À medida que as festas de fim de ano se aproximam, as tradições desse período voltam a aparecer. Já nos lembramos de que, em breve, o 13º terceiro cairá na conta, começarão as confraternizações e terão espaço os sorteios para o amado amigo oculto… Os colaboradores também começam a criar uma expectativa quanto ao presente de Natal da empresa.
Mas você já pensou em como demonstrar que valoriza seus profissionais?
Até pouco tempo atrás, a resposta seria muito simples. Um panetone ou uma cesta de produtos típicos da época fariam a alegria dos profissionais. Porém, hoje vivemos em uma sociedade marcada pela diversidade. E você pode apostar que na sua empresa é assim também!
Já pensou no impacto que essa diversidade causa? Continue a leitura e entenda melhor essa questão!
Para começar, analisaremos as questões relacionadas à saúde. Os diabéticos, por exemplo, não comem vários dos produtos de uma cesta de final de ano. Também existem as pessoas descobriram que são intolerantes a substâncias como o glúten e a lactose e que não consomem muitos dos alimentos tradicionais.
Além desses casos, as empresas têm muitos trabalhadores com escolhas alimentares diferentes. O grupo dos que optam pelo vegetarianismo ou pelo veganismo aumenta a cada dia, seja por questões de filosofia ou de saúde.
Finalmente, temos dois grupos que dificilmente são lembrados: os membros de religiões que não comemoram o Natal e os que se deslocam para longe para encontrar a família nesse período. No primeiro caso, os produtos da cesta não fazem o menor sentido. Já no segundo, imagine o incômodo de levar uma caixa volumosa em uma viagem!
Como você sabe, a cesta de Natal não é uma obrigação legal. Portanto, nenhuma empresa é obrigada a oferecê-la. Se essa é a verdade, por que essa é uma prática tão comum?
A resposta é que estamos chegando ao final do ano, um período onde comemoramos os resultados alcançados. Então, as empresas aproveitam para reconhecer o papel que seus colaboradores tiveram para atingi-los e materializar o valor desse esforço por meio do presente de Natal.
Esse reconhecimento é uma atitude estratégica que contribui para aumentar a produtividade. Portanto, é importante pensar no presente de Natal como um investimento e não um custo. A melhor forma de otimizá-lo é garantir que o trabalhador receba algo que gosta e atenda às necessidades dele, não um conjunto de produtos que geram despesa para a empresa sem promover a satisfação.
Atualmente, os produtos inovadores oferecidos pelo mercado facilitam esse atendimento à diversidade. Assim, a empresa pode oferecer um presente de Natal adequado às expectativas dos profissionais, sem ficar quebrando a cabeça para conseguir um mix compatível com as necessidades de cada um.
Uma das opções para isso é o Ticket Alimentação Natal. O colaborador recebe o valor relativo à cesta em um cartão e pode gastá-lo comprando os produtos que sua família mais gosta. Assim, ele atende às necessidades de diabéticos, veganos, celíacos ou simplesmente de quem tem um paladar mais exigente.
Como ele é aceito em uma ampla rede credenciada, também ajuda quem precisa viajar para longe e quer fazer a compra de Natal em outra cidade ou estado.
Outra alternativa é o Ticket Presente Perfeito. Com esse cartão, o colaborador pode comprar o produto que deseja para si mesmo ou para a família. Portanto, é muito melhor que oferecer um brinde padronizado que pode não ser útil para todos.
Para a empresa, existem ainda outras vantagens: reduz as despesas com manuseio, armazenagem e entrega de cestas, além de todo o trabalho relacionado à distribuição e às possíveis reclamações. Trata-se de um investimento certeiro na satisfação dos colaboradores, que resulta em engajamento e produtividade.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.