A importância do reconhecimento dos colaboradores em pequenas e médias empresas

Compartilhe

Com a tecnologia tornando os relacionamentos cada vez mais estreitos, o foco de grande parte das empresas passou a ser o consumidor. Todas as suas ações são voltadas para ele e, com isso, a relação se tornou humanizada.

No entanto, não adianta colocar o foco no ser humano cliente e se esquecer daqueles que tornam todas as transações possíveis: os colaboradores.

Em PMEs, então, o reconhecimento dos colaboradores deve ser ainda maior. Quer saber por que valorizar a sua força de trabalho? Continue a leitura desse post!

Os colaboradores de uma PME são multifuncionais

PMEs não têm uma grande quantidade de trabalhadores. Portanto, eles precisam ser multifuncionais e exercer diversas funções. Pensando nisso, como não reconhecer quem se dispõe a lidar com o administrativo, financeiro e comunicacional do seu negócio?

Crie programas para valorizar o colaborador do mês, tenha um canal para ouvir ideias dos profissionais, faça pesquisas de satisfação e investigue constantemente como anda o clima organizacional.

O reconhecimento dos colaboradores melhora a imagem da PME

Você já deve ter visto como um mau relacionamento entre empresa e cliente gera uma imagem ruim para a primeira parte, certo? Imagine quando a queixa vem de quem estava dentro da PME!

Da mesma forma, colaboradores satisfeitos fazem propaganda gratuita. Quem gosta de seu local de trabalho confia e consome o produto/serviço, pois sabe da qualidade e do quanto se esforçou para colocá-lo no mercado.

Os talentos não sentem necessidade de sair da empresa

Quem já está treinado e entende bem o funcionamento de sua PME precisa ser valorizado. É esse profissional que explicará para os novos talentos como a empresa trabalha, quais são suas missões, visões e valores e como é o clima organizacional.

No entanto, é natural que um colaborador que não se sinta motivado procure um novo emprego que ofereça plano de carreira e benefícios. Mais do que dinheiro, ele quer ser reconhecido pelo que faz.

Portanto, quando os gestores oferecem oportunidades de crescimento, um ambiente saudável e auxílios, eles não enxergam motivos para sair da empresa.

PMEs que valorizam os colaboradores atraem novos profissionais

Quem não deseja trabalhar em uma empresa que aposta no reconhecimento dos colaboradores? Além de reter quem já está em sua PME, outros talentos se candidatam para trabalhar com você. Isso promove diversos fatores:

  • inovação: novos colaboradores trazem bagagem diferente e ideias novas;
  • renovação: os talentos trazem mais frescor e deixam o trabalho menos engessado;
  • adesão de novos clientes: eles se sentirão muito mais confortáveis em consumir um produto ou serviço de quem valoriza todos os envolvidos no negócio.

A produtividade dos setores aumenta

Ninguém fica motivado por medo. O trabalhador quer saber que seu trabalho é útil e que tem chances de progredir. Portanto, em vez de obrigar os colaboradores a cumprir metas por receio de perder o emprego, ofereça bonificações, participação nos lucros e reconhecimento nos canais de comunicação interna pelo trabalho bem-feito.

Um profissional que vê motivos para trabalhar se sente muito mais animado para cumprir suas tarefas. Ele também enxerga a chance de mostrar novas ideias e de continuar estudando para avançar na PME. Além de produtivo, ele se torna proativo.

O reconhecimento dos colaboradores é essencial para o funcionamento de uma PME. A qualidade do seu produto ou serviço está nas mãos do seu corpo de trabalho. Oferecer benefícios, plano de carreira e programas de incentivo fará bem para todos os envolvidos no seu negócio.

Aprendeu mais sobre o valor do reconhecimento dos colaboradores? Quer acompanhar mais dicas para pequenas e médias empresas? Curta a nossa página no Facebook!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img