O cartão alimentação é um dos benefícios mais desejados pelos colaboradores, por isso, empresas que fazem uma boa gestão de benefícios frequentemente o oferecem com frequência. Além de ser um bom benefício para atração e retenção de talentos, ele pode auxiliar também no bem-estar dos colaboradores.
Um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos e da gestão de pessoas é atrair e reter talentos, principalmente quando se refere a profissionais experientes e com boa formação. Para atender esse desafio não basta oferecer apenas salários competitivos. É necessário pensar na experiência do colaborador de forma global.
Um dos diferenciais estratégicos que podem ser adotado pelas empresas é justamente incentivar o cuidado do bem-estar dos colaboradores. Isso pode ser feito desde o cuidado com o clima organizacional, formação de lideranças, mas também com uma gestão de benefícios eficiente.
O cartão alimentação está incluído neste último ponto. Por ser um benefício diretamente conectado com a saúde dos colaboradores, ele é uma alavanca de promoção de bem-estar e pode ser usado de maneira intencional com este fim.
Oferecer um cartão alimentação para os funcionários surge como uma solução prática, simples e econômica do auxílio alimentação aos colaboradores.
Algumas vantagens de se oferecer um cartão alimentação:
Quando os colaboradores usam um cartão alimentação, ganham mais qualidade nutricional. A questão aqui, porém, trata-se da diversificação alimentar que eles terão com o cartão alimentação.
Sendo assim, com o cartão alimentação, os funcionários têm muita liberdade para comprar exatamente o que quiserem para que, assim, tenham uma alimentação saudável e maior qualidade nutricional. Eles podem, por exemplo, incluir os itens que desejarem: legumes, frutas, cereais, etc.
No momento de analisar propostas de emprego, os colaboradores levam em consideração se a empresa oferece ou não o cartão alimentação. É isso que mostra o estudo da Robert Half, que coloca o cartão alimentação como um dos benefícios mais importantes na tomada de decisão de um candidato aceitar ou não uma proposta de emprego.
O motivo disso relaciona-se com o poder de compra proporcionado pelo cartão alimentação. Ele passa a ser um valor disponível para o colaborador fazer compras em supermercados, por exemplo, que não sairá do seu salário.
O cartão alimentação, assim como comentado acima, impacta na saúde dos colaboradores, assim como aumenta a competitividade da empresa na atração de novos colaboradores.
Esses dois itens impactam diretamente na produtividade dos colaboradores e nos resultados da organização. Isso porque permite que a empresa contrate colaboradores mais qualificados e que, por consequência, produzem mais resultados.
Outro fator importante, ligado à saúde dos colaboradores, é que com acesso a uma alimentação equilibrada, além de mais bem-estar, esses trabalhadores tendem a se ausentar menos por motivo de doenças. Impactando diretamente na produtividade.
Além disso, ao aderir o cartão alimentação, a empresa também participa do PAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador. De forma simples, isso a beneficia economicamente, pois não será mais necessário que ela pague os encargos sociais (FGTS e INSS), por exemplo.
Existem diversas vantagens e mais de uma forma de participar do PAT. Confira aqui um artigo completo sobre o tema.
Quando uma empresa decide oferecer um cartão alimentação aos colaboradores, é uma forma de lhes proporcionar maior qualidade de vida.
Esse benefício, portanto, é uma oportunidade de preservar a saúde e incentivar a alimentação equilibrada dos colaboradores — que precisam dela para se manterem longe de problemas de saúde e também continuarem produtivos e engajados na empresa.
O Ticket Alimentação é o cartão alimentação da Ticket, que oferece diversas vantagens para a empresa contratante e também para os colaboradores.
97% das cidades brasileiras fazem parte da rede credenciada da Ticket: supermercados, açougues, mercearias, entre outros estabelecimentos.
São mais de 455 mil estabelecimentos que aceitam o ticket alimentação. Essa ampla rede de atendimento garante que o colaborador possa utilizar ao máximo esse benefício, gerando, de fato, uma melhora no seu bem-estar
A Ticket possui serviços com diferenciais exclusivos para quem é cliente das soluções Ticket.
No Ticket vantagens os RHs contam com uma variedade de conteúdos de saúde e bem-estar além de serviços que ajudam no engajamento dos colaboradores.
Alguns conteúdos presentes no Ticket Vantagens:
Além de descontos e benefícios exclusivos que são oferecidos para os colaboradores.
Por fim, e com certeza um dos pontos mais importantes, o cartão alimentação proporcionará uma maior qualidade no que diz respeito ao bem-estar. O resultado inevitável disso é o aumento da produtividade.
Tal produtividade, no entanto, não gera benefícios apenas para empresa, que se tornará capaz de gerar mais resultados e aumentar o faturamento mensal, por exemplo. O aumento da produtividade também gera benefícios para os colaboradores, que se sentirão mais dispostos a executar as suas atribuições e, mais motivados a superar metas corporativas.
Acima de tudo, na gestão de benefícios é importante que as análises de impacto sejam amplas, e não apenas pontuais. No caso do cartão alimentação, por exemplo, o impacto mais óbvio pode ser considerado o aumento da atratividade da organização no momento de contratação de novos talentos e também a produtividade gerada por uma alimentação balanceada.
Porém, o impacto pode ser ainda maior, se considerados outros aspectos, como o impacto em bem-estar, como é falado ao longo deste artigo.
Contar com fornecedores desses benefícios que ofereçam serviços que adicionam ainda mais valor é uma forma estratégica de aumentar o impacto positivo do pacote de remuneração. Esse é o caso do Ticket Vantagens, que oferece ainda mais possibilidades para a empresa promover o bem-estar dos colaboradores.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.