento após a implementação, é melhor que os gestores envolvidos optem por uma plataforma que já está presente no mercado e possui uma sólida rede credenciada e abrangência nacional, para facilitar o uso pelos colaboradores.

Para isso, criar um plano de comunicação em conjunto com o fornecedor é importante para que os funcionários se integrem sobre os benefícios e fazer bom uso deles.

Além disso, será necessário entrar em contato com os fornecedores e pedir auxílio para expor aos colaboradores sobre os detalhes dos benefícios.

Outro ponto na hora de fazer a implementação é olhar a legislação e entender o sistema de benefícios. O ideal é que ela aconteça por meio de uma convenção coletiva de trabalho (CCT).

Isso vai ajudar a assegurar, do ponto de vista jurídico, que ocorreu um entendimento e um consenso entre os trabalhadores, de modo que os benefícios flexíveis que serão concedidos não vão prejudicar nenhum dos funcionários.

Por fim, a gestão do RH precisa assegurar que não corra diferenças entre benefícios concedidos. Mas a forma de gerenciá-los pode ser diferente, onde um colaborador pode direcionar pontos para comprar alimentos e o outro para comprar medicamentos, por exemplo.

Veja mais sobre Os benefícios mais importantes para atrair talentos

Defina sua estratégia de escolha do fornecedor

 

Definir a estratégia para escolher o fornecedor é importante para não ter prejuízos e conseguir dar o melhor suporte para os funcionários. E para escolher um bom fornecedor, existem alguns aspectos que precisam ser avaliados, como:

  • cobertura dos benefícios: ele precisa ser aceito nas áreas de residência dos funcionários. Imagina escolher um plano de saúde que não atende na região do colaborador? Assim eles deixam de ser úteis;
  • custo-benefício: não adianta escolher os benefícios mais baratos para a empresa e começar a receber diversas reclamações. Por isso, a qualidade do serviço deve ser avaliada e o desempenho deve estar dentro do que o fornecedor se propôs a entregar;
  • reputação: ter credibilidade não é fácil, para isso, a qualidade do serviço precisa ser constante, aliada à transparência e um bom atendimento. Por isso, avalie a credibilidade que esse fornecedor tem, por meio das avaliações da empresa;

Por isso, antes de fechar com qualquer empresa, é importante que o fornecedor esteja alinhado com a sua proposta e consiga oferecer o melhor suporte para os que vão usar a plataforma.

Quais são os principais indicadores para ter uma boa gestão de benefícios?

 

Implantar benefícios flexíveis para os funcionários exige planejamento e atenção. E para avaliar se está sendo positivo, se precisa de algum ajuste, se todos os funcionários estão conseguindo usar os benefícios, a empresa precisa estabelecer indicadores.

Se um novo funcionário entrar, é importante que seu registro seja adicionado, para que receba o mesmo que os outros. Se os serviços forem descontinuados, é preciso que os benefícios sejam interrompidos.

Além disso, a gestão precisa ficar atenta ao envio de premiações por desempenho e metas que foram alcançadas. Os benefícios podem ser flexíveis e a empresa também poderá alterar o valor para mostrar um reconhecimento ao funcionário.

A empresa poderá realizar um treinamento para falar sobre como usar os benefícios, quais as regras e os direitos,a fim de fornecer informações claras e tirar dúvidas.

Uma ferramenta interessante de ser implementada é a pesquisa de satisfação, de forma periódica, para saber como tem sido o uso por parte dos funcionários e mapear as possíveis dificuldades.

Leia também Como melhorar a retenção de colaboradores usando benefícios, como o cartão vale refeição.

 

Como a Ticket pode te ajudar?

 

A Ticket pode te ajudar a implementar e gerenciar os benefícios flexíveis na sua empresa de forma prática e sem burocracias. Possuímos uma gama de produtos para que você possa oferecer aos seus funcionários, como:

  • ticket restaurante;
  • ticket alimentação;
  • ticket flex: vale-refeição e alimentação em um único cartão;
  • ticket super flex: restaurante, alimentação, home-office, educação e bem-estar em um só cartão;
  • cartão RH: para que o recém-contratado receba os vale-alimentação e vale-refeição desde o primeiro dia;
  • ticket transporte;
  • ticket plus: permite o adiantamento do salário com limites pré-aprovados e descontos nas transações direto na folha de pagamento;
  • presente perfeito e presente perfeito kids: ideais para campanhas de incentivo;
  • duo card: também pode ser usado em campanhas de incentivo onde os colaboradores precisam sacar o valor do prêmio;
  • ticket cultura: incentiva o consumo de serviços e produtos culturais
  • ticket car: permite a gestão de frotas, controle de rotas e gastos de combustíveis e manutenção.

Além da variedade de produtos que oferecemos, o nosso cartão Ticket Super Flex, ainda se adequa à nova regulamentação do PAT (para os benefícios de alimentação e restaurantes).

E também possui isenção de encargos sociais e trabalhistas, como FGTS e INSS, com desconto de até 4% no Imposto de Renda.

A Ticket também possui em sua rede credenciada, mais de 455 mil estabelecimentos parceiros, entre eles, farmácias, restaurantes, mercados e vários outros.

Outro ponto a ser destacado são só nossos cupons de desconto para as redes parceiras, ajudando os colaboradores a economizar.

Possuímos também um gerenciamento prático e online dos benefícios, de forma prática e acessível. E um dos nossos diferenciais é o suporte disponível na hora que você precisar, por meio de diversos canais, como chat, e-mail ou telefone.

Leia mais sobre o PAT em As vantagens de aderir ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

 

Conclusão

 

Um número cada vez maior de empresas vem adotando a estratégia de fornecer benefícios flexíveis para os seus funcionários, a fim de reter os talentos, recrutar profissionais melhores e ganhar mais vantagem competitiva.

Além disso, contratar esses benefícios não é uma tarefa complexa e podem ser implementados por qualquer empresa, de qualquer porte, desde que mantenham os critérios que são estabelecidos, como a igualdade de distribuição.

Mas para ter sucesso na implementação, é preciso planejamento e escolher bem o fornecedor. Por isso, escolher uma empresa que tem fácil implementação, sem burocracia, rede de parceiros ampla e bom atendimento é essencial.

Se você quer implementar um  programa de benefícios na sua empresa, a Ticket pode te ajudar. Entre os nossos cartões, temos o Ticket Cultura, aceito em shows, teatros, livrarias, museus e cinemas! Saiba mais no nosso site.

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img